Pensa em estudar para concurso público, mas não sabe como ser um titular de cartório? Essa, é uma das profissões mais bem remuneradas do direito. O processo para conseguir se tornar titular de cartório é longo e envolve muito estudo.
Afinal, o que é titular de cartório? Essa é uma dúvida muito comum, basicamente é a pessoa responsável por todos os procedimentos realizados em um cartório. Para o tabelião pode atuar em diversos segmentos, sendo da área civil, empresarial, eleitoral, entre outros.
Esse cargo é completamente diferente, pois, ele envolve o concurso público, mas, ao mesmo tempo, está muito ligado ao empreendedorismo. Não sabe o que faz titular de cartório? Bom, está no lugar certo para entender essas informações. Aliás, saberá até o salário titular de cartório. Continue lendo e confira tudo sobre o cargo de tabelião.
O que é titular de cartório?
Com certeza na sua cidade existe um cartório. Este é gerenciado pelo titular, essa pessoa exerce o cargo de tabelião. Todos os atos realizados ali serão de responsabilidade total do tabelião. Ele deve sempre se atentar aos detalhes dos procedimentos.
Se você reside em uma cidade pequena, provavelmente há cartório de registro civil das pessoas naturais. Esse é o lugar onde os pais vão após o nascimento de seus filhos para efetuar o registro. Também é comum que outras atividades sejam realizadas na empresa, explicaremos mais adiante as atividades de um titular de cartório.
Como ser titular de cartório?
Em primeiro lugar, para ser um titular de cartório é preciso estudar direito e ter todas as capacidades civis.
Logo, não é preciso que tenha prática jurídica para atuar como titular do cartório. Ainda assim, é recomendado que tenha uma prática de no mínimo 2 anos, pois apenas com a base teórica fornecida pela faculdade pode ter alguns problemas no gerenciamento devido à falta de conhecimento prático. No entanto, não é obrigatório que tenha prática jurídica.
Ainda assim, precisa ser aprovado em um concurso público. Aliás, esse é o cargo mais concorrido do Brasil, ficando na frente até mesmo da magistratura. As matérias que terá que demonstrar conhecimento são:
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Comercial
- Direito Empresarial
- Direito Tributário
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Eleitoral
- Direito Notarial e Registral
- Normas e procedimentos cartorários
- Língua Portuguesa
Lembrando que cada estado tem liberdade para escolher as matérias que serão exigidas na prova, então dependendo da região pode até mesmo ser cobrado outros conteúdos como matemática e informática. É importante que acerte mais de 80% do exame, pois é um cargo muito concorrido. Para não se perder durante os estudos, o correto é escolher um cursinho preparatório, existem muitos na atualidade e um dos mais reconhecidos é o Estratégia Concursos.
O que faz o titular de cartório?
Bom, existem diversas funções que são de responsabilidade total do tabelião do cartório. Vamos a elas:
- Receber petições e documentos para registro e averbação: essa é a tarefa mais comum do tabelião, ele deve emitir certidões de casamento, nascimento e caso haja uma alteração naquele documento é efetuada uma averbação para atualizá-lo.
- Realizar escriturações: No Brasil existem muitos tipos de escrituras diferentes, os mais comuns são de móveis, procuração e doação. Normalmente o titular do cartório não faz isso sozinho e efetua a contratação de funcionários, tendo ao menos um escrivão e o auxiliar.
- Atender ao público para tirar suas dúvidas: O atendimento ao público é uma das atividades mais essenciais as pessoas que necessitam de uma autenticação do seu documento ou ainda o reconhecimento de firme estão sempre indo até o cartório.
- Zelar pela preservação e sigilo dos documentos: ademais, é importante que haja zelo pelos documentos. Principalmente durante o processo para a produção de uma escritura, são recolhidas diversos dados pessoais das pessoas e esses não podem ser perdidos, pois pode acabar prejudicando a vida pessoal dos clientes.
- Cumprir as normas e regulamentos estabelecidos pelo Poder Judiciário: A justiça brasileira sempre entra com contato com os cartórios para que uma obrigação determinada pelo juiz aconteça. Por exemplo, a suspensão dos direitos eleitorais devido a uma condenação penal ou o reconhecimento de paternidade.
Essas são as principais atividades que um cartório deve exercer. Aqueles que realmente desejam se tornar um tabelião de cartório, devem estar conscientes dessas funções, que serão efetuadas diariamente na empresa.
Qual o salário do tabelião do cartório?
O titular do cartório não possui um salário fixo, tudo depende do número de clientes que ele obtém. Por conta disso, as pessoas enxergam o concurso de cartório como uma oportunidade de empreender, pois diferente dos outros concursos, esse não possui um salário fixo e não precisam seguir o teto salarial determinado pelo STF.
O faturamento de um cartório do interior de São Paulo costuma ficar em torno de R$30.000,00. No entanto, em uma grande metrópole é possível obter um faturamento superior a 1 milhão de reais facilmente. Essa é a principal razão do concurso de cartórios ser muito visado, a alta remuneração provinda da alta burocracia brasileira chama a atenção de muitos estudantes de direito.
A escolha dos cartórios segue a ordem de aprovados, isso significa que quanto mais bem colocado ficar, é melhor o cartório que se pode escolher. Por consequência a remuneração será superior. Aliás, é muito comum que até mesmo juízes e promotores estudem para concurso de titular de cartório, pois a remuneração é muito mais alta do que nos demais.
No entanto, ter um cartório não é algo tão simples, precisará se preocupar com todo o processo de gestão de pessoas e também o controle financeiro da empresa. Logo, é muito importante estudar sobre educação financeira, pois isso faz muita diferença, fazendo com que o lucro seja ainda maior.
Compreendeu o processo de como ser titular de cartório? Esperamos que tenha entendido tudo o que vai ser necessário. Sem dúvida o salário é o principal atrativo para quem busca esse concurso público. É importante que tenha afinidade com o direito civil, por isso a maioria dos trabalhos exercidos exige um alto conhecimento da área. Compartilhe o artigo com seu amigo concurseiro que ainda não sabe a oportunidade de salário do titular de cartório.