Carregando sua Recomendação...

Educação Financeira para Idosos no Brasil: Como Funciona?

educação financeira para idosos

Antes de qualquer coisa, a educação financeira para idosos é algo que não se fala muito no núcleo familiar no Brasil e muito menos ensinado nos livros. Porém, é um assunto completamente importante e principalmente, necessários nos dias de hoje.

Sendo assim, é bom que entenda mais sobre a educação financeira para idosos porque a lei da vida é justamente que todos, um dia, chegue na famosa “melhor idade” e especialmente, que todo esse tempo seja investindo seu dinheiro corretamente.

Portanto, se também busca sobre educação financeira para idosos no ciclo familiar no Brasil, livros que pode ajudar no processo e muitas outras dicas, fique até o final e saiba exatamente como investir seu dinheiro na terceira idade. Boa leitura!

O que é educação financeira para idosos?

Afinal de contas, o que é educação financeira para idosos e como ela funciona nos dias de hoje? Antes de qualquer coisa, a educação financeira para idosos é algo que necessita de cuidados no meio familiar desde muito cedo, no Brasil e no mundo, através de livros, estudos e  muito mais canais.

Isso porque, todos nós um dia, ficará idoso, e por isso ter uma boa educação na área das finanças para que chegue preparado nessa idade. Além disso, é bom que tenha acesso a uma boa educação das finanças infantil aprendendo a escolher conta para adolescentes iniciarem a vida financeira. Tudo isso agrega no final das contas.

Vida Financeira para Idosos
Vida Financeira para Idosos (Foto: Reprodução)

3 principais vantagens da educação financeira para idosos

Conforme mencionamos antes, existem muitas vantagens em conhecer mais sobre educação financeira para idosos no meio familiar no Brasil através de livros, vídeos e até mesmo palestras, como por exemplo:

1. Redução de gastos na 3° idade

A princípio, o grande objetivo da educação financeira para idosos é ensinar a controlar mais justamente os gatos dispensáveis. Nesse sentido, sempre observe, se existe alguma assinatura de serviço contratado e pago que não se usa.

Assim, se você usa contas no débito automático, com algumas cobranças acabam “esquecidas”. Isso significa que esse é um dinheiro que simplesmente some. Nesse sentido, estude mais sobre sua fatura, anote seus gastos todos os meses, identifique o que realmente é indispensável e faça os cortes cabíveis.

 2. Oferecimento da maior tranquilidade financeira para os idosos

Contudo, quando se tem gestão da conta bancaria, conhecer mais sobre a fatura, quando se sabe os gastos todos os meses e o aporte, não existem sustos. Nesse sentido, existem possibilidades de criar uma reserva e estar sempre preparado para imprevistos.

Isso porque, uma vida que não tenha grandes sustos é uma vida mais tranquila. E quando você busca sobre educação financeira para idosos, ter conhecimento desses limites é algo extremamente importante e que compensa muito desde muito jeito.

3. Garantias de sua independência financeira quando idoso

No entanto, uma das maiores vantagens de aprender desde novo no ciclo familiar sobre a educação financeira para idosos através de livros ou online mesmo é o fato da segurança de ter mais chances de não depender de ninguém.

Ou seja, se seu objetivo é realmente ter as melhores qualidade de vida na terceira idade, invista seu tempo estudando mais sobre isso e aproveite esses lucros lá na frente.

3 dicas de investimentos depois dos 60 anos

Logo depois de entender mais sobre como funciona a educação financeira para idosos e quais as vantagens de começar ela muito cedo, é bom que saiba também quais os principais lugares para investir depois dos 60 anos, como por exemplo:

1 – Tesouro Direto

Primordialmente, o Tesouro Direto nada mais é que uma das aplicações mais seguras para investir, com um rendimento bem maior do que a poupança, durante todas as idades, detalhe importante sobre a educação financeira para idosos.

Nesse caso, é um título emitido pelo governo para custear gastos com investimentos federais no primeiro momento. Funciona da melhor maneira possível, já que você investe seu dinheiro nesses títulos e o governo devolve esse valor a mais de juros na data de vencimento do investimento.

Então, esse tipo de investimento se tornou muito popular ainda mais por permite aplicações com valores muito baixos, a partir de R$ 30,00. Mas, além de proporcionar liquidez todos os dias. Ou seja, isso significa que seu dinheiro rende todos os dias e você faz o resgate do valor investido quando conseguir, sem perder o que já lucrou.

2 – CDB – Educação financeira para idosos

Por outro lado, mais uma das maneiras de investir corretamente através da educação financeira para idosos é pelo Certificado de Depósito Bancário (CDB). No qual, é um tipo de título emitido por diferentes bancos para captação de fundos e rende juros bem maiores à poupança.

Ele funciona da mesma maneira que o Tesouro Direto. Mas, seus emissores são as financeiras. Então, você escolhe um banco no qual busca investir, faz um aporte inicial com o valor desejado para a aplicação e seu dinheiro fica lá durante o prazo definido no início da contratação.

Dessa maneira, na data de vencimento dessa contratação receberá o valor original de volta acrescido do rendimento. Sendo assim, essa é uma boa maneira de investimento para aqueles que já tenham mais de 60 anos.

3 – Reservas de urgência

Por último, a reserva de urgência é um investimento extremamente importante para todas as idades, incluindo no aprendizado da educação financeira para idosos. Ou seja, isso demonstra que um fundo no valor de, no mínimo, 6 meses da sua renda.

De acordo com o nome, esse dinheiro usado em casos de urgência, como quando o carro quebra, questão especifica de saúde, dentre outras. Mas, apesar de ser uma forma de investimento, você dedica em reserva de urgência através de muitos tipos de aplicações. Por isso compensa e muito conhecer.

Conclusão

Por fim, ao concluir essas informações especiais de como funciona a educação financeira para idosos e qual a sua importância é interessante que estude cada um dos detalhes para fazer desse processo um dos melhores da vida. Todos nós ficaremos idosos, pela lei da vida, e por isso, manter o controle financeiro desde cedo, fará toda a diferença lá na frente!

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.