Buscando...

Publicidade

Bancos X Fintechs: Qual A Diferença Entre As Duas

Anúncios

Há sempre uma discussão sobre qual a diferença entre bancos X Fintechs no tocante de serviços e ferramentas que proporcione a melhor alternativa para o usuário.

Para você que ainda tenha dúvida entre qual escolher, bancos X fintechs vamos, então, proporcionar uma análise clara das duas instituições para que tenha acesso a informações validas e coerentes do diferencial deles.

Publicidade

Há sempre uma discussão sobre esses dois grupos, mas não sabe exatamente qual a diferença entre eles. As instituições bancárias são alternativas válidas para ajudar você financeiramente falando.

Anúncios

Sobre o aspecto serviços e ferramentas, há algumas poucas diferenças, mas no que podemos falar sobre os produtos? Será que tanto um quando os outros oferecem os mesmo produtos?

Então, pra você que ainda tenha dúvida isso confira nossa análise das duas instituições. Quais os pros e contras de ambas!

Diferença entre Bancos X Fintechs

Há sempre uma discussão sobre qual a diferença entre bancos X Fintechs no tocante de serviços e ferramentas que proporcione a melhor alternativa para o usuário.
Bancos x Fintechs.(Foto: Reprodução)

Os dois estão atuando ferozmente o no mercado. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas, principalmente em relação às fintechs, se atuam como bancos normais, contas digitais ou se são apenas o carteiras virtuais para que movimentação de dinheiro. Mas, hoje vamos “desmistificar” os dois conceitos para que você tenha mais confiança na hora de escolher os bancos X fintechs. Além disso, saber exatamente a qual recorrer para melhor estrutura do seu negócio.

O que é uma fintech?

Atualmente no Brasil existem inúmeras fintechs. Sobretudo é complicado explicar uma pessoa qual é a diferença delas em relação aos bancos comuns ou bancos tradicionais como muitos o chama. As fintechs são empresas ou grupos que geram soluções através de tecnologia avançada e inovadora para diversos produtos, ferramentas e serviços financeiros.

Geralmente, uma fintech oferece serviços digitais e essa foi a mudança no mercado financeiro, que era dominado pelos bancos tradicionais como Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e outros muitos bancos estatais do Brasil.

Anúncios

Uma fintech é nada mais nada menos do que um banco digital que não tem ambiente físico, uma vez que é tudo feito pela internet. Ou seja, os produtos, serviços e ferramentas são online. Em outras palavras, desde a hora que você solicita, cria ou contrata os produtos até a finalização do processo de serviços, é tido online. Isto é você criar contas bancárias, solicita de crédito, faz pagamento de boletos, pede empréstimos e até financiamentos através da plataforma da fintech.

Sendo assim, a diferença já está ai, bancos X fintechs são diferentes, pois há menos burocracia na hora de solicitar os serviços de um fintech, é todo online. Já nos bancos tradicionais, é toda aquela papelada que você já sabe.

Como funciona um banco tradicional?

Por sua vez o banco tradicional é toda aquela burocracia. Mas, estamos um pouco equivocados ao falar assim sendo que atualmente o banco tradicional também tem dado e se esforçado para que o serviços e ferramentas sejam online. Aprendendo o quanto a Fintechs, que facilitaram a vida, principalmente dos brasileiros, os bancos tradicionais resolvendo também implantar serviços online mais simples. Um exemplo disso são os aplicativos que vem facilitando assim a vida dos clientes.

Isso ocorre principalmente na hora de solicitar um cartão de crédito, pedir a fatura, parcelar a fatura, pedir cartões adicionais e fazer pagamentos. Atualmente, os bancos tradicionais se modernizaram e com isso até mesmo solicitar um cartão de crédito ficou muito mais fácil.

Anúncios

Abertura de conta que antigamente você teria que ir até instituição e levar todas as cópias do documento hoje você pode fazer através da internet bem como a fintechs.

Então a diferença entre bancos X fintechs é que o banco pode vir a ter mais ferramentas e produtos como investimento, crédito pessoal com mais garantias, financiamentos etc. Mas, algumas fintechs não ficam atrás, o Banco Inter por exemplo tem uma gama enorme de produtos.

Quais os produtos e serviços que posso encontrar em uma fintech?

Em uma fintechs você pode encontrar conta digital – geralmente é 100% e criada de modo online. Além disso, a manutenção da conta digital não tem custo, o que facilita muito o uso dos clientes.

Há também, contudo, diversos serviços grátis, como transferências, poupança e investimento.

Anúncios

Abrindo uma conta na fintechs você também pode fazer pagamentos e transferências bem como os bancos comuns do Brasil. E, lembrando que o processo todo é tudo feito pelo celular.

Além disso, alguma delas ainda oferece maquininha de cartão de crédito com valores excepcionalmente baixos facilitando assim a vida até mesmo das pessoas que tem negócios. E não podemos esquecer-nos da conta MEI gratuita, a famosa conta PJ de pessoa física que tem CNPJ.

Lista de Fintechs atuantes no Brasil

Vantagens das Fintechs X bancos

Por sua vez o banco tradicional é toda aquela burocracia, porém estamos um pouco equivocados ao falar assim sendo que atualmente os bancos tradicionais também têm dado e se esforçado para que os serviços e ferramentas sejam online. Aprendendo o quanto a finteis facilitou a vida principalmente dos brasileiros, os bancos adicionais resolvendo também implantar aplicativos mais intuitivos e com mais vantagens e benefícios para os clientes.

Facilitando assim a vida na hora de solicitar um cartão de crédito pedir a fatura parcelar a fatura pedir cartões adicionais fazer pagamentos. Atualmente os bancos tradicionais se modernizaram e com isso até mesmo solicitar um cartão de crédito ficou muito mais fácil. Abertura de conta que antigamente você teria que ir até instituição e levar todas as cópias do documento hoje você pode fazer através da internet bem como a fintech.

Anúncios

Mas faz diferença?

Então a diferença entre bancos X fintechs é que você pode encontrar, ou poderia mais ferramentas e produto. Certamente, um banco tradicional te oferece investimento, crédito pessoal com garantias, financiamentos etc. Mas, a briga é grande, pois ambos estão se aperfeiçoando a cada dia mais.

Faça uma boa pesquisa antes de contratar produtos financeiros, pois somente assim, saberá quais são adequados a seu perfil.

Ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!

Leia também:

// Dicas Financeiras

Quanto guardar do salário. Confira!

Saiba quanto guardar do salário. Veja na matéria de hoje como economizar seu salário e quanto guardar % do salário todo mês. Do mesmo modo veja uma forma eficiente de como guardar dinheiro do salário e dicas de economia. Quer economizar dinheiro e guarda seu salário, mas não sabe como e nem por onde começar? …

Bancos X Fintechs: Qual A Diferença Entre As Duas Leia mais »

CONTINUAR LENDO