Publicidade

in

Juros compostos – Entenda sobre eles

Imagem Destaque Entenda um pouco sobre juros compostos
Imagem Destaque Entenda um pouco sobre juros compostos

Hoje nós vamos falar um pouco neste artigo sobre o incrível poder dos juros simples e compostos! Então se você não sabe como funciona, continue com a gente e descubra tudo sobre estes juros que podem te deixar rico!

Publicidade

Antes de mais nada, se você é novo aqui em nosso site, não se esqueça de continuar acompanhando todos os nossos outros artigos, sempre repletos de dicas e conteúdos exclusivos para você! Aqui você vai encontrar diversos artigos sobre cartões, finanças e muito mais! Então vem com a gente e descubra todas as novidades deste mundo financeiro!

Publicidade

Publicidade

Nesse artigo você vai entender que existe 2 tipos de juros, simples e compostos. Aquele que você viu na escola e fazia conta achando que nunca ia usar aquilo, chegou na vida adulta e você viu que eles existem.

Publicidade

Se você perdeu essa aula achando que não servia para sua vida ela serve sim e é muito importante. Hoje vou te dar essa aula de matemática! Sempre gostei daquele quadro com giz, mas aqui não tem isso. Vamos fazer contas para você entender a diferença entre juros simples e compostos.

Publicidade

Os Juros simples

O Juros simples
O Juros simples (Foto: Divulgação)
  • No juros simples você tem 100 reais e investe com taxa de 10% ao mês. No primeiro mês você terá 10 reais mais os 100 de capital que dá 110 reais.
  • No segundo mês é a mesma conta somado com o montante do mês anterior, 110 mais 10 que vai dar 120 reais.
  • No terceiro mês é a mesma conta somado com os meses anteriores, que é 120 mais 10 que dá 130 reais. Acho que juros simples ficou claro para você entender agora não é mesmo?

Os Juros Compostos

Os Juros Compostos
Os Juros Compostos (Foto: Divulgação)
Agora vamos fazer conta de juros compostos para entender essa maravilha! Você tem capital inicial de 100 reais e taxa de juros de 10% ao mês.
  • No primeiro mês você tem 100×10% dando 10 e somando ao capital de 100 dando 110.
  • No segundo mês seu capital não é mais 100 porque são juros compostos. Você pega o valor do mês anterior, 110 multiplicado pela taxa de juros de 10% dando 11 reais. Você soma 110 mais 11 que dá 121 reais. A mágica já começou e já é diferente dos juros simples.
Nos juros simples era 120 reais, nos juros temos 121 reais. Os juros trabalhando ao seu favor. Você que já trabalha com juros compostos sabe a maravilha
que é ter juros compostos trabalhando para você todo dia!
  • No terceiro mês pega o valor do mês anterior de 121 reais e multiplica por 10%
que dá 12,10 que será somado com 121 e vai dar 133,10 reais. Nos juros simples seria 130 reais, nos juros compostos temos 133,10 reais.
Está gostando? Os juros simples se baseiam sempre no capital inicial de 100 reais. Os juros compostos pegam o mês anterior e rendem juros sobre juros. Entendeu os juros sobre juros? Comenta aqui em baixo!

A formula do juro simples seria essa:

  • J:C x i x t
  • M= J+C

A dos juros compostos seria o seguinte:

  • M: C x (1+i)t

Hoje em dia tem vários simuladores e você não precisa calcular tudo sozinho. O simulador faz tudo por você e tem milhares na internet de fácil acesso. A ideia é que você entenda a diferença dos juros simples e compostos para não ficar com dúvidas quando falamos de aplicações financeiras.

Supondo que você tem capital de 100 mil reais e investiu durante 120 meses,10 anos
numa taxa de juros de 1% ao mês olha a diferença de juros simples e compostos:
tabela juros
tabela juros (Foto: DIvulgação)

Os juros simples dão 220 mil reais em 10 anos e os juros compostos dão 330 mil. Olha a diferença de presente para quem sabe investir!

Publicidade

Publicidade

Vamos analisar outro gráfico supondo que você está cheio de dívidas. Vamos ver como os juros compostos podem ferrar você. Se você deve mil reais no cartão de crédito durante 1 ano com uma taxa média de 15% ao mês, no final do ano você deverá 5 mil reais:
Cartão
tabela juros cartão (Foto: Divulgação)

Um minuto de silêncio. O que eu quero que você compreenda com esse artigo? Utilize os juros compostos ao seu favor e não contra você! Use e abuse de juros para investir e nunca para se endividar. Se ainda tem duvida, clique aqui e veja o video onde fala um pouco sobre isso!

Espero que você tenha gostado deste nosso artigo onde conseguimos lhe dar mais detalhes sobre como funciona tudo isso! Não se esqueça de continuar acompanhando nossos outros artigos, até a próxima!

Acompanhe também:

Publicidade

 

Publicidade