Antes de qualquer coisa, saber como funciona para fazer cartão RioCard com todos os benefícios que ele possui e com quase nada de taxas é uma das dúvidas dos cidadãos do Rio de Janeiro.
Isso porque para fazer cartão RioCard é necessário ser morado na cidade, e por isso que vale a pena entender mais sobre como ele funciona, suas vantagens e também taxas que possui. Portanto, veja isso e muito mais no decorrer desse artigo, confira!
Como funciona para fazer cartão RioCard?
Afinal, como fazer cartão RioCard com segurança e agilidade? A princípio, se você é morador do Rio de Janeiro e quer aprender como funciona para fazer cartão RioCard com muitos benefícios e poucas taxas, essa é a oportunidade, como por exemplo:
1 – Moradores do Rio de Janeiro:
Em primeiro lugar, compareça em uma loja mais próxima, portando os documentos originais para fazer cartão RioCard, como por exemplo:
- Documento de identificação com foto ou certidão de nascimento;
- Comprovante de residência de até 3 meses;
- Declaração escolar emitida nos últimos 30 dias;
- CPF atualizado.
2 – Estudantes das redes públicas de Niterói e São Gonçalo:
- Primeiramente, acesse o site oficial da empresa;
- Selecione a cidade;
- Forneça seus dados, como: nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número de controle (para portadores de necessidades especiais).
Onde posso usar o RioCard?
Além de aprender como funciona para fazer cartão RioCard , benefícios e taxas é necessário que entenda onde ele é usado. Em resumo, o RioCard funciona em quase todos os tipos de transporte disponíveis na cidade, exceto Táxis e aplicativos de corrida.
Confira quais são as opções que aceitam o cartão:
Logo que aprender como funciona para fazer cartão RioCard, benefícios e taxas vale a pena conhecer mais sobre onde será usado no RJ, como por exemplo:
- Ônibus;
- Metrô;
- Barca;
- Complementar;
- Trem;
- BRT;
- VLT.
Como funciona o cartão RioCard?
Então, agora sim mostraremos mais informações sobre como funciona o cartão RioCard, além de vantagens e tarifas. Primeiramente, para a alegria dos moradores e dos turistas, o RioCard é aceito na cidade do Rio de Janeiro e em outros 43 municípios do estado.
Por isso, é uma oportunidade para conhecer todos os lugares incríveis que o Rio de Janeiro pode oferecer. E por falar nisso, se você for ao Rio de Janeiro, não pode, de forma alguma, deixar de conhecer o Jardim Botânico da cidade.
E pensando exatamente nisso, para as pessoas que querem de fato entender o que é e como fazer o cartão RioCard com benefícios e taxas, vale a pena conhecer as modalidades disponíveis, como por exemplo:
- Vale-transporte;
- Empresarial;
- Expresso.
1 – Vale-transporte
Antes de mais nada, nessa modalidade, o cartão é específico para o pagamento do benefício obrigatório de transporte e por isso muitos procuram entender o que é e como fazer cartão RioCard.
Por isso, ele tem a sua primeira via fornecida gratuitamente pedindo online, através do site da empresa. Aliás, caso o Rio Card de vale transporte não seja usado durante 120 dias, por questões de segurança, ele será automaticamente bloqueado.
2 – Empresarial – Fazer cartão RioCard
Contudo, quem, durante o expediente, usa o transporte público, tem um cartão específico para uso corporativo. Ele é ideal para funcionários externos da empresa, como revendedores, mensageiros e integrantes da equipe externa.
3 – Expresso
Entretanto, entender como funciona fazer cartão RioCard com benefícios e poucas taxas, a versão expresso é o mais comum e funciona como uma espécie de cartão de crédito pré-pago. Você pode pedir em máquinas de recarga, lojas e ou pelo site.
Então, nessa modalidade, o cartão possui um custo de R$ 3 reais e pode ser devolvido nos postos da rede ou diretamente para o cobrador. Para isso, você não cadastra o cartão no site.
Essa é a modalidade ideal para quem está no Rio de Janeiro ou região metropolitana a turismo, trabalho ou passeio e que não pretende ficar muito tempo na cidade.
Dicas do cartão RioCard
Em contrapartida, além de aprender o que é e como fazer cartão RioCard com segurança, muitos benefícios e poucas taxas conhecer algumas dicas sobre o cartão, como por exemplo:
1 – Gratuidade
A princípio, se você tem mais de 65 anos, atende ao decreto 46.125/17, estudante da rede SEEDUC necessita do transporte para tratamentos médicos, medicamentosos sem interrupção ou atende às legislações de gratuidade do RJ, pode fazer cartão RioCard e usufruir da gratuidade no transporte público.
2 – Clube de Vantagens
Sim! Uma das coisas mais legais em entender como funciona para fazer cartão RioCard com muitos benefícios e poucas taxas é, justamente, o Clube de Vantagens! Esse programa oferece descontos para os clientes e parceiros do serviço.
Esse desconto vale para uma série de estabelecimentos e serviços, que variam desde drogarias, salões de beleza, portais de emprego, cursos online, passeios turísticos e até mesmo óticas!
Muito legal, não é mesmo? Além de ter a facilidade na hora de usar o transporte público, ainda ganha um descontinho para alguns serviços. O nosso bolso, sem dúvidas, agradece o clube de vantagens da RioCard!
Informação importante sobre se é confiável
Algumas pessoas ainda usam os cartões antigos, como o Bilhete Único Carioca e versões Mastercard Gold, por exemplo. Entretanto, esses cartões antigos precisarão ser trocados pelo novo cartão.
Então, um dos grandes motivos de saber como funciona para fazer cartão RioCard, suas vantagens e tarifas é por conta dessa mudança que só essa nova versão aceita na cidade.
Nesse caso, analise suas necessidades de movimentação na cidade para escolher a melhor modalidade disponível para pedir o seu sem problemas e com muita facilidade.
Além disso, o cliente que fazer cartão RioCard terá acesso a outros benefícios que vale a pena conhecer, como a economia, por exemplo. Isso porque quando se tem esse cartão, os descontos oferecidos são tantos que o cliente não vai querer nenhum outro meio de pagamento. Portanto, analise antes e peça o seu o quanto antes, apenas se for útil.
Confira: