Publicidade

Código dos bancos: o que é, qual a sua função e como encontrar o código do seu banco

Publicidade

Entender todos os detalhes de como funciona o código dos bancos como o Bradesco ou Nubank, onde encontrar, se existe um lista própria e qual a diferença deles entre o DOC e TED para os clientes é bem simples.

Isso porque o código dos bancos digitais (Nubank) e tradicionais (Santander) por exemplo, sofrem alterações conforme o tempo e principalmente em questão das diferenças entre DOC e TED.

Publicidade

Publicidade

Portanto, no decorre desse artigo, entenda melhor como funciona a lista de código dos bancos para encontrar a do seu banco, como do Nubank, por exemplo, e entenda mais sobre as diferenças entre o DOC e o TED neles.

O que é o código do banco?

Afinal, o que é o código dos bancos e em qual lista encontrar todos eles? Em resumo, trata-se de uma sequência numérica para a identificação de cada banco, por isso toda financeira possui o seu próprio código.

Publicidade

Assim como o Nubank possui um código outros bancos também oferece uma lista dos números para que entenda a diferença entre DOC e TED na prática de maneira simples.

diferença entre DOC e TED O que é o código do banco
O que é o código do banco (Foto: Reprodução)

Além de identificar, o código dos bancos também valida as operações, permitindo que elas sejam executadas em segurança mesmo com as diferenças entre o DOC e TED, por exemplo.

Aliás, encontrar uma boa lista de código dos bancos digitais como o Nubank e até os tradicionais, ficou ainda mais fácil com a internet, mostrando as diferenças e semelhanças entre elas e até como também no TED e DOC.

Qual utilidade do código dos Bancos?

Contudo, entender para que serve o código dos bancos também é muito importante antes de encontrar uma lista cheia de números.

A princípio, você já pensou que o seu nome e sobrenome pode ser também de outras pessoas? Embora não seja algo comum, nomes iguais existem e dificultam a identificação destas pessoas tanto em bancos quanto em outros lugares. 

Agora imagine se isso acontece com os bancos e durante uma transferência você seleciona a instituição errada? No caso dos nomes, usam-se os documentos pessoais para saber quem é quem, como RG ou CPF, por exemplo.

Então, para evitar a mesma situação, os bancos são identificados por números, sendo essa a função principal do código simples de encontrar uma vasta lista com diferentes financeiras como o Nubank e outras.

Desta forma, mesmo que os bancos tenham nomes parecidos, não haverá problema em fazer uma movimentação mesmo com a diferença entre DOC e TED.

Além disso, esse código dos bancos usado nas operações de modo a validar a instituição. Assim, em caso de uma transferência TED ou DOC do banco X, precisará do código do banco Y. Senão a operação fica incompleta causando diferenças entre os dados.

Transferências entre DOC e TED, além de depósitos, usam o código dos bancos para identificação dele, como o Nubank e outros da lista com diferenças únicas na lista.

Por exemplo, se você emitir um boleto pela conta digital Nubank, todos os dados bancários estarão no documento, incluindo o código.

Sobre o código dos bancos

Então, a seguir, veja como funciona para encontrar na lista o código dos bancos que você possui conta, tanto digitais quanto tradicionais e entenda qual a diferença entre o DOC e TED neles.  

Quantos dígitos tem o código dos bancos no Brasil?

Em resumo, o código possui apenas 3 dígitos. Além disso, veio como maneira de facilidade tanto para bancos quanto para seus clientes que entendem a diferença entre o DOC e TED e importância.

O que é ISPB?

Afinal, o que significa o ISPB do código, onde encontrar ele na lista e se financeiras digitais como o Nubank possui?

Em primeiro lugar, é composto por oito dígitos e existe por formalidade, uma vez que nem todos os bancos estão cadastrados no Compe.

Embora seja difícil encontrar banco com esse código, ele é usado da mesma forma que o Compe, por exemplo.

Assim, o cliente apresenta o número quando vai realizar uma transação, de modo a identificar o banco de destino como segurança.

COMPE – significado

O Compe (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis) é um sistema que identifica e processa as compensações bancárias com maior segurança.

Ele é representado por um código de três dígitos que serve como identificador de bancos, sendo assim, cada banco possui um número exclusivo como no caso do Nubank.

Qual a diferença entre TED e DOC?

Afinal, qual a diferença entre DOC e TED para o cliente encontrar o código na lista? A principio, a diferença é que, no caso da TED, o dinheiro cai no mesmo dia se realizado antes das 17h. Mas, permite transferências maiores que 5 mil reais.

Entretanto, já no DOC, o dinheiro cai no dia seguinte e o valor máximo é de 4999,99 reais por transferência de cada conta.

O que pode acontecer se colocar o código do banco errado?

Neste caso, o dinheiro volta para a conta de origem e será necessário repeti-la, dessa vez usando as informações corretas com o código certo.

Então, para evitar isso, a melhor maneira é ter atenção ao informar os dados bancários, não apenas do código, mas todos.

Isso porque todas as informações que apresentamos em uma transação são verificadas, então qualquer número incorreto impede que ela seja concluída.

Como utilizar o código do Banco para efetuar uma transferência?

O Código é necessário para enviar ou receber transferências entre diferentes financeiras de todo o Brasil.

Por exemplo: transferir dinheiro com o código do Itaú para o Nubank; da Caixa para o Banco do Brasil, etc.

O número do banco será necessário sempre que tentar fazer uma transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível) assim que entender a diferença entre eles.

Como encontrar o número do código do meu banco?

Vários bancos e sites oferecem uma lista para encontrar o código correto de acordo com cada financeira que o cliente possua conta. Então, o melhor a se fazer é buscar mais informações e encontrar a melhor lista de código disponíveis.

Lista de código de bancos mais comuns

Conforme mencionamos acima, para encontrar o código do banco de maneira segura e prática, procure por uma boa lista de diferentes financeiras, como Nubank e escolha qual você usará, como por exemplo:

Código dos bancos digitais

Bancos Digitais
Bancos Digitais (Foto: Reprodução)

Código Bancos tradicionais

Bancos Tradicionais
Bancos Tradicionais (Foto: Reprodução)

Conclusão

Enfim, depois de entender todos os detalhes sobre o que é e como funciona o código, ficou ainda mais fácil e prático os depósitos e transferências, não é mesmo?

Portanto, esperamos que tenha aproveitado esse artigo e encontrado todos os códigos necessários para transferir com segurança e praticidade.

Por fim, veja também: