Carregando sua Recomendação...

Diferença Entre Fintech e Banco Digital: Conheças as Principais!

diferença entre fintech e banco digital

Antes de qualquer coisa, saber qual a diferença entre fintech e banco digital e o que é cada um desses termos na prática são informações importantes nos dias de hoje onde se cresceu muito a busca por essas empresas.

Além disso, saber o que é e qual a diferença entre fintech e banco digital fará com que busque por informações verdadeiras e encontre a opção que oferece os melhores serviços para suas necessidades.

Então, se também procura as diferença entre fintech e banco digital e o que é cada uma dessas termologias na área financeira, fique até o final desse artigo e saiba como cada um deles funcionam. Boa leitura.

Qual a diferença entre fintech e banco digital?

A princípio, ter conhecimento de quais as diferença entre fintech e banco digital e como cada uma dessas opções funcionam é algo que fará a diferença na sua vida se busca serviços financeiros específicos.

Isso porque, de uma maneira bem objetiva, é que nem toda fintech é um banco digital, e isso tem motivo. Pois, a principal diferença é que uma fintech trabalha em uma área muito específica do mundo financeiro, como financiamento coletivo ou negociação de contas, como é o caso dos serviços da Iugu.

No entanto, no caso de um banco digital tem como foco outros serviços, como abertura de contas poupança ou corrente, emissões de extratos, transferências, etc. De uma maneira oficial também não tem um termo específico para banco digital que o torne um modelo com lei e critérios específicos. Só é uma empresa financeira que não se tem, geralmente, agências físicas como os bancos tradicionais.

Quais as opções de bancos digitais que são fintechs?

Por outro lado, do mesmo modo que existe diferença entre fintech e banco digital é interessante que saiba o que acontece com as empresas que são meio a meio nessa história. Então, a seguir, separamos uma pequena lista para que conheça as diferenças e semelhanças de ambas em empresas reconhecidas no mercado, como por exemplo:

O que é Fintech e Banco Digital
O que é Fintech e Banco Digital? (Foto: Reprodução)

1 – Nubank

Em primeiro lugar dessa lista que separamos, o Nubank nada mais é que um dos bancos digitais mais conhecidos do mercado e criado no ano de 2013, sendo considerado o pioneiro no segmento de serviços financeiros na área tecnológica.

Conhecido no mercado pelo cartão de crédito Nubank roxinho e por não cobrar taxas comuns em outros bancos dos clientes, a financeira online não tem burocracia e possui soluções simples e seguras.

2 – Neon – Diferença entre fintech e banco digital

Além disso, a Neon nada mais é que uma maravilhosa parceira do Banco Votorantim, e surgiu da necessidade de deixar tudo mais pratico na vida das pessoas. E assim, evitando as idas aos bancos, filas, entre outras burocracias comuns em bancos tradicionais do Brasil.

Isso sem contar que a Neon é responsável pela movimentação de contas correntes pela internet, funciona como um serviço financeiro de qualidade e também trabalha como banco digital. 

3 – Banco Original

Aliás, no caso do Banco Original, ele é completamente digital e criado para possibilitar a abertura de uma conta corrente no meio online de uma maneira mais simples e objetiva.

Nesse caso, o banco em questão afirma a segurança através de uma tecnologia de última geração que inclui até reconhecimento facial. Isso para proteger ainda mais todas as informações e dados pessoais presente nas contas. Bem interessante, não é mesmo?!

4 – Banco Inter – Diferença entre fintech e banco digital

Nesse caso em especial, o Inter funciona completamente online como conta corrente, no qual os clientes fazem todas as transações de uma conta aberta em um banco tradicional. Isso tudo com a vantagem de ser de graça e via online, melhorando a experiência do cliente. Sem falar que também disponibiliza pelo app oficial (Android ou iOS) opções de contas até para MEI.

5 – Banco Pan

Contudo, o famoso Banco Pan tem trabalhado para ser um banco digital realmente completo e com todos os serviços financeiros em apenas um lugar. Isso porque, na financeira existe a possibilidade de abrir uma conta online sem tarifas e todo o processo acontece inteiramente pela internet. E nesse caso, ele será, caso consiga concluir seus projetos, será um exemplo vivo de diferença entre fintech e banco digital.

Será que todas as fintechs são startups?

Afinal de contas, será que todas as fintechs são startups? Primeiramente, de uma maneira bem simples, a resposta é sim, pelo menos no começo. Isso porque, já que startup significa uma empresa caracterizada pela inovação e escalando todos os pontos nos negócios.

Nesse sentido, as fintechs não apresentam um modelo de negócio comum. Mas, nesse modelo, aumentam as receitas com o passar do tempo, sem crescer com os custos na mesma escala. 

Ou seja, isso significa que esse modelo de empresa tecnológica que participa de um mercado ainda sem muita exploração ou novo se define um startup. E por isso compensa conhecer mais detalhes sobre. 

Diferença entre fintech e banco digital: principais vantagens

Conforme mencionamos antes, além das diferença entre fintech e banco digital existem também muitas vantagens em ambas as situações que compensa conhecer, como por exemplo:

  • Maior economia nas finanças com taxas e tarifas menores;
  • Grande praticidade por ser tudo online pelo celular;
  • Disponibiliza uma otimização de tempo, economizando e facilitando;
  • Maior acesso a mais serviços na área das finanças, como investimentos e seguros;
  • Para concluir, disponibiliza conteúdos sobre educação financeira para seus clientes e parceiros.

Conclusão

Por fim, na busca de diferença entre fintech e banco digital entendemos que uma não vive sem a outra e que realmente são opções diferenciadas que compensa conhecer para aproveitar serviços nas finanças com segurança.

Nesse sentido, é bom lembrar que a economia no tempo e nas taxas com essas plataformas são imensas. E justamente por isso, analisar com calma qual a melhor opção do mercado e que supre suas necessidades por completo é muito importante.

Então, pensando nesse caso, analise cada um dos pontos que mencionamos nesse artigo, e veja quais os bancos são melhores no mercado e que vale a pena investir para aqueles que buscam inovação e praticidade.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.