A princípio, a critica redes sociais são temas que para muitos, causam dor, já que não são todos que sabem como lidar com nas diferentes opções de críticas na internet nos dias de hoje.
Infelizmente, pensando nesse sentido, a critica redes sociais hoje em dia trás muitas situações negativas para aquelas pessoas que realmente não sabe como lidar com críticas nas plataformas da internet e prejudica até a saúde.
Então, pensando em te ajudar a entender a critica redes sociais, como lidar com as críticas boas e as ruins presentas nas plataformas da internet, fique até o final desse artigo e se surpreenda!
Critica redes sociais: Como Lidar?
Afinal de contas, critica redes sociais nos dias de hoje é tão ruim assim? Como lidar com as críticas nas diversas plataformas da internet de maneira segura e eficiente? Pois bem, essas dúvidas estão presentes na vida de muitas pessoas que frequentam redes sociais na internet.
E não se engane, não precisa ter a fortuna de Felipe Neto ou o Patrimonio da Virginia Fonseca para ter critica redes sociais. Em suas redes pessoais mesmo, muitas vezes acontece de pessoas não concordarem com o que você acredita e te atacar de maneiras agressivas.
Obviamente que as pessoas mais famosas estão aptas a terem ataques como esses bem mais do que pessoas comuns sem tantos seguidores. Porém, é de extrema importância que saiba como lidar com as críticas nas redes sociais pela internet, e por isso, a seguir, separamos alguns modelos de o que faze nessas situações, como por exemplo:
1. Agradeça por qualquer tipo de interação
Em primeiro lugar dessa listagem de como lidar com as critica redes sociais, caso seja um empreendedor, é sempre agradecer os comentários bons antes até mesmo de ler os negativos.
Isso é importante não só para que economize seu estresse, mas também para priorizar a analise daqueles que gostam realmente do seu trabalho e estão dispostos a divulgar também. Sempre agradeça!
2. Peça desculpas caso seja culpa da empresa
Contudo, não é sempre que os comentários em suas redes, negativos no caso, sejam culpa de sua empresa. Entretanto, caso seja, é necessário que de uma maneira bem humilde e até mesmo direta, responda pedindo desculpas e propondo uma estratégia de resolução sempre.
3. Jamais discuta por meio dos comentários – Critica redes sociais
Se tem uma coisa nessa vida que realmente dá ibope para criticas ruins é o fato de responder as redes sociais através de comentários. Isso é um grande problema na vida de pessoas e empresas que deve se evitar ao máximo. Então, de maneira nenhuma discuta com clientes ou pessoas que te seguem para que eles não consigam o que tanto quer e também não te prejudique.
4. Nunca apague nenhuma insatisfação do cliente
No entanto, um erro comum em muitas empresas e até mesmo com pessoas famosas através da plataforma do Instagram ou Facebook, é apagar os comentários ruins e insatisfações do cliente num todo.
Assim, o melhor a se fazer é manter sim esses comentários ativos e realmente se esforçar para melhorar e torcer que esse mesmo cliente no caso, volte e veja a evolução da empresa.
5. Analise sempre os pontos através dos olhos do cliente ou fã – Critica redes sociais
Parece brincadeira, mas a empatia também está presente nessas ocasiões e é necessária para que analise as situações com os olhos do cliente ou do fã. Isso é importante porque sairá da bolha de apenas oferecer uma imagem do seu trabalho e perceberá o que tem que mudar de verdade.
6. Ofereça resoluções completas e verdadeiras
Logo que entrar em contato com o cliente, no caso de empresas, independente da maneira escolhida, é importante que realmente faça o possível para oferecer ofertas de resoluções que vale a pena investir e que funciona. Isso trará outra visão das pessoas em relação a sua empresa ou a sua pessoa em questão, caso seja um influenciador, por exemplo.
7. Não dê ibope para quem só quer atrapalhar – Lidar com critica redes sociais na internet
Pensando nesse caso, não é novidade para ninguém que as redes sociais não são lugares cheios apenas de clientes, pois, existem os conhecidos “haters”. Ou seja, isso significa que são aquelas pessoas que tem como objetivo apenas perturbar ou denegrir a imagem de uma marca sem nenhum motivo, e isso é um grande problema.
Em situações como essa é necessário que bloqueie pessoas dessa maneira para que não tenha problemas e realmente resolva tudo com calma e com mais praticidade sem pressão de pessoas que não gosta de você ou se sua empresa.
8. Tenha uma boa estratégia de Marketing Digital
De acordo com informações, é comum que tenha empresas que cuide das redes sociais quando a marca ou o nome de alguma pessoa estoura. Então, uma das soluções que mais se indica é que tenha uma boa estratégia e empresa de marketing digital para cuidar das redes sociais e evite seu contato direto com as criticas.
9. Evite discussões sem necessidade com o cliente
Outro ponto sobre evitar critica redes sociais é não discutir com clientes sem necessidade. É importante se conter sempre nessas situações para que não perca sua razão e faça o certo sempre.
10. Não prometa apenas, mas faça acontecer
Por fim, esse é um ponto que chama muita atenção. Pois, prometer sem resultado você sairá como o ruim da história sempre. Justamente por isso, é importante que realmente tenha um bom planejamento e entregue tudo aquilo que prometer. Isso é interessante porque não terão o que te criticar, nesse quesito, pelo menos. E aproveite essa oportunidade para se inovar também.
Conclusão
Enfim, se realmente procura maneiras de lidar com critica redes sociais nas plataformas da internet, analise com calma cada uma das dicas que trouxemos para que use a seu favor.
Lembrando também que, sua saúde mental é muito mais importante do que qualquer coisa. Evite ao máximo se prejudicar com comentários negativos e tire apenas as coisas boas de cada um, se necessário, mude!