Publicidade

in

Cartão Cidadão: Quem possui o direito de ter um?

Cartao Cidadao Quem possui o direito de ter um
Cartao Cidadao Quem possui o direito de ter um

Por conta da liberação do FGTS nas contas inativas, o Cartão Cidadão acabou sendo um cartão extremamente solicitado por todos os brasileiros. Ele em questão, é mais conhecido como o cartão do trabalhador, podendo ser usado principalmente para que possam estar sacando os benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Publicidade

Muitos já possuem ele, mas para aqueles que precisam estar solicitando o seu, esse artigo é o melhor para você aprender a melhor maneira de fazer isso, pois ter o Cartão Cidadão é muito mais fácil do que imagina, com grandes vantagens como o Cartão de Crédito sem anuidade da Caixa. No decorrer desse artigo mostraremos quem possui o direito de ter um, onde pode estar solicitando e quais serviços pode estar realizando através dele.

Publicidade

Publicidade

Maiores vantagens do Cartão Cidadão

Sem dúvidas que uma das maiores vantagens que esse cartão possui é exatamente a facilidade que ele proporciona, não apenas para você, mas também para o banco. Por exemplo, caso você não possua nenhuma conta bancária aberta na Caixa Econômica Federal e previdências, e acaba precisando estar recebendo o PIS. Através do Cartão Cidadão, o Governo Federal acaba enviando diretamente seu dinheiro para este cartão, onde você pode estar sacando em qualquer caixa de autoatendimento, evitando muitas filas.

Publicidade

Esse processo pode ser realizado através do aplicativo também, por transferências para outras agencias, como acontece com o Banco Inter, por exemplo. E quando fazer isso, não necessitando da agência física em si, podendo ser realizado o saque em Correspondentes Caixa Aqui e nas Casas Lotéricas. Sem contar que isso acaba trazendo muitos benefícios , não apenas para o cliente, mas também para o banco, evitando aglomerações e oferecendo um serviço mais ágil.

Publicidade

Algumas das vantagens do Cartão Cidadão

  • Gratuito
  • Sem anuidade
  • Sem taxa de emissão, igualmente como acontece com o Cartão de crédito Caixa Mulher
  • Consulta de saldos e extratos dos meus benefícios
  • Saque nas casas lotéricas
  • Posso pedir pelo telefone
  • Com ele posso saber se tenho direito ao abono salarial e ao seguro desemprego
  • Não preciso ser correntista da Caixa para pedir o meu

Algumas das desvantagens do Cartão Cidadão

As desvantagens desse cartão em si, não é nada absurdo. Ele na realidade, diferente dos outros cartões, não pode ser solicitado através da internet e também, não é possível ser usado na função crédito.

Quem pode possuir esse cartão?

Em resumo, o famoso Cartão Cidadão nada mais é que um plástico magnético emitido pela Caixa em parceria com o Governo Federal, e é utilizado para que aqueles que não possuem conta na Caixa possa manter o controle e acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo, sendo um direito de todos os brasileiros, desde que faça parte de todos os requisitos necessários.

Publicidade

Publicidade

Por exemplo, caso você acabe sendo demitido, é preciso que faça a solicitação de seu Cartão Cidadão para que possa estar recebendo corretamente o seguro desemprego através dele. No caso do FGTS  e PIS, Bolsa Família, Auxilio maternidade e muitos outros, também podem solicitados através desse cartão. Por isso, é necessário que antes que faça a solicitação do seu, procure saber se você tem direito a ele.

Como fazer o Cartão Cidadão gratuito?

Pode até parecer mentira, mas para solicitar os seu cartão o processo é gratuito. É preciso que o beneficiado que não possuir conta na Caixa, ligue para o banco no número 0800 726 0207 ou vá até a agência mais próxima com os seguintes documentos:

Publicidade

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (que se encontra na carteira de trabalho)
  • RG ou CNH
  • Comprovante de residência.

Como consultar o saldo após ter feito o cartão?

Para que possa estar consultando o saldo do Cartão Cidadão pode estar fazendo presencialmente ou pelo site da Caixa, onde possui a oportunidade de estar realizando o cadastro e criar sua conta na plataforma para ter acesso quando quiser as suas informações. E para que possa estar fazendo o login basta inserir o número do PIS/PASEP e a senha que havia escolhido, e clicar em “Consultar Saldo Cartão Cidadão”.

Publicidade

Caso necessário, como desbloquear a senha do Cartão Cidadão?

O cartão já possui uma senha vinculada com ele, mas para maior segurança, é preciso que tenha uma senha própria, e para isso é preciso que ligue para o número 0800 726 0207 e se oriente referente ao desbloqueio da senha.

Publicidade

Como solicitar a segunda via do Cartão Cidadão?

Em caso de perda ou dano do cartão, é preciso que realize a solicitação da 2° via dele pessoalmente ou através do telefone também no número 0800 726 0207. E sempre que for possível, vale a pena fazer todos os processos por telefone, evitando aglomeração em bancos e transtornos com filas.

Conheça também:

Publicidade

Publicidade

Entenda mais sobre o FGTS e o App próprio

Publicidade