Afinal, você sabe como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil para facilitar na hora da consulta do benefício se está ou não liberado? Se essa é uma de suas dúvidas, fique tranquilo, pois está no lugar certo.
Isso porque, o objetivo desse artigo é ensinar como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil para que facilite sua vida na hora da consulta ou até mesmo retirada do benefício sem nenhum outro problema.
Sendo assim, se está curioso para saber como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil, vantagens para a consulta através dele e quem tem esse direito, fique até o final desse artigo e aproveite!
Como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil?
Antes de qualquer coisa, para aprender como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil para facilitar a consulta é bem mais simples do que se imagina, ainda mais por ser um processo online e rápido.
Em resumo, quem se encaixa nas exigências para recebimento desse valor, mas não tem inscrição no CadÚnico (Cadastro Único Permanente), deverá ir à unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima, com os documentos necessários para fazer o cadastro.
Assim como acontece ao entender o que é o Auxílio Permanente, é necessário que o processo seja solicitado por algum responsável que represente a família por completo, sem necessidade de outros irem juntos no mesmo lugar.
Como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil: Documentos
Conforme mencionamos sobre como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil para facilitar na hora da consulta dos valores e até mesmo na retirada, o responsável pela família levará alguns documentos para concluir o processo, como por exemplo:
- Certidões de nascimento/casamento;
- CPF e RG atualizado;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Caso a família seja indígena, levar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).
Além disso, o responsável também faz o pré-cadastro da família através do celular e tem até 120 dias para ir à ao local que se encontra CRAS para levar os documentos e passar por uma entrevista especial.
Contudo, na entrevista, o responsável que procura como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil, responderá perguntas relacionadas às despesas da casa. Todos os membros da família, se cada um deles concluiu ou não a escola, características da cada e muito mais.
Mas Atenção: Todas as famílias que já faziam parte do antigo Bolsa Família. E que estavam dentro dos requisitos mencionados pelo novo programa, foram na hora incluídas no Auxílio Brasil. Então, não se preocupe!
Como saber se eu tenho direito ao Auxílio?
Por outro lado, além de aprender mais sobre como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil é extremamente importante que saiba quem tem direito ao benefício antes de consulta ele.
Isso porque, além de estarem dentro da situação de pobreza e extrema, é preciso que as famílias tenham mulheres gravidas, mães que amamentam ou pessoas de 0 a 21 anos incompletos. Se caso sua família se encaixa nesses requisitos, vocês tem sim direito ao auxílio.
O que é e qual o funcionamento desse benefício?
A princípio, o Auxílio Brasil criado no ano de 2021 no lugar do famoso Bolsa Família, que iniciou no Governo Lula no ano de 2004. Além da distribuição de valores para às famílias em situação de pobreza ou extrema, o benefício agrupa uma série de políticas de assistência social, saúde, educação e emprego. Ou seja, sua criação veio justamente para manter o mínimo de dignidade para essas pessoas que vivem nessas condições precárias.
Quais os objetivos do benefício?
De acordo com o que mencionamos antes, ao entender mais sobre o processo de como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil e para que ele serve na hora da consulta se tem ou não direito, é necessário que saiba quais os objetivos desse benefício, como por exemplo:
- Primeiramente, tem o foco de melhorar a cidadania com garantia de renda e apoiar. Por meio dos benefícios oferecidos pelo SUAS, a articulação de políticas voltadas para as pessoas do plano;
- Fazem, com prioridade, o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Isso por meio de apoio financeiro para as gravidas, as que amamentam, crianças em situação de pobreza ou extrema pobreza;
- Promovem o desenvolvimento de crianças na 1° infância, com foco na saúde e nos estímulos físicas, cognitivas, de fala e socioafetivas;
- Aumentar a oferta do atendimento de crianças nas creches;
- Estimulação das crianças, adolescentes e jovens a terem desempenho científico e tecnológico de qualidade; e
- Ajudar com a emancipação de famílias com essas situações de pobrezas.
Aprovação no CadÚnico?
No entanto, ao compreender mais detalhes sobre o processo do cadastro e consulta do benefício, é bom que saiba também maneiras sobre se está ou não aprovado nele. A princípio, para identificar se o cadastro teve ou não aprovação após a entrega de documentos e outros protocolos, o responsável faz a consulta no site CadÚnico, com segurança.
Além disso, também existe a possibilidade de fazer a consulta ligando para a Central de Relacionamento do benefício. Isso através do número 121, de segunda a sexta-feira, das 7h até 19h. Aliás, a ligação é de graça.
Como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil: Dados atualizados
Em contrapartida, para que a família continue sendo ajudada pelo benefício é bom que os membros façam a atualização cadastral a cada 2 anos. Entretanto, se tiver qualquer mudança na situação dos membros que integram toda a família, antes dos 2 anos, o cadastro também será atualizado. Para não perder esse dinheiro que ajuda tantas famílias, não perca seu tempo e atualize sempre seus dados.
Conclusão
Por fim, ao compreender como fazer o cadastro para o Auxílio Brasil da melhor maneira possível, documentos necessários para que facilite a consulta e muitos outros detalhes sobre o benefício, percebemos que é mais simples do se imagina.
Isso porque todo o processo acontece pessoalmente, até o momento. Entretanto, todas as movimentações, consultas e atualizações tem disponibilidade online. Ou seja, caso se encaixe nesses requisitos, faça o cadastro de sua família e receba essa ajuda para ajudar no seu mês.