Carregando sua Recomendação...

Pix Quem Inventou: Origem e Como funciona

O PIX Popularizou nos últimos anos e com isso você tem a possibilidade de transferências gratuitas, mas você sabe quem inventou esse mecanismo. Veja hoje nesse artigo como é a história dessa grande invenção que transformou o jeito de lidarmos com as finanças.

Sobretudo, o Pix é uma forma de pagamento que trouxe mais rapidez ao usuário. Com pagamento instantâneo em dinheiro é transferido para diferentes contas e tudo é gratuito. Sobretudo, o piche se tornou uma maneira inovadora de se lidar com as finanças.

É importante entender quem criou para que você saiba um pouco mais sobre a história desse grande desenvolvimento tecnológico, isso ocorreu em 2020quando foi lançado. Entendamos como todo esse processos tornou real e atualmente a base de todas as pessoas que querem fazer transações financeiras.

Quem inventou Pix?

Pix Quem Inventou
Pix Quem Inventou.

A transferência gratuita Pix teve seu lançamento no final de 2020 pelo Banco Central do Brasil. No entanto, a tecnologia já vinha sido estudada desde 2016. Com isso trouxe diversos benefícios que impactavam, bastantemente importante, a vida de todos os brasileiros. O Pix, entretanto, é uma das transferências bancárias gratuitas mais usadas atualmente. Teve como inspiração a startup Zelle foi lançadona plataforma a transferência rápida em 2016.

Com todo esse desenvolvimento o Pix e transformou em um novo meio de se enviar e receber dinheiro. Além disso, gratuitamente você variações financeiras antes cobradas. Atualmente todo mundo pode ter um Pix a partir de uma Conta Digital. Isso significa que basta criar uma Conta Digital online informar o pix. Em 2008, através da portaria número 9.7909 em maio, o PIX foi desenvolvido e começou atuar no Brasil. Contudo, startup tinha o objetivo priorizar ainda mais as transações. É importante incluir que quem criou Pix foi o banco central sob a chefia do  economistas e Ilan Goldfajn isso ocorreu no governo Temer.

Mas é importante ressaltar que a implementação do Pix ocorreu no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante a gestão de Roberto Campos neto que estava no banco central no ano de 2019. Foi neste ano que a divulgação do Pix ocorreu, sendo ela aprovada por 85% dos brasileiros. O Pix já completou mais de 73 milhões de transações que substituíram as transações de Ted e DOC. Sendo assim, atualmente é possível cadastrar a chave Pix em praticamente todos os bancos, seja os bancos digitais Nubank, Picpay ou mesmo os bancos tradicionais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, por exemplo.

Quais as principais mudanças na criação do PIX

Muito se falaram sobre qual foram as transformações referentes a mudança do Pix no Brasil. Será que as instituições bancárias pedem dinheiro, pois as transferências são gratuitas e sem caixa. A criação do Pix foide certo modo prejudicial para vim instituições. Essas são algumas das dúvidas que muitos brasileiros se questionam. O banco BMG tem uma parcela de sua receita redirecionado para serviços prestados aos seus clientes com diversas funcionalidades. 

Este é um exemplo, devemos ressaltar que apesar de não ganharem dinheiro com as transferências bancárias os bancos conseguem monetizar as finanças dos usuários de outras formas. Há também um detalhe positivo referentes ao Pix que a oportunidade de brasileiros que gostariam de ter conta no banco obteremos através do cadastro do Pix e fazer pagamentos outras transações.

Então mesmo com as mudanças a um teor positivo para as pessoas que pretendem ter o Pix. Para que você possa fazer o cadastro da chave Pix é muito simples, então agora você entende como fazer isso. Através dos Pix a relação dos brasileiros com as instituições bancárias mudaram para melhor tanto para os usuários quanto para os grupos de bancos. O Pix atualmente é uma das transações mais feitas por serem instantâneas podem fazer os serviços com mais agilidade o que todos gostam.

Como funciona o PIX

PIX funciona como qualquer outra opção de pagamento transferências no aplicativo do banco. É disponível para as instituições bancárias tradicionais e as instituições bancárias digitais hoje bastante atuantes no Brasil. Com o Pix podemos fazer diversos tipos de pagamento como, por exemplo, quer e QR code dinâmico, QR Code estático, chaves de endereçamento e preenchimento manual.

É possível cadastrar a chave Pix a partir do número do CPF, endereço de e-mail, número de celular ou a chave aleatória feita na hora do pagamento. Para cadastrar você precisa ter uma conta bancária em bancos tradicionais ou nos bancos digitais. A partir disso você pode utilizar a transferência Pix para enviar dinheiro para diversas instituições bancárias. É simples e rápido.

Vantagens do Pix

  • seve como pagamento estante
  • 100% online;
  • Transações tidos os dias da semana, incluindo feriados;
  • Transferência em até 10 segundos;
  • Disponível mesmo para quem não tem conta-corrente;
  • gratuito em algumas instituições;
  • Seguro dos seus dados bancários;
  • Maior segurança dos seus dados bancários;
  • Transações com um ou nenhum dado pessoal do recebedor.
  • Menor custo de taxas;
  • Valor disponível na conta imediatamente;
  • Mais seguro do que receber em espécie;
  • Com o QR Code, receba de forma ainda mais ágil e segura;
  • Disponível 24h;

Conclusão 

O Pix veio com uma mudança com intuito de facilitar ainda mais a vida dos clientes. Com esse desenvolvimento tecnológico todo mundo saiu ganhando, inclusive você. Caso você ainda não tenha de criar o seu Pix, não perca tempo, pois é um avanço tecnológico que veio para ficar e ainda ajudar a todos. 

As transferências bancárias anteriores eram demoradas e custavam dinheiro. Com Pix você não temas taxas cobradas e seja qualquer dia possível transferir dinheiro para bancos diferentes. Para criar é rápido bem como a própria transferência Pix. 

Caso tenha ficado alguma dúvida só deixar nos comentários que responderemos assim que é possível agora que você sabe quem criou e inventou PI.  Pode fazer o seu criando assim uma chave aleatória ou mesmo tendo uma chave fixa a partir do celular, e-mail ou mesmo CPF.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.