Carregando sua Recomendação...

O que É Trabalho Informal: O que Significa e Tipos Diferentes!

o que é trabalho informal

A princípio, ter conhecimento de o que é trabalho informal e o que significa cada um dos tipos disponibilizados no mercado nos dias de hoje, fará com que você saiba as vantagens e as desvantagens de trabalha dessa maneira.

Além disso, na hora de buscar sobre o que é trabalho informal de fato e o que significa cada um dos tipos disponibilizados no mercado fará com que você abra seus olhos e defina se compensa ou não esse estilo de vida para você.

Então, no decorrer desse artigo, mostraremos mais informações de o que é trabalho informal, como funciona, o que significa cada tipo disponível e tire suas conclusões sobre se compensa ou não trabalhar assim. Boa leitura!

O que é trabalho informal?

Antes de qualquer coisa, saber o que é trabalho informal e o que significa esse termo na prática é algo muito importante, ainda mais pelo crescimento de vários tipos de opções disponíveis no mercado.

Conforme informações do próprio IBGE, o trabalho informal é a categoria que compreende os trabalhadores informais que não possuem carteira assinada, mas que ainda assim exercem algum tipo de trabalho.

Aliás, também se considera trabalho informal os empregados que são da área domésticos, empregador sem CNPJ, trabalhador familiar, ajudantes e até mesmo aqueles que trabalham por conta própria.

Sendo assim, o trabalhador informal é aquele que faz atividades sem carteira assinada ou até mesmo sem CNPJ. Nesse sentido, é necessário que saiba disso porque muitas pessoas acreditam que um autônomo não tem trabalho informal. Entretanto, se a pessoa em questão não tem CNPJ, tem opção sim de se considerar um trabalhador informal.

Nesse caso, é comum que procure também por outros meios de serviços no meio desses ramo, como trabalhos autônomos que dá dinheiro e até mesmo lá na frente que faça investimentos em renda fixa para aumentar ainda mais sua grana com segurança sempre.

O que é trabalho informal: Quem se considera nesse grupo?

Por outro lado, é considerado trabalho informal todo aquele que acontece sem ter carteira assinada ou CNPJ o que significa que tem um público específico.  A seguir, separamos alguns modelos desses serviços, como por exemplo:

  • A princípio, Feirantes;
  • Autônomos;
  • Freelancers;
  • Motoristas próprios de apps;
  • Catadores de recicláveis;
  • Vendedores de diferentes modalidades;
  • Pedreiros;
  • Empregados Domésticas;
  • Panfleteiros;
  • Pintores.
O Que Significa Trabalho Informal e Seus Tipos
O Que Significa Trabalho Informal e Seus Tipos (Foto: Reprodução)

Será que MEI é considerado nesse ramo?

Em contrapartida, no processo de identificação de o que é trabalho informal e como funciona é comum que tenha dúvidas sobre se o MEI está ou não nesse segmento de empregos no Brasil.

Em resumo, a resposta bem direta nesse situação é que não. Isso, porque essa categoria criada como o foco de tirar os brasileiros do trabalho informal que trabalhavam sem ter nenhuma lei para ajudarem.

Sendo assim, ao abrir um MEI, além de ganhar um n° de CNPJ também faz a contribuição com o INSS.  Desse modo, terá acesso a muitos benefícios sociais que compensa conhecer também, como:

  • Direito a aposentadoria por idade e também por invalidez quando necessário;
  • Benefício do salário-maternidade;
  • Auxílio-doença, entre muitos outros benefícios disponibilizados.

Vantagens do trabalho informal

De acordo com o que mencionamos em outros momentos desse artigo, no processo de entender o que é serviço informal e quais os tipos disponíveis entendemos que existem algumas vantagens e desvantagens que compensa conhecer, como por exemplo:

Vantagens

  • Uma das principais vantagens é de autonomia da pessoa em questão;
  • Isso sem contar na grande liberdade para criação e produção que tem quando comparado com outros serviços;
  • Aliás, a flexibilidade de horários e folgas são diferenciadas também;
  • rendimentos rápidos e visivelmente na hora;
  • Menores burocracia ao entender o que é serviço informal;
  • Opção de parar de trabalhar ou trocar a prestação de serviço sem a necessidade do aviso prévio;
  • E para concluir, também amparado pela Previdência Social, desde que contribua todos os meses para ter seus direitos que o Brasil garante para a pessoa.

Desvantagens

  • Entretanto, uma grande desvantagem nesse modelo é a variação da renda mensal;
  • Não existe a opção de carteira assinada nessa modalidade;
  • Nesse modelo não se tira férias remuneradas, 13° salário, vale-transporte e outros benefícios comuns para quem presta serviço com carteira assinada e muito mais.

Principais pontos que diferenciam um trabalho informal do formal

A princípio, um detalhe interessante em se considerar na hora de entende o que é trabalho informal é compreender as diferenças desse modelo de emprego com o formal na prática.

Em resumo, de uma maneira bem simples, considera-se trabalho formal a atividade faz com uma instituição veiculo. Ou seja, isso significa que através da carteira assinada, seguindo padrões das leis do segmento do Governo e dando ao trabalhador e patrão todos os direitos para ambos os lados.

Porém, já o trabalho informal é aquele em que a pessoa não tem carteira assinada. E também não tem a disposição os direitos do segmento e todas as leis a seu favor como acontece com a primeira opção do mercado.

Ou seja, em questão de segurança, o trabalho formal é diferenciado nesse caso por oferecer realmente opções de benefícios melhores. Juntamente com salário mensal e também os seguros que as empresas e o governo oferece. Porém, na questão de qualidade de vida, a pessoa que trabalha com a estrutura informal tem maior liberdade na hora de escolher horário, serviço e tempo de entrega. Como mencionamos, realmente existem vantagens e desvantagens nesses dois ambientes que mencionamos.

Conclusão

Por fim, após tantas questões sobre o que é trabalho informal e como funciona esse sistema percebemos que existem muitas qualidades que compensa investir nesse formato de emprego.

Além disso, é extremamente importante que analise com mais tranquilidade todos esses benefícios para que realmente saiba qual é melhor para a sua situação de vida nos dias de hoje.

Isso sem contar que ao compreender o que é e como funciona esse sistema de serviço a pessoa já define em sua mente o que é bom e não para si, incluindo os trabalhos que está disposto a prestar. Ou seja, compensa e muito analisar as qualidades que ele oferece para realmente aproveitar e não se prejudicar no futuro.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.