Publicidade

Veja como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito e aproveite!

pagamento do cartão de crédito

Você sabe como funciona o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito, com ou sem juros? Sabia que tem novas regras para esse tipo de pagamento dependendo de cada banco?

Publicidade

Então, pensando nisso, falaremos melhor sobre como funciona o pagamento mínimo da fatura do seu cartão de crédito, se terá juros e outras taxas e muito mais.

Publicidade

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito?

A princípio, para não ficar com dívidas, o cliente precisa pagar ao menos 15% do pagamento do cartão de crédito (mínimo) até o vencimento da fatura.

Assim, o restante da dívida fica para o mês seguinte, sujeito aos juros do cartão considerados alto por atraso do pagamento do cartão de crédito.

Contudo, mesmo que o Serasa oferece renegociação para Inadimplência, não é bom ficar abusando da sorte. Assim, entendo como funciona o pagamento do mínimo da fatura do cartão do crédito com o mínimo de juros possível.

Como funciona o pagamento
Como funciona o pagamento (Foto: Reprodução)

Por outro lado, no mês seguinte, o cliente recebe a fatura com o saldo da dívida do mês anterior. Aliás, com os juros para o pagamento do cartão de crédito.

Entretanto, se não fizer o pagamento da fatura do cartão de crédito completo, como funciona? Em resumo, o cliente pode, então, fazer o pagamento mínimo de 15%, no mesmo processo anterior.

Aliás, por isso que não adianta saber qual cartão é mais fácil de aprovar para depois entrar nessa famosa “bola de neve” e se endividar ainda mais.

O que muda no pagamento da fatura mínima do cartão de crédito?

Em resumo, o cliente que não conseguir fazer o pagamento completo de sua fatura do cartão de crédito pagara o mínimo de 15% apenas por um mês.

Ou seja, na próxima , ele não poderá repetir o processo como era antes. Pois o banco é obrigado a oferecer uma linha de crédito para que o cliente parcele a sua dívida sem a necessidade de negociação de dívida no Serasa, por exemplo.

Entretanto, o cliente negocia então um prazo e uma taxa de juros para o pagamento do cartão de crédito.

O que muda no pagamento
O que muda no pagamento (Foto: Reprodução)

Por outro lado, em vez de alongar sua dívida fazendo o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito por vários meses. O cliente assumirá o financiamento de sua dívida com prazo determinado e juros menores.

Aliás, é importante destacar que, pelas novas regras, o cliente ainda pode fazer o pagamento do cartão de crédito completo de sua dívida a qualquer momento. Isso mesmo antes do vencimento da próxima parcela, por exemplo.

Foi bom essa mudança no pagamento mínimo da fatura?

Depois de entender como funciona o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito antes e depois dessa mudança, chegou o momento de saber se é ou não tudo isso.

Com taxas menores, o valor final pago pelos clientes ao fim do parcelamento acaba ficando mais baixo do que seriam com juros rotativos do pagamento do cartão de crédito.

Entretanto, o cliente fica sujeito a parcelas maiores do que pagaria caso fizesse o pagamento mínimo da fatura por vários meses, por exemplo.

Mas a questão é se essas mudanças foi para o bem ou não do cliente. Afinal, como pagar conta com o cartão de crédito foi uma novidade boa, essa regra de pagamento mínimo do cartão de crédito é bom sim e simples de entender como funciona.

O que fazer para quem já tem dívidas no cartão?

Em resumo, para quem já está endividado,  recomenda-se a procura de crédito mais barato antes de ficar sujeitos aos juros com o pagamento mínimo excluído.

Contudo, entre os exemplos estão créditos pessoais a juros menores, como o consignado, além da procura do banco com mais vantagens.

O que fazer para quem já tem dívidas
O que fazer para quem já tem dívidas (Foto: Reprodução)

Aliás, a maior das recomendações é que o cliente que se encontra com dívidas tenha em mente que outro cartão não será a solução. Mas sim renegociar com o banco da melhor maneira possível.

Por outro lado, uma boa educação financeira depois da quitação da dívida é importante. Isso porque de nada adianta o pagamento completo da dívida, e no mês seguinte pagar o mínimo da fatura do cartão novamente.

Portanto, um bom controle financeiro é importante para que se torne um bom cliente.

Vale a pena pagar o mínimo do cartão?

Por fim, ficou claro de que em momentos de necessidade o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito gera juros e não é muito bom.

Ou seja, tente ao máximo arcar com as dívidas corretamente evitando problemas com seu nome e com outras lojas.

Veja também:

AVISO IMPORTANTE

Cartão de Crédito Pré-Aprovado?

VEJA COMO SOLICITAR ➝