Publicidade

O que é Certificado de Depósito Interbancário CDI

Certificado de Deposito Interbancário

Você sabe o que é Certificado de Depósito Interbancário (CDI) a taxa de rentabilidade das aplicações bancárias? Conhecida também como captação ou aplicação de recursos excedentes entre os bancos?

Publicidade

O Certificado de Depósito Interbancário de 1980, o famoso CDI. Para entender o que é a taxa CDI a principal referência de rentabilidade das aplicações da taxa fixa. Fizemos o artigo especial e exclusivo referente às dúvidas sobre o indicador de taxa fixa para que você entenda como funciona e qual a utilidade do CDI em suas aplicações bancárias.

Publicidade

O certificado de depósito interbancário é um regulador de empréstimo de prazo curto relacionadas as instituições. No entanto o CDI é mais conhecido como o índice de referência de investimentos. Vamos entender o porquê é usado e como funciona em nossas negociações bancarias.

O que é o CDI (Certificado de Deposito Interbancário)

O que é Certificado de Depósito Interbancário (CDI) a taxa de rentabilidade das aplicações bancárias, captação ou aplicação de recursos excedentes?

O Certificado de Depósito Interbancário é um taxa mensal de referência, ou seja, o incide de referência de investimentos com rendimentos que são conectados ao CDI. Sobretudo é o percentual para determinar o quanto rendeu o seu empreendimento, seja na poupança ou em outro investimento que se refere à instituição bancária.

Os bancos usam o CDI como índice que baseia e determinar a proporção do dinheiro que um banco necessita em relação a empréstimo que oferece para seus clientes.

De acordo com o Banco Central as instituições a fim de proteger suas economias e os riscos de quebrar devem evitar o saldo negativo do CDI. Portanto as instruções financeiras que realizam empréstimo e transações interbancárias, fazem Certificado de Depósito Interbancário. Um empréstimo é feito de acordo com o certificado de deposito Interbancário.

Por que os bancos usam o Certificado de Depósito Interbancário, entenda!

Via de regra os bancos, por conta do Banco Central, tem a exigência de utilizar o Certificado de Depósito Interbancário, quando estão com saldo negativo. Em outras palavras, as instruções bancárias precisam fechar seu dia e ter o índice medido através do Certificado de Depósito Interbancário para que saiam com saldo positivo. Com o CDI se determina a proporção do dinheiro de cada banco e a relação dele aos empréstimos que oferece a seus clientes.

No entanto, se por acaso algum banco não fecha dia com saldo positivo ele terá que emprestar recursos de outro banco para que não descumpra essa regra. Todavia, o Certificado de Depósito Interbancário título que envolve essas operações bancárias.

Existe relação entre a taxa CDI e a taxa Selic?

O Certificado de Depósito Interbancário é uma taxa que sempre fica abaixo da taxa de juros Selic, porém elas tem valores parecidos no decorrer do tempo. Entretanto a taxa CDI reflete das operações feitas entre os bancos, enquanto a Selic é a taxa básica de juros da economia.

A taxa Selic influencia todas as outras taxas de juros que os bancos cobram ao conceder um empréstimo, por exemplo. É também fluente quando um investidor recebe ao realizar alguma aplicação. O nome Selic vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, exercido pelo Banco Central. Sobretudo, a taxa Selic reflete na média registrada das operações feitas nas instituições.

Leia também: Cartão Ourocard Banco do Brasil – Como Solicitar?

Como funciona e como se relaciona com seus investimentos

Mas, o que a Certificado de Depósito Interbancário tem em relação aos investimentos que você faz nos bancos? Será que o CDI tem a mesma relação que a taxa Selic tem em algumas funções para quando você investe ou empresta dinheiro de algum banco?

Vamos falar um pouco sobre isso!

Como já vi no decorrer do artigo CDI acompanha a taxa Selic, porém sempre está mais baixa e é um indicador entre as instituições bancárias, sobretudo tem função diferentes.

CDO é um título não acessível para as pessoas físicas e a única coisa que ela tem relação com as pessoas são os juros. Ao realizarmos um empréstimo a cobrança de juros provinda dessa relação interbancária pode recair em nossos negócios. Portanto, a relação dela é mais próxima do empréstimo entre um banco e outro, do que a nos pessoas físicas.

No entanto, as operações são registradas na base e é calculada a média de juros no certificado interbancário de todo o mercado.

A taxa afeta de algum modo nossos investimentos, como?

E o CDI é importante para economia sim. Então não somente para as relações entre as instituições bancarias. Sobretudo o CDI não é um investimento que o banco oferece como produto, mas é usada na maioria dos investimentos em renda fixa.

Além disso, sabe-se que existem investimentos que acompanho a taxa do CDI, ou seja, é de suma importância estar atento as variações dele. Sendo que o CDI atua de forma diferente no mercado que envolve diferentes ativos do setor financeiro.

Resumo!

Em resumo o CDI é algo importante para com o seu relacionamento com investimentos, porém ele não é um investimento. Por outro lado, o CDI é um indexador de tipos de investimentos. Então para melhor compreender, serve como referência para diversos investimentos em renda fixa oferecido através de instituições bancárias. O certificado de depósito interbancário representa uma taxa de juros entre bancos instituições financeiras.

E também se assemelha a taxa Selic, pois é uma referência para os investimento de CDB, LCI e LCA. Além disso, também os fundos de renda fixa e fundos de multimercados. Contudo, todo investimento que você for fizer tem um percentual sobre a taxa. É importante saber isto, entretanto, para que serve e sua variação na rentabilidade do investimento, caso haja.

Então o CDI vai avaliar a rentabilidade de investimentos como por exemplo os de renda fixa. Por outro lado a investimentos que esperam superar o Certificado de Depósito interbancário que são os fundos multimercados. CDI e outros assuntos como este podem ser sugestionados através de comentários. Então, caso tenha duvidas, sugestões ou dicas deixe um comentário. Assim que pudermos responderemos.

Antes de qualquer negócios, seja bancário ou não, faça uma pesquisa e se informe, para não perder dinheiro! A desinformação pode ser uma armadilha para entrar em maus negócios. Boa Sorte!