Carregando sua Recomendação...

Qual o Significado de Alienação Fiduciária. Saiba Como Funciona!

Qual o Significado de Alienação Fiduciária

Saiba qual o significado de alienação fiduciária e como funciona. Sob o mesmo ponto de vista, confira também em nossa matéria como é a alienação fiduciária veículo. Bem como, veja como funciona a alienação fiduciária imóvel. 

Hoje em dia, em meio à crise financeira e dificuldades econômicas muitos brasileiros buscam alternativas viáveis e seguras para melhorar as suas finanças. Nesse sentido, muitas pessoas acabam buscando empréstimos. Bem como, financiamentos e meios de conseguir um dinheiro extra. Todavia, muitas vezes bate aquela dúvida na hora de pesquisar este assunto. Ou até mesmo na hora de assinar um contrato ou algum tipo de acordo financeiro. Sob o mesmo ponto de vista, muitas pessoas ficam com dúvidas quantos a termos, expressões. Bem como, nomes de determinadas transações de origem financeira. Dessa forma, muita gente associa finanças e temas ligados a economia como assuntos complicado e de difícil entendimento. Logo, se este é o seu caso, fique tranquilo. E não precisa mais ficar com dúvida e nem com aquela pulga atrás da orelha quanto o assunto é empréstimo e temas afins. 

Portanto, foi pensando nisso que preparamos o nosso artigo de hoje. Assim, por meio desta leitura você fica por dentro. E também entende um tema bem comum quando o assunto é empréstimo. Em outras palavras, continue com a gente. E assim saiba qual o significado de alienação fiduciária. Do mesmo modo, entenda melhor como funciona a alienação fiduciária. Esta que está tanto relacionada a transações com veículo. Bem como, veja mais sobre a alienação fiduciária imóvel. 

Dito isto, fique com a gente para ficar por dentro deste assunto. 

Então, sem mais delongas. Vamos lá?! 

O que é e o que significa Alienação Fiduciária 

Qual o significado de alienação fiduciária
Qual o significado de alienação fiduciária (Foto: Reprodução) 

Antes de mais nada é importante definir e deixar claro o que significa alienação fiduciária. Portanto, já te adianto que não precisa esquentar. Pois, apesar de ter um nome complicadinho, esta modalidade de transação não é nada difícil. E nem complicada de entender. Viu?! 

Logo, o significado de alienação fiduciária nada mais é do que ‘’transferir algo com confiança.’’ Nesse sentido, cabe destacar que a alienação fiduciária está diretamente relacionada com o empréstimo com garantia. Em outras palavras,  a alienação fiduciária é de certa forma semelhante a hipoteca. Porém, ocorre de forma mais simples. Como também, é um procedimentos bem comum e corriqueiro no Brasil. Ao contrário da hipoteca.

Dessa forma, por meio da alienação fiduciária é possível conseguir um empréstimo com taxas mais baixas. E também juros menores. Bem como, cobranças mais acessíveis e que cabem melhor no bolso. Sabe?! O que acaba sendo mais vantajoso e atrativo para muita gente. Assim, o empréstimo com garantia é tido com um empréstimo mais acessível justamente porque pede que o cliente coloca um bem de valor como garantia de pagamento. Assim, você pode solicitar um empréstimo colocando o um bem de grande valor. No caso o seu imóvel ou veículo, como garantia de que irá cumprir com o combinado. Em outras palavras, este bem é o sinal positivo. E também, a segurança que o cliente dá para a instituição contratada de que irá pagar o empréstimo solicitado.

Como funciona

Em contrapartida, ainda sobre o empréstimo com garantia, se o contratante não tiver como arcar com as suas despesas. E consequentemente, acabar não realizando o pagamento corretamente. A instituição pode reter o bem colocado como garantia. E é aí que entra a alienação fiduciária.

Entretanto, não precisa se preocupar. Uma vez que o bem não é tomado do proprietário de uma hora para outra. Muito pelo contrário, uma vez que o cliente do empréstimo continua com a posse de seu bem. Em outras palavras, é possível continuar morando em sua casa. Ou ainda dirigindo o seu carro ou usufruindo do bem colocado como garantia. Dessa maneira, o proprietário continua utilizado o seu bem até a sua dívida ser quitada. E é por isso que esta transação é vista como segura e mais acessível.

Como funciona a alienação fiduciária veículo 

Em continuidade com o que mencionamos acima, você pode conseguir a alienação fiduciária de veículo. Do mesmo modo, cabe ressaltar que na alienação fiduciária de veículo o proprietário pode continuar usando o seu automóvel. Todavia, apenas após ficar em dia com suas contas e quitar suas dívidas é que o carro ou moto se torna seu de verdade.

Dessa forma, a alienação fiduciária de veículo pode estar presente na hora de fazer um financiamento. Ou seja, na hora de financiar o seu automóvel a instituição pode requerer o seu veículo como garantia de pagamento.

O que é a alienação fiduciária imóvel 

Em contrapartida, também é possível fazer uma alienação fiduciária com imóvel. Neste caso, a sua casa pode ser colocada como garantia da transação.

Todavia, cabe destacar que apesar desta ser uma transação bem atrativa. Uma vez que cobra taxas menores, pode acabar sendo uma desvantagem se o solicitante não tiver condições de arcar com todo o processo.

Dessa forma, é importante se organizar financeiramente antes de tomar qualquer atitude.

Por fim, podemos concluir que… 

Em suma, por meio da nossa matéria e análise de hoje você pode ver qual o significado de alienação fiduciária. Do mesmo modo, pode ver também como funciona a transação fiduciária.

Dessa forma, você também conferiu as diferentes modalidades de transação fiduciária. Em outras palavras, pode ver como é alienação fiduciária de imóvel. Como também, como funciona a alienação fiduciária de automóvel.

Logo, apesar desta ser uma transação bem atrativa. Uma vez que é mais acessível e cobra taxas de juros menores. Cabe destacar que antes de mais nada é importante, caso você tenha interesse neste procedimento, que você se organize financeiramente. Em outras palavras, é necessário organizar suas finanças. Para assim visualizar se em suas economias irá dar conta de bancar esta transação. Portanto, é preciso pensar com calma antes de se decidir.

Para concluir, esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor para você.

Confira também em nosso site outras matérias que podem ser interessantes para você: 

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.