Está planejando uma viagem ou pretende ir morar fora do Brasil? Conheça os 15 países mais seguros do mundo e descubra o destino ideal para sua viagem.
Encontre aqui detalhes como índice de criminalidade, nível de educação da sociedade e outros pontos que tornam esses países seguros. Com base nessas informações fica fácil decidir para onde ir nas férias.
Outros detalhes mencionados são o quão desenvolvidas essas nações seguras são. No final ainda encontra uma explicação detalhada do porquê o Brasil infelizmente não aparece nesse ranking ainda! Tudo isso explicado de forma sucinta e objetiva, tenha uma boa leitura!
1. Islândia
O primeiro país mais seguro do mundo é a Islândia, antes de tudo, saiba que essa é uma nação pequena, tendo um território de apenas 103.000 km² e tem apenas 372.520 habitantes (dados da ONU/2021).
Um dos pontos que torna a Islândia uma nação extremamente segura é o baixo índice de criminalidade, em pesquisa os habitantes relatam que não sentem medo de andar sozinho na rua. Isso porque o índice de assaltos e os outros crimes é bem baixo, mas qual a razão para isso?
Bom, entre vários fatores, um dos mais relevantes é a quantidade de pessoas que têm acesso a ensino de qualidade. Quanto mais a população tem acesso à educação, melhores são as oportunidades que se consegue, não havendo pessoas que buscam a criminalidade por não obterem emprego.
Também a estabilidade política e social, isso significa que os partidos políticos não são corruptos, isso também é reflexo de uma educação de qualidade. Quando um governo não é corrupto, as coisas dão certo, pois, os impostos são direcionados para os lugares certos. Fazendo com que o povo tenha acesso à saúde, educação, saneamento básico, alimentação de qualidade, entre outras coisas.
2. Nova Zelândia
A Nova Zelândia é uma dos países mais seguros do mundo e tem uma baixa taxa de criminalidade em geral, desde crimes gravíssimos como o homicídio, até delitos mais simples como o assalto.
Ademais, o índice de pessoas alfabetizadas é quase 100%, demonstrando que a nação foca em ter um bom investimento na educação básica, um dos pilares que encontra em todos os países mais seguros.
Vale ressaltar que a população é muito unida. Ou seja, há um forte sentimento de comunidade entre os habitantes, se unindo sempre para fazer o melhor para o país.
Nesse sentido, a sociedade, em conjunto com o poder legislativo da nação mais segura, desenvolveu várias políticas de prevenção, acolhendo pessoas em dificuldade, não sendo necessário que essas vão para criminalidade.
Do mesmo modo, eles têm uma política de desarmamento muito forte, por conta de um ataque feito em 2019. Essa foi uma das razões da nação ser segura, já que para conseguir ter acesso a armas de fogo deve atender a vários requisitos.
3. Irlanda (Países mais seguros do mundo)
Em primeiro lugar, a Irlanda é um país que tem fortes políticas contra a criminalidade, apresentando uma lei bem rigorosa com relação a crimes mais severos.
Além disso, a força policial irlandesa é muito efetiva e age muito bem no combate à criminalidade, Óbvio que, por ocorrerem poucos crimes, o trabalho fica mais fácil, já que há mais recursos para serem alocados e resolver os incidentes. Contudo, se está pensando em viajar para a Irlanda, verifique a criminalidade, mesmo que ela ainda seja um país seguro, de 2021 para 2022 a porcentagem de delitos violentos aumentou.
Por outro lado, uma das outras coisas que tornam a Irlanda atrativa é o fato da alta qualidade do seu sistema de saúde que é bem acessível e todos os habitantes têm acesso a exames, atendimentos e medicamentos com facilidade.
Como essa é uma nação desenvolvida, ela tem uma boa aceitação com diferenças culturais, sendo um dos motivos de estrangeiros buscarem morar na Irlanda, um lugar com boa qualidade de vida, ensino, saúde e segurança.
4. Dinamarca
Quando se pensa na Dinamarca logo vem a mente das pessoas “qualidade de vida” e essa percepção está certa, já que o país, é seguro e tem um dos mais baixos índices de criminalidade do planeta.
Se está cogitando morar na Dinamarca, saiba que a população é bem acolhedora. Aliás, esse é o país mais seguro e ideal para quem gosta de ter contato com a natureza, já que a vegetação é um dos pontos mais atrativos.
Contudo, esse lugar apresenta um problema no que diz respeito ao custo de vida. Como há uma baixa incidência de crimes, salários altos, acesso à saúde de qualidade e uma das melhores escolas básicas do mundo, acaba que o custo para morar lá é bem maior. Isso acontece devido ao impostos elevados, que ajudam a manter a qualidade da nação, entregando o que há de melhor em todas as áreas mencionadas.
Em suma, este é um dos países mais seguros do mundo e um ótimo destino para viajar ou morar, mas, os custos da nação são altos. Porém, terá acesso a tudo que precisar com certa facilidade. Continue lendo, há outras nações que precisa conhecer.
5. Áustria (países mais seguros do mundo)
Essa é uma nação pequena da Europa, mas, que tem uma economia bem robusta. Sendo um país seguro e desenvolvido, que consegue ter baixa incidência de crimes violentos.
O incentivo ao ensino na Áustria é grande, já que dados apontam que 98% da população é alfabetizada e muitos até têm formação em nível superior. Desse modo, a qualidade de vida da nação aumenta, já que as pessoas têm altos salários. Todavia, pelo mesmo motivo, o custo de vida local é alto.
Hoje, a Áustria é um dos países que faz um bom trabalho de acolhimento de estrangeiros. Devido à população local estar envelhecendo e as pessoas já não terem tantos filhos quanto antes.
Então, se procura os países mais seguros do mundo, considere a Áustria, pois, essa nação é um lugar belíssimo, com uma população dedicada e com boas condições de vida.
6. Portugal
Portugal é um país conhecido por ter diversos pontos turísticos e também por ser um dos mais seguros do mundo. Nos últimos anos os delitos violentos e até os de menor gravidade tem reduzido. Além disso, a qualidade de vida do lugar é alta. Contudo, há um problema sério de desemprego na nação, por isso não é um dos melhores lugares para ir morar na Europa.
Sobretudo, eles possuem um bom sistema de ensino e dependendo da instituição, o aluno que conclui o ensino já aprende a falar duas línguas.
Outra vantagem de ir para esse país seguro é a língua, já que o português do Brasil tem muita similaridade com o de Portugal. Porém, há algumas diferenças que precisa se atentar caso decida ir para lá.
Se vai viajar para lá, recomendamos que use sites como o Decolar (https://www.decolar.com/) lá encontra passagens baratas e pode até fazer a hospedagem por lá.
Por fim, o sistema de saúde do lugar é um dos melhores da Europa e tem um baixo custo, o mesmo pode ser dito com a quantia gasta para se locomover através do transporte público.
7. Eslovênia (Países mais seguros do mundo)
Um dos pilares que fazem a Eslovênia ter destaque nas outras nações é a qualidade de ensino, que é gratuita e universal. Logo, mesmo quem mora ilegal na Eslovênia, se tem crianças ou adolescentes consigo, essa não fica impedida de estudar.
Em pesquisa realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a pontuação obtida por esse país no que diz respeito às condições de subsistência e segurança. Eles obtiveram 513 pontos, ficando no top 10 de melhores lugares para viver.
Ademais, é um país com economia forte e com uma variedade de serviços, sendo fácil arrumar um trabalho com um salário razoável ao morar lá.
Por fim, o povo tem uma visão bem séria no que diz respeito à criminalidade, razão pela qual incentiva medidas de prevenção para acolher pessoas que estejam com dificuldades e aqueles que cometem delitos previstos no código penal da Eslovênia recebem uma pena alta.
8. República Tcheca: veja porque esse é um dos países seguros
Uma das nações vizinhas da Eslovênia e Austrália é a República Tcheca. Esse país é um dos mais belos da Europa, repleto de castelos e monumentos, bem como há diversas belezas naturais no lugar.
No que diz respeito a segurança do lugar saiba que o índice de homicídios que acontece na República é extremamente baixo segundo as Nações Unidas, o índice fica em torno de 0,9 por 100 mil habitantes. Saiba que a tolerância com crimes graves é baixo. Então as penas que as pessoas sofrem ao cometerem um delito é elevado, sendo também um dos motivos do baixo índice de criminalidade
Além disso, como em outros países da Europa, a educação é muito valorizada e o índice de alfabetização é elevado.
Por fim, é um alto investimento no bem estar da população, tanto no transporte público, saúde, ensino, turismo, segurança, moradia, entre outras áreas.
Assim sendo, viver lá é uma ótima opção desde que você tenha boas condições de vida e consiga arrumar um emprego. No que diz respeito a segurança do lugar, saiba que o índice de homicídios que acontece é extremamente baixo segundo as Nações Unidas, o índice fica em torno de 0,9 por 100 mil habitantes.
Por fim, é um alto investimento no bem estar da população, tanto no transporte público, saúde, ensino, turismo, segurança, moradia, entre outras áreas.
Assim sendo, viver lá é uma ótima opção, desde que você tenha boas condições de vida e consiga arrumar um emprego bem remunerado, já que o custo para se manter na República Tcheca.
9. Singapura
Em primeiro lugar, Singapura é um lugar que tem muitos atrativos para pessoas de fora, seja buscando turismo ou até mesmo morar fora do Brasil.
Sua taxa de criminalidade é extremamente baixa e a principal razão para isso são as penas severas, não havendo quase nenhum benefício para quem comete um crime.
Além disso, a segurança pública que envolve tanto a vigilância por meio de câmeras quanto a fiscalização por parte da polícia é um dos principais pontos positivos. Conseguindo fazer a população viver com tranquilidade, sabendo que sempre há algo que está protegendo ela.
Por fim, o vínculo custo de vida reduzir lá não é tão elevado quanto em outros países da região, mesmo que seja uma nação próspera.
10. Japão (Países mais seguros do mundo)
Se analisarmos a segurança do Japão perceberemos que nos últimos anos houve uma baixa considerável nos crimes. Do mesmo modo que em outros países, também houve um aumento na pena para os delitos, fazendo com que organizações criminosas e pessoas que antes cometiam delitos começassem a pensar 2 vezes para só depois cometer crimes.
Hoje no currículo há poucos crimes que ocorrem no Japão, mesmo sendo uma das Nações mais populosas do mundo. A qualidade de vida é alta no Japão mas em contraponto a quantia de dinheiro que precisa para se manter lá é alta.
Em alguns casos é comum que as pessoas trabalhem por mais de 10 horas por dia para conseguir se manter.
Agora, se cogita fazer uma viagem a turismo sem dúvida vale a pena é uma cultura riquíssima que possui uma história gigantesca, com muitos séculos de tradição.
Em síntese, o Japão é um país onde vale a pena se viver. Principalmente quando analisamos a baixa criminalidade, podendo circular por todas as cidades com tranquilidade.
11. Suíça
Primordialmente os pontos que tornam a Suíça um dos países mais seguros do mundo é a sua forte economia, tendo um PIB alto mesmo sendo um país pequeno.
O seu custo de vida na Suíça é alto tanto no aluguel quanto na alimentação se gasta muito dinheiro, mas também a remuneração é alta mesmo para trabalhos mais simples.
No que diz respeito à criminalidade, o índice é muito baixo devido às leis rígidas e também à educação suíça que foca no ensino básico, preparando as pessoas para o mercado de trabalho e fazendo com que jovens já terminem o ensino médio falando 2 ou mais línguas.
Quanto ao ponto que precisa saber é com relação à cultura da Suíça, o povo é considerado extremamente educado e possui uma riqueza cultural muito grande, focando em belezas naturais.
Em suma, a Suíça é um dos melhores países do mundo para se viver se for um profissional qualificado que consegue trabalhar em áreas de grande demanda pois precisará ganhar bem para conseguir ter uma vida tranquila nesse país.
Todavia, há outras opções que podem ser mais interessantes e também são em países seguros, mas, com um custo de vista menor. Continue lendo para conhecer todos eles.
12. Canadá
O Canadá é um dos países onde vale a pena viver, principalmente quando se pensa em países seguros. No geral, a criminalidade do Canadá sempre foi baixa, mas ainda ocorrem crimes como assaltos e outros delitos comuns, contudo, acontecem com menor regularidade do que no Brasil, por exemplo.
Outro fator importante para que essa seja uma nação segura é o forte incentivo à educação, sem falar que o povo canadense sempre foi mais calmo e buscam resolver seus impasses com base através do diálogo.
Se cogita morar fora do Brasil, esse é um dos lugares a considerar, já que eles oferecem bons salários e o custo de vida não é alto. Ademais, a maioria das vagas disponibilizadas são do setor de tecnologia, então se é programador ou tem outra formação, ir para lá pode ser uma boa escolha.
Já você turista, ao viajar para lá, não precisa ter medo de ser roubado, apenas tome cuidados como evitar sair do hotel tardiamente e aproveite sua viagem por um dos países mais seguros do mundo.
13. Hungria é uma nação segura? Entenda!
Quando se pensa em viajar, a maioria das pessoas nem considera a Hungria, porque o país não é muito conhecido, mas se trata de um dos lugares mais seguros do mundo, tanto para turistas quanto para quem deseja viver em outra nação.
Mesmo que a criminalidade seja baixa nesse país, precisa tomar cuidado com os “batedores de carteira” sendo um dos golpes mais comuns que os turistas costumam enfrentar. Ademais, não há outros grandes problemas que pode enfrentar.
Todos os prédios e a vegetação da Hungria é muito bonito, conseguindo fazer você e seus familiares a terem uma experiência incrível. Sem ter que ficar preocupados com a maneira que estão vestidos ou se vão ser vítimas de um assalto ou algo assim. Ademais, não há outros grandes problemas que pode enfrentar.
14. Finlândia (Países mais seguros do mundo)
De antemão, a Finlândia é um dos países que sempre está nas primeiras posições na qualidade de ensino, focado na base da sociedade (crianças e adolescentes).
Somente a partir dessa informação já se pode perceber que a população que vive na Finlândia tem grande foco no ensino e por consequência a criminalidade diminui consideravelmente.
Além disso, os finlandeses são muito tolerantes com outras culturas, sendo conhecidos por serem acolhedores. Logo, é sim um país muito seguro, inclusive sendo um bom lugar para conhecer.
Sobretudo, se pensa em morar lá, saiba que o custo de vida é alto, pois é um país desenvolvido, fazendo o custo de vida ser alto, geralmente quem consegue ir para lá, arruma um emprego com antecedência e só então fazem a imigração.
15. Croácia
A Croácia é uma das nações mais seguras para viver por conta das pessoas terem um estilo de vida calmo e ser muito dedicada. O índice de criminalidade é baixo e há poucas ocorrências de crimes violentos.
Se está ponderando viajar para a Croácia, saiba que o custo da viagem pode ser alto, mas, é fácil economizar dinheiro se usar um cartão de crédito que dá milhas.
Como já pode presumir, o custo de vida também acaba sendo alto, principalmente por conta do pagamento de impostos. Ainda assim, vale a pena viver lá, pois, há pouca corrupção, então vê o dinheiro pago em tributos melhorando sua vida cotidiana.
16. Alemanha
Em primeiro lugar, uma das principais vantagens em viver na Alemanha é a alta qualidade de vida. Sendo um dos destinos mais buscados por quem busca um país estrangeiro para trabalhar ou estudar.
O índice de criminalidade é muito baixo e dificilmente vai ser assaltado ou se envolver com algum outro delito. A única dificuldade que pode ter ao fazer turismo ou até mesmo emigrar para lá é o idioma.
Por que o Brasil não é um lugar seguro?
Infelizmente o Brasil não é um país seguro, existem algumas razões para isso, é explicaremos cada uma delas de um jeito simples, confira abaixo as 4 razões para isso:
1. Cultura
A primeira grande razão do perfil não ser em um dos países mais seguros do mundo é a cultura. Repare que todo brasileiro sempre busca dar um “jeitinho” para conseguir o que deseja, muitas vezes essa forma acaba sendo ilegal.
Todavia, uma das razões para isso acontecer é a grande burocracia da lei brasileira que busca tratar de todos os assuntos, determinando barreiras e impostos para coisas simples.
2. Falta de investimento no ensino básico
Todas as nações que mencionamos anteriormente tem algo em comum, seus governos investiram fortemente na educação básica, no Brasil isso é o ensino fundamental e médio.
Quando há um bom investimento para educar as crianças e adolescentes, elas conseguem entrar em boas faculdades e melhorarem a qualidade de vida de sua família.
Contudo, aqui, o que acontece é o oposto, há mais investimento no ensino superior, enquanto o básico é negligenciado. Dessa maneira, aqueles que precisam de uma base sólida para conseguirem entrar no mercado de trabalho não obtêm essa oportunidade, ficando defasados.
Por outro lado, os únicos que conseguem entrar em uma faculdade pública são os que tiveram boas condições financeiras e estudaram em escolas particulares. Enquanto os de menor potencial financeiro não conseguem fazer uma graduação.
3. É um país de grande extensão territorial
Outro ponto desfavorável é a extensão territorial brasileira, isso acaba fazendo com que a cultura não seja única inclusive no falar, repare que como um paulista se comunica é bem diferente do baiano, não apenas no sotaque.
4. Lei penal “fraca”
Esse é um ponto polêmico mas a lei brasileira acaba sendo fraca no que diz respeito à punição a crimes previstos no código penal. Existe muito incentivo para que crimes sejam cometidos, devido a diversos benefícios que são concedidos aos presos, como a “saidinha” por exemplo.
Outro ponto em que o Brasil se diferencia dos países mais seguros onde a lei é rígida no combate à criminalidade.
Conclusão sobre os países mais seguros do mundo
Mencionamos todos os detalhes sobre os países mais seguros do mundo, detalhando o índice de criminalidade, crimes mais comuns que acontecem e detalhes sobre o custo de vida de cada país.
Então, explicamos as razões para o Brasil não ser uma dessas nações brevemente. Se está querendo viajar para um lugar seguro e com baixo custo, conheça os principais países lindos e baratos para viajar, assim, consegue gastar pouco mas aproveitar a viagem.