Publicidade

O que é CDB e como investir para render mais

Anúncios

Quer saber o que é CDB, como funciona, qual é o rendimento e desvantagens? CDB é bom negócios para investir? Venha conosco, pois o artigo é inteiramente sobre isso.

Uma das principais dúvidas que os investidores têm quando começam seus negócios é saber exatamente o que é o CDB e como ele funciona.

Publicidade

A sigla CDB é nada mais, nada menos, do que o Certificado de Depósito Bancário. Sobretudo, esse é o nome correto para o investimento tão falado no ambiente de investidores, o que é de suma importância saber antes de investir.

Neste caso, não é inteligente, nem devemos pensar em investir em algo, sem saber exatamente como funciona, muito menos sem saber o que é, neste caso o CDB.

Anúncios

Porém, não adianta só saber o nome, é preciso saber o que significa a sigla CDB e manter uma relação mais íntima com ele, para que seu investimento renda ainda mais.

O que é CDB afinal de contas?

O que é CDB, como funciona, qual é o rendimento e onde  investir.
CDB na tela. (Foto: Reprodução)

Nesse sentido, você pode ser o investidor que ajuda o banco emprestar esse dinheiro ou, ser a pessoa que pega esse dinheiro emprestado.

Pode parecer confuso o que estamos falando, porém você já vai entender certinho o que isso significa, sobretudo em relação direta ao CDB.

Tentando ser mais claros, funciona assim: quando o banco precisa de capital para emprestar dinheiro a outras pessoas, ele procura nos próprios clientes. Aqueles que estão dispostos a investir esse dinheiro. Ou seja, o cliente investe no banco para ajudar o próprio banco e assim ele empresta dinheiro para outras pessoas.

Por sua vez, o banco pega esse dinheiro, que você está cedendo, e por fim com juros e correção te devolve com ao final do processo. Lembrando que devolve com juros e correção também.

E, é assim que funciona o CDB.

Anúncios

Taxas ao investir em CDB

De acordo com o que pesquisamos, o CDB tem uma boa rentabilidade. Esse é o ponto que você deve prestar bastante atenção. Contudo, a má notícia é que se ele tem taxas a serem cobradas. Mas, vamos entender melhor como funcionam essas taxas agora!

A princípio, existe o imposto de renda de acordo com a o valor da rentabilidade do CDB. No entanto, na maioria dos investimentos ocorre isso naturalmente, então, no CDB não dá pra fugir disso também.

A cobrança gerada fica em torno de 22% a 15% sobre o dinheiro que rendeu do seu investimento. Então, para fazer um bom negócio e melhor, e aconselhamos que deixe passar dois anos para mais, e assim a taxa gerada é de 15% do valor que rendeu o seu CDB.

Além disso, tenha paciência, tranquilidade e dê mais tempo para suas aplicações. Outra dica importante é procurar uma corretora que cobra menos taxas de CDB na hora da aplicação. Saiba que existem algumas. Vamos fazer uma lista das melhores corretoras logo mais no artigo.

Anúncios


Desvantagens no CDB

Uma das principais desvantagens de investir em CDB é que se você tirar o dinheiro entes do prazo pode ter perda. Então, este é um detalhe a se pensar. Contudo, não estamos falando aqui de perder a rentabilidade, pois o negócio é um pouco mais profundo que isso.

Nesse sentido, então, além da rentabilidade você ainda corre um grande risco de perder uma boa parte do capital investido em CDB. No entanto, isso é algo que ninguém quer que aconteça, não é?

Isto porque, quando você investe em CDB, ou qualquer aplicação que seja de renda fixa – empresta dinheiro para o banco. Como dissemos ali acima. A instituição tem a esperança de que você cumpra com seu tempo. Ou seja, que tenha o compromisso de deixar seu dinheiro durante o tempo pré-estabelecido.

Anúncios


Então, a partir do momento que retira o dinheiro antes do tempo, terá danos. Do mesmo modo, as instituições desejam que você cumpra com a promessa de deixar por aquele tempo o dinheiro. Pois, eles te prometem que este dinheiro iria retornar com correção e juros de volva a você.

 Em resumo, se você garantiu para banco e não cumpriu com a promessa, certamente ele também vai, a partir daí garantir o juros a você. Quer ter certeza que seu CDB vai render corretamente? Então, deixe-o lá quietinho no banco até cumprir o tempo!

O que fazer para Render mais?

Para seu CDB rende mais você precisa tomar algumas atitudes, entretanto, a primeira delas é fazer o que está fazendo nesse momento. Ou seja, estudando sobre o investimento que pretende colocar seu dinheiro. Ver como o CDB  funciona é primordial para não ter surpresas mais pra frente.

Anúncios


O segundo ponto, é descobrir onde pode fazer um investimento de CDB com a garantia de ganhar mais. Procurar corretoras com investimentos com liquidez diária é interessante. Sobretudo, a liquidez diária é onde você pode retirar a qualquer momento o dinheiro sem prejuízos. Se esse for seu caso e suas dúvidas, ou seja, a sua grande preocupação.

E por terceiro, caso você não já esteja investindo em CDB não tire seu dinheiro antes do vencimento, pois só assim você terá a liquidez necessária e seu dinheiro vai render por completo.

Corretores para investir em CDBs

Plataforma Easynvest.(Foto: Reprodução)

CDB vale à pena?

Todo o investimento tem que ser bem cuidado, bem como o CDB. Como dissemos, estudar, saber como ele funciona, e entender sobre onde está investindo seu dinheiro é crucial. Investir por modinha ou por que todos falam sobre isso, não! Depois disso, é também muito importante escolher uma boa corretora, ou seja aquelas com liquidez diária. Podem ser essas que indicamos no artigo, ou outras que você venha conhecer. Mas, faça com que seu dinheiro renda de acordo com o que você deseja.

Existem diversas corretoras com preços e maneiras de investir. A corretora é primordial na hora do investimento, além de ser importante, então, antes de qualquer coisa faça um apanhado das corretoras e valores. Logo após isso, ter em mente o que você quer com seu dinheiro. Entre outras coisas, estudar a fundo cada investimento como, por exemplo, o CDB.

A partir da hora que você entra numa corretora veja como funciona as taxas, como vai ser o final do investimento e se é garantido. O CDB tem suas desvantagens, mas se souber de todos os detalhes, se torna um ótimo negócio! No mais , você terá que esperar pra completar o prazo e assim pode fazer seu investimento com tranquilidade!

Gostou do artigo então deixe um comentário se tiver dúvidas ou alguma opinião respeito.

Leia também:

https://vivaocredito.com.br/vale-a-pena-estar-investindo-dinheiro-na-poupanca/
// Investimento

Fundo de Investimento Imobiliário: Como Funciona?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) são fundos compostos por investimentos do setor imobiliário. Basicamente, eles podem ser classificados em dois tipos:  Fundos de tijolo: estes são fundos que possuem imóveis físicos, como shoppings centers, edifícios empresariais e hotéis.  Fundos de papel: o patrimônio é composto por aplicações financeiras do setor imobiliário, por exemplo, LCI, …

O que é CDB e como investir para render mais Leia mais »

CONTINUAR LENDO