Buscando...

Publicidade

Quantas Chaves Pix Posso Ter e Como Cadastrar?

Anúncios

Com a chegada do Pix tudo se inovou, atualmente as transações ficaram bem mais fáceis e flexíveis, mas é possível ter mais de uma chave Pix cadastrado e quantas posso ter, como funciona? Essa é uma das perguntas mais recorrentes referentes a essa novidade.

O Pix é uma nova forma de transferência em que você pode fazer pagamentos e transações de dinheiro de bancos diversos e para outros bancos sem pagar taxa nenhuma. Pix foi uma inovação que rendeu mais de 10,1 milhões de chaves Pix cadastradas nos primeiros dias. Mas, hoje são poucas as pessoas que não possuem a chave Pix ativadas, porém ainda sim existem as dúvidas.

Publicidade

Muitas pessoas não entendem como funciona e vamos falar sobre isso hoje, principalmente, se é possível ter mais de uma chave Pix cadastrada em bancos diferentes. Fique conosco se essa é a sua dúvida!

Anúncios

O que é uma chave Pix?

Antes de sabermos quantas chaves Pix se posso ter, que é a dúvida de vários usuários do site, devemos saber o que é uma chave Pix e qual a sua função. Sobretudo, muitas pessoas não sabem ainda o que significa ainda essa. ferramenta

A chave Pix é um código que funciona como uma espécie de confirmador de dados bancários dos usuários. A chave Pix por sua vez, pode ser cadastrada através do CPF, e-mail, CNPJ ou se preferir o número do celular.

Contudo, quando se tem um Pix, a burocracia não existe mais, uma vez que é inovadora, pois você não precisa enviar seus dados bancários para a pessoa que vai fazer a transação pra você. Ou seja, ao invés de enviar os dados bancários para quem você está transferindo dinheiro, você só precisa mandar, nesse caso, o número de celular.

Como funciona uma chave Pix?

Com a chegada do Pix tudo se inovou, atualmente as transações ficaram bem mais fáceis e flexíveis, mas é possível ter mais de uma chave Pix cadastrado e quantas posso ter?
Chave Pix. (Foto: Reprodução)

A Chave Pix foi criada pelo Banco Central em 2020 e o cadastro foi realizado em meados de novembro do mesmo ano.

Mas, por que o Banco Central criou a chave Pix? A princípio foi o meio de facilitar o pagamento e transferências bancárias para as pessoas e também para as empresas. Isso quer dizer que, O Banco Central visava diminuir, ainda mais, a burocracia e a demora na hora de fazer transações.

Anúncios

Além disso, o custo para essas transferências era mais alto, isso ates do Pix surgir. Sendo que, TED e DOC custavam mais, bem como a demora era maior. Por sua vez, o Pix se funciona da seguinte maneira – ao cadastrar sua chave, em uma carteira digital, banco digital, ou qualquer banco tradicional, com isso você pode fornecer esse código na hora que o usuário fizer a transferência em dinheiro.

Na chave Pix quando você faz uma transferência com o código cadastrado,  o dinheiro caí naquele exato momento na conta do usuário. Agora vamos entender quantas chaves pix pode ser cadastrada.

Quantas chaves Pix posso ter?

Pix é método de pagamento e transferência instantânea brasileira.(Foto: Reprodução)

A chave Pix pode ser cadastrada em até 20 contas. Mas, somente para as pessoas jurídicas. Contudo as pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves por conta. Vamos entender melhor…

A pessoa física pode ter até 5 chaves Pix cadastradas que podem ser distribuídas em um ou mais bancos. Isso quer dizer que, das 5 chaves cadastradas é possíveis cadastrar  cada uma em uma instituição bancária bem como na mesma.

Anúncios

O Pix só pode ser cadastrada, então, com a mesma informação, ou seja, a informação que seja o celular, por exemplo, uma única vez. Então se você cadastrar o número do seu celular como chave Pix no banco X você não poderá utilizar a mesma numeração para cadastrar no banco Y.

Resumindo se você tiver, no entanto, dois números de celular ou dois e-mails você poderá cadastrar-los, normalmente, em bancos diferentes ou no mesmo banco.

Como a mesma chave ser de outra instituição?

Para que possa usar a mesma chave Pix em outra instituição você tem duas opções. Uma delas é fazer a portabilidade da chave. Sendo assim, é possível acessar essa função neste outro canal, e utilizá-la normalmente. Para fazer isso, canais digitais do banco e aplicativos e requisitar a portabilidade.

Então, basta fazer o pedido da portabilidade na instituição onde tem a chave Pix. Nesse sentido, pode fazer através do aplicativo do banco, conta digital ou carteira digital. Logo após isso, é necessário esperar a confirmação e no prazo de 7dias. Então, você fará a mudança normalmente e poderá cadastrar no outro banco que escolheu.

Anúncios

A segunda maneira de mudar a chave para outra instituição é excluir o cadastro, ou seja, você excluir a chave cadastrada na instituição atual. Logos após isso, você recadastra ela no outro banco de sua escolha. Isso pode ser feito isso através do aplicativo na sessão do próprio pique e apaga o registro. Assim poderá fazer normalmente o cadastro dela no outro banco.

Como cadastrar

Pois bem, agora que você já entendeu o que é uma chave piques como você pode ir quanta você pode ter vamos ensinar como fazer o cadastro. As etapas do cadastro são muito simples sendo assim, observe. Primeiramente, você precisa ter uma conta em alguma situação bancária que autoriza chave Pix.

Atualmente, quase todas as instituições têm a chave e algumas até dão exclusividade quando você faz o cadastro.  Mas como fazer isso? Pelo aplicativo do banco, ou pelo site do mesmo. Você vai acessar a sessão Pix, geralmente fica na primeira tela, e registrar a sua chave. Através do site do banco também é muito simples.

Você terá que preencher com seus dados e registrar a sua chave na conta bancária. Após esse processo você esperar alguns dias para que seja validada sua chave, pois o cadastro será enviado para o banco central responsável pra cruzar os dados dos usuários.

Anúncios

Relembrando, a chave Pix pode ser cadastrada número do seu celular, CPF, CNPJ, e-mail e uma chave aleatória – um código que você escolhe.

Caso, essa informação tenha sido útil para você mande esse artigo para seus amigos, porque com certeza será útil para eles também. E caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que ficaremos felizes em responder.

Leia também:

// PIX

PIX e BC: Anuncio diz que saques no comércio começam no 2º trimestre de 2021

Segundo uma publicação do PIX e BC na rede social Twitter, dizendo da possibilidade de saque no comércio com o PIX será em 2021. O PIX e BC, nada mais é que um sistema de pagamento instantâneo O mais novo sistema de pagamentos do Banco Central que, a partir do segundo trimestre de 2021, será …

Quantas Chaves Pix Posso Ter e Como Cadastrar? Leia mais »

CONTINUAR LENDO