Publicidade


Qual a melhor opção de empréstimo para MEI adequado para sua empresa

O micro empreendedor MEI tem uma grande vantagem e incentivo para expandir ainda mais os seus negócios. Estamos falando sobre a opção de empréstimo e crédito para MEI – Micro Empreendedor Individual. Sobretudo, um em particular é bem interessante, o empréstimo MEI liberado pelo Governo Federal.  Quer saber sobre isso? Acompanhe-nos e veja todos os detalhes e qual a melhor opção de empréstimo para MEI que você deveria fazer.

Publicidade


Existem diversas formas e opções de empréstimo para o empreendedor MEI. Opções variadas, com taxas e prazos diversificados na hora da quitação. Contudo, o usuário do MEI pode escolher um empréstimo mais adequada para seu estilo de empreendimento, seja dos bancos particulares ou mesmo o do Governo Federal.

Publicidade


As categorias vão desde empréstimo com garantia de imóveis, linha de microcrédito e também o capital de giro. Vamos acompanhar todas essas possibilidades de empréstimo para MEI? Veja logo abaixo.

Como funciona o empréstimo para MEI

O microempreendedor individual tem recebido diversos incentivos para melhorar sua empresa, além de ajudar na economia e ter uma grana extra. O micro empreendedor é um trabalhador forte que pode alavancar o país.

Publicidade


A princípio muitos empreendedores que se utilizam do MEI estão sofrendo por conta da pandemia do Corona vírus, porém para não fechar as portas o Governo concede a esses empreendedores benefício do empréstimo para MEI.

Antes de falar das opção de empréstimo para MEI, é importante entender como que funciona a linha de crédito para este tipo de produto.

Ah, lembrando que não é só a Caixa Federal que libera essa opção de empréstimo para MEI, mas os demais bancos como, por exemplo, Santander, Banco do Brasil, Itaú também fazem isso. A linha de crédito para empréstimo MEI pode ser escolhida a qualquer momento. No entanto, o dinheiro deve ser solicitado para e usado como benefício da empresa.

Sobretudo, ao pedir o empréstimo MEI – Micro Empreendedor Individual como opção de crédito, saiba que na avaliação, a instituição financeira vai pesquisar a respeito. É importante, antes de pedir qualquer crédito, que faça um comparativo de todas as opções para fazer o planejamento do orçamento.

Publicidade


Taxas e juros do empréstimo MEI

Melhor opção de empréstimo para MEI - Micro empreendedor individual adequado para sua empresa
Imagem: Divulgação.

Todo aquele que tem o registro no MEI pode pedir a redução das taxas de juros na hora de solicitar um empréstimo. Isto serve para empréstimo MEI do Governo, bem como, das outras instituições. A menos que sua escolha for à do empréstimo com garantia, as taxas são mais baixas. As taxas do empréstimo com garantias são muito baixo, sobretudo, as taxas já são menores, mesmo sem ser da categoria empréstimo MEI. Ainda sobre as taxas e juros, algumas empresas iniciam as parcelas com menos de 1% ao mês.

Portanto, escolha bem qual banco irá fazer o empréstimo Mei, pois cada instituição sofre diferenças nas taxas. Todavia, é fundamental pesquisar para escolher as menores taxas.

Conheça agora os tipos de empréstimo para MEI

1. Empréstimo MEI com garantia de imóvel

Esta é uma das mais procuradas e melhores opções de empréstimo para o microempreendedor MEI. Isso porque deve ser a mais usada na hora dos empreendedores pagarem dívidas na empresa, bem como, as dívidas pessoais. O crédito de empréstimo com garantia de imóveis serve também para capital de giro e reformas.

Este tipo de empréstimo funciona quando o empreendedor coloca um imóvel em garantia. Contudo, o empréstimo com garantia de imóvel é uma opção das melhores quando se precisa sair das dívidas. Além disso, usa-se também para pagar as contas da empresa, sem que seja necessário utilizar suas reservas pessoais.

Publicidade


Para solicitar o empréstimo, é necessário transferir o imóvel para o banco, ou instituição financeira que pretende negociar. Esse processo é feito indiretamente para assegurar o pagamento do empréstimo no decorrer do tempo.   

Este procedimento funciona como o refinanciamento, mas seu diferencial são as menores taxas de juros. Entretanto,  uma opção das mais tradicionais linhas de crédito na categoria empréstimo. Além disso, uma grande vantagem desse empréstimo é que o valor pode chegar a 60% do total do imóvel.

2. Microcrédito

O empréstimo da categoria microcrédito é também uma opção de crédito para MEI. A princípio os créditos oferecidos ajudam nas atividades do micro empreendedor. Ao solicitar esse empréstimo MEI, o empreendedor será avaliado e receberá o valor proporcional ao porte da empresa. Isto é, dependendo do tamanho da empresas será o valor do crédito, ou seja, quanto maior valores menores.

O empréstimo é cedido a partir do momento que o empreendedor demonstre a onde aplicará o crédito. No entanto, para garantir o crédito, os interessados deverão apresentar suas projeções e resultados. Todavia, para solicitar, terá que apresentar o RG, CPF, comprovante de endereço e o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.

Publicidade


Os valores fixados para este empréstimo MEI estão no valor de R$ 300,00 a R$ 15.000,00. O prazo não é longo, porém pode variar de 2 a 4 meses. Além disso, as taxas de juros e condições de pagamento precisam estar de acordo com algum projeto do empreendedor.

3. Capital de Giro

O empréstimo MEI que usa o capital de giro tem como a aplicação das taxas de juros menores, como já foi falado acima. Sendo assim, um tipo de empréstimo para MEI interessante para o empreendedor. Com o objetivo claro de entregar o crédito a partir do adiantamento do valor que a empresa já possui e vai recebe no decorrer de um tempo.

O que acontece com esse empréstimo é que ao terminar esse período de “carência” sem taxas de juros cobradas, o empréstimo de capital de giro começam a vincular entre  1,5% e 2,5% ao mês. Mas, uma desvantagem é o limite dos valores disponíveis para as empresas que são baixas.

4. Cheque Especial Pessoa Jurídica

O cheque especial para empréstimo  MEI, segue a regra do convencional, ou seja, aquele conhecido de todos. Sobretudo, a única diferença é que este crédito é direcionado para a empresa. Para solicitar o crédito, o empreendedor precisa ser pré-aprovado.  

Publicidade


As instituições financeiras emitem a Declaração de Imposto de Renda ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). No cheque especial, o empréstimo tem taxas de juros maiores, em de 10% a 16%.

Leia também: Conheça a previdência Caixa Econômica Federal!

Documentos para o empreendedor solicitar empréstimo para MEI

Em primeiro lugar, tenha em mente que cada banco exige suas regras próprias. Desse modo veja os documentais mais comuns para essa transação.

  • RG, CPF e comprovante de residência
  • CNPJ e certidão da empresa
  • Comprovante de endereço da empresa
  • Dados da sua conta bancária
  • Antecedentes criminais – em algumas instituições
  • Plano de negócio
  • Extrato bancário de no mínimo 3 meses da empresa
  • Documento de fluxo de caixa
  • Declaração de Imposto de Renda

Então, concluímos que…

Os bancos e instituições que oferecem esse empréstimo ao micro empreendedor. Microcrédito é uma vantagem de crédito para MEI – Micro Empreendedor Individual, sendo assim, aproveite as oportunidades e faça uma simulação. Apresentamos duas formas a baixo para fazerem sua pesquisa, confira!

Publicidade


As taxas são variadas, portanto vale à pena consultar e fazer uma simulação. Você que quer crédito e é um MEI – Micro Empreendedor Individual pode planejar a partir de agora! Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário.