Como funciona as dívidas com mais de 5 anos, podem ser cobradas judicialmente?
Esta é uma dúvida recorrente das pessoas que têm dívidas estão inadimplentes no mercado. Sobretudo é necessário entender como funcionam as dívidas de 5 ou 10 anos como elas podem ser cobradas e qual é o processo utilizado pelas empresas para fazer com que as pessoas consigam pagar.
Devemos entender que há leis para que possam ser cobradas essas dívidas de acordo com as regras pré-estabelecidas. Então se você tem uma dívida está preocupado em entender como é o processo para pagamento e também como deve ser feita a cobrança é importante ler esse artigo entender o que a lei estabelece tanto para o devedor quanto para o credor.
Como as dívidas com mais de 5 anos podem ser cobradas
Sobre esse assunto de dívida é necessário entender como é cobrada as dívidas de mais de 5 anos. A dúvida que impera no cidadãos inadimplentes é se podem ser cobradas as dívidas de 5 anos e se elas devem ser cobrado judicialmente.
Uma dívida de 5 anos para diante não pode ser cobrada judicialmente. Sobretudo, a partir da data de vencimento as dívidas com prazo de 5 anos só podem ser cobradas judicialmente deve valer o período de tramitação do processo judicial para prescrição.
Parece confuso, mas vamos entender melhor como isso funciona na prática. É importante destacar que seja qual for a data da dívida é necessário pagá-las, pois você pode produzir para o seu CPF protestos, ações judiciais entre outras coisas até o bloqueio e desbloqueio do score.
É importante também dizer que as consultas as dívidas sejam de quantos anos elas forem podem ser feitas gratuitamente a partir de aplicativos e sites como Serasa Experian e Boa Vista. Antes de qualquer coisa vamos entender melhor como que funciona uma dívida que ultrapassou o prazo.
Então, se tem uma dívida de mais de 5 anos é importante entender como fica sua reputação não é. Como já foi dito, é uma das principais dúvidas os consumidores estão negativados pois tem preocupação se a dívida caducou ou não. A dívida caduca, porém ela pode ser cobrada.
Além disso, no estabelecimento que você contraiu a dívida fica armazenada a informação de que está devendo neste local e com isso você pode receber cobranças a qualquer momento. Muitas pessoas imaginam que a dívida desaparece após os 5 anos mas isso não acontece.
Vamos entender melhor como funciona e o que é quando a dívida caduca mas não desaparece.
Tenho de vida com mais de 5 anos caducou desaparece?
Muitas pessoas acreditam que ao caducar uma dívida ela desaparece e tudo volta ao normal. Sobretudo, é um tanto diferente caducar de desaparecer. Isso significa que a dívida ainda existe, ou seja, a uma representação de relacionamento entre credor e devedor que não foi cumprida e precisa necessariamente ser paga. É importante ilustrar o empréstimo bancário que você solicitou o serviço de crédito do banco ele cedeu o dinheiro e você não conseguiu pagar.
Existe um contrato onde você tem essa dívida e também os valores pagos através do boleto quitado. No entanto, o restante da dívida que não foi paga ainda existe na instituição bancária. Sendo assim essa dívida com mais de 5 anos ou menos caducada ou não existe e essa relação entre banco credor o usuário do dinheiro devedor deve ser cumprida pois o torna Inadimplente.
O que é importante entender é o que é uma dívida caducada para que assim você tenha ciência do que significa ter dívidas com mais de 5 anos que podem ser cobradas normalmente. E o que ocorre com o seu CPF, nome sujo desta dívida que contraiu 5 anos antes e não foi pago.
O que é significa quando caduca a dívida?
O que é uma dívida caducada. A dívida que caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e com isso não pode gerar negativação ao devedor. Ou seja o nome que estava sujo não tem mais essa negativação no mercado. Sendo assim, uma dívida que não foi paga a mais de 5 anos você continua com o nome sujo porém somente na instituição bancária ou loja que fez esse negócio no resto do mercado você não continua com o nome sujo por causa dela. Caducar significa prescrever a dívida.
E 5 anos é o prazo de prescrição da dívida. Apesar de ainda existir ela não pode ser cobrada na justiça. Sendo assim a dúvida recorrente sobre dívidas de mais de 5 anos serem cobradas judicialmente é impossível pois existiu a prescrição. Mas, entretanto, ela ainda pode ser cobrada a partir da empresa ou instituição bancária que está devendo venho por isso é preciso tomar muito cuidado.
Como é feita a cobrança de dívidas com mais de 5 anos
Agora vamos falar sobre como é feita a cobrança das dívidas com mais de 5 anos já caducadas. Lembrando que depois de 5 anos a dívida caduca e o devedor não pode mais negativar o nome por conta dela.
Sendo assim, você não vai mais ter prejuízo judiciais a respeito dessa dívida, porém seu nome pode estar registrado nos órgãos de proteção ao crédito para que você tenha ciência de que existe essa dívida, mas não estará mais negativado no mercado.
Senão sim as empresas ao consultar os cadastros não receberam a informação de que seu CPF está restrito. Porém a própria empresa na qual você está devendo saberá da pendência.
Existem algumas pessoas que foram pegas de surpresa pois foram comprar na mesma empresa que estavam devendo o que ocasionou de descobrirem que não tinham crédito pois estão ainda com a dívida em aberto devido a não pagar.
Através do Serasa você pode consultar as dívidas em seu nome e ainda parcelar nos feirões limpa nome que o site oferece. Esta é uma dica muito importante para quem quer sair da inadimplência e quitar suas dívidas para limpar o nome.