Carregando...

Publicidade

Como Saber se o Cartão de Crédito Foi Clonado: Resolva Esse Problema!

Anúncios

Antes de mais nada, como saber se o cartão de crédito foi clonado e o que fazer para resolver esse problema é uma das maiores dúvidas a respeito do tema que as pessoas possuem.

Pois como saber se o cartão de crédito foi clonado é uma informação muito importante para clientes que não sabem nem o que fazer nessa situação para resolver e muito menos quando acontece.

Publicidade

Portanto, ainda nesse artigo aprenda como saber se o cartão de crédito foi clonado e o que fazer para resolver da melhor maneira possível em pouco tempo. Confira!

Anúncios

Como saber se o cartão de crédito foi clonado?

Afinal, como saber se o cartão de crédito foi clonado e o que fazer para resolver isso? A princípio, infelizmente, a maioria das vítimas do golpe só percebe que teve seu cartão clonado depois de um tempo.

// EXCLUSIVO
Descubra Qual é o Cartão Secreto
Descubra Qual é o Cartão Secreto
INTERNACIONAL DESCONTO NA LOJA APROVAÇÃO FÁCIL

Descubra qual cartão secreto!

Você permanecerá em nosso site
DESCOBRIR O CARTÃO

Ou seja, quando analisa valores absurdos que acabam estourando suas faturas. E também saques os quais você não reconhece. Por isso, é muito importante conferir todas as compras e datas da sua fatura todo mês.

Anúncios

Cartão de crédito foi clonado
Cartão de crédito foi clonado (Foto: Reprodução)

Cuidado com compras no exterior

Por outro lado, uma das dicas para como saber se o cartão de crédito foi clonado e o que fazer para resolver isso são alguns cuidados necessários. Por exemplo, aqui no Brasil, a maioria dos cartões de crédito é equipada com microchips que dificultam a ação dos bandidos.

Porém, em muitos países, esta tecnologia não é tão comum. Aí é fácil encontrar maquininhas de leitura da tarja magnética. Este tipo de transação fica muito mais vulnerável a pessoas mal intencionadas.

Portanto, é importante ficar esperto durante compras no exterior, seja em lojas, restaurantes ou serviços. Fique atento se não tem ninguém por perto enquanto digita a senha e averigue se o estabelecimento é confiável.

Como saber se o cartão de crédito foi clonado e o como resolver?

Em contrapartida, as técnicas de como saber se o cartão de crédito foi clonado e o que fazer para resolver, assim como outros golpes financeiros, melhoram ao longo do tempo, e variam de acordo com o tipo de cartão da vítima, como por exemplo:

1 – Cartão sem microchip

É muito mais fácil clonar um cartão sem chip, e isso pode acontecer em caixas eletrônicos dos bancos ou 24 horas. Isso porque a fraude acontece quando tem, nessas máquinas, um leitor modificado que copia a parte magnética existente atrás do cartão.

2 – Cartão com microchip

Contudo, quando o cartão tem chip, a clonagem é dificultada em ambientes físicos, como os caixas eletrônicos. Mas isso não significa que não tenha riscos, pois os bandidos instalam um sistema que duplica os dados em maquininhas de pagamento.

Anúncios

3 – Compras e pagamentos online

No entanto, esta é outra porta de entrada para ter o cartão de crédito clonado. Para isso, o criminoso precisa apenas do nome que aparece no cartão, data de validade e código de segurança.

Por isso, fique sempre de olho nos sites onde navega e, mais ainda, naqueles que têm formulários para preenchimento de dados bancários. Na dúvida, não compartilhe qualquer informação por segurança.

O que fazer se meu cartão foi clonado?

Logo depois de como saber se o cartão de crédito foi clonado vale a pena entender o que fazer para resolver esse problema da melhor maneira possível. Primeiramente, ao notar uma compra estranha na sua fatura do cartão, comunique na hora o seu banco ou operadora do seu cartão.

Fique atento às datas e locais descritos na sua fatura ao lado dos valores gastos. Em alguns casos de clonagem, seu cartão, do nada, fica bloqueado, o que configura um indício de fraude. Aliás, não é só cartão que acontece isso, mas vale a pena aprender como denunciar golpes de consignado também, pois acontece muito.

Anúncios

Isso acontece porque os bancos bloqueiam o seu cartão ao notar movimentações suspeitas e que não correspondem com o perfil do cliente. Saques muito altos, compras em outros estados e gastos consecutivos em pouco tempo podem causar desconfiança da instituição financeira.

Assim, o bloqueio é uma forma de proteção ao cliente e, se isso ocorrer, basta entrar em contato com o seu gerente. Se o seu cartão foi clonado, fica uma informação importante.

Todo banco que oferece serviço de cartão de crédito será responsabilizado pela segurança total do mesmo. Por isso, o cliente não sairá prejudicado em caso de golpes como esse. O banco ou bandeira do cartão deve ressarcir os danos em casos de comprovação de clonagem.

Como se proteger da clonagem de cartão de crédito?

Entretanto, além de como saber se o cartão de crédito foi clonado e o que fazer para resolver isso, se proteger também é importante. Em resumo, as compras online oferecem riscos, mas, ao mesmo tempo, têm se tornado um hábito cada vez mais adotado entre os clientes.

Anúncios

Por isso, quando você pedir um produto ou um serviço online, prefira usar o cartão virtual para evitar que seus dados usados indevidamente. Muitos bancos oferecem essa modalidade de cartão, e ele só usado para compras online como o Banco Neon.

A maior segurança está no fato de que o cartão virtual tem validade por tempo limitado e usado apenas uma vez. Além disso, tome cuidado ao passar informações a estranhos, nunca forneça os dados do seu cartão de crédito a ninguém. Sendo um dos pontos de como saber se o cartão de crédito foi clonado e o que fazer para evitar/resolver isso.

Por fim, fique de olho sempre que precisar entregar seu cartão físico a alguém. Quando usá-lo em algum estabelecimento comercial, não tire o olhar dele e nem permita que um atendente o leve para outro lugar.

Assim, ao se descuidar, seu cartão será fotografado e seus dados, copiados e vazados na Internet. Pra que seu cartão de crédito seja clonado, quem faz a fraude precisa dos dados dele. Para isso, o criminoso vai atrás das suas informações, como telefone e e-mail, para entrar em contato com você.

Confira:

// Dicas Cartões de crédito

Cartão de Crédito Orizon Card Visa

A princípio, entenda as alterações do Cartão de Crédito Orizon Card Visa aproveite para conferir as vantagens, benefícios e funcionalidade que os clientes vão ter. Os cartões de crédito da bandeira Visa tem muitos benefícios e funcionalidades para todos os clientes com o cartão de crédito Orizon Card Visa não é diferente, porém sofreu algumas …

Como Saber se o Cartão de Crédito Foi Clonado: Resolva Esse Problema! Leia mais »

CONTINUAR LENDO