Aprender quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago e como funciona esse processo pela fatura é muito importante, principalmente para aproveitar as vantagens que ele possui.
Além disso, um dos pontos sobre quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago é que essa é uma dúvida recorrente para muitos clientes de diferentes bancos que não sabem muito bem qual é esse prazo.
Portanto, se quer saber mais sobre quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago, vantagens, como funciona a fatura e muitos outros detalhes, fique até o final e aproveite!
Quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago?
Afinal, quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago a fatura, como funciona e quais as faturas disponíveis? Antes de mais nada, normalmente, em até três dias úteis seu pagamento pode ser compensado e seu limite restaurado.
Em alguns casos esse prazo é menor, como pagar a fatura diretamente na administradora/banco do seu cartão de crédito. Sendo assim, caso o seu limite não seja restabelecido após três dias úteis, vale ligar para a Central de Atendimento do seu cartão de crédito.
Como aumentar o limite?
Por outro lado, além de saber quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago a fatura como funciona para aumentar o limite e aproveitar todas as vantagens que oferece? Você usa algumas dicas para tentar aumentar seu limite do cartão de crédito como no Carrefour Mastercard, por exemplo.
Alguns emissores permitem que você peça o aumento do limite pelo app, como acontece com o cartão de crédito PicPay. Caso isso não seja possível para você, vale conversar pelo banco em que seu cartão foi emitido. Se você tem sido um bom cliente, suas chances aumentam.
Além disso, se você procura por quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago a fatura ou um aumento de limite, é porque está gastando bem o que já tem e precisa saber mais sobre o funcionamento dele para aproveitar mais vantagens.
Gastar perto de seu limite indica que você está precisando de um pouco mais de crédito. Sendo assim, seu banco pode liberar então uma margem maior. O aumento só não ocorre se você não for um mal pagador e estiver inadimplente. Clientes que já deixaram de pagar a fatura ou costumam atrasar dificilmente irão conseguir esse benefício.
O que é cartão de crédito e como funciona?
Antes de qualquer coisa, ao saber quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago a fatura, vantagens e taxas aprender mais sobre o funcionamento do cartão em si é muito importante.
O cartão de crédito é um meio de pagamento muito usado no Brasil. Ele funciona basicamente assim: a financeira emissora do cartão estabelece um limite de crédito que poderá ser utilizado pelo portador do cartão.
Este, por sua vez, se compromete a pagar o valor usado na data de vencimento previamente combinada. Caso o pagamento não seja feito dentro do prazo, o portador terá que arcar com altos juros, além da multa por atraso. Falaremos disso nos próximos tópicos.
Quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago: Como o limite é estabelecido?
Entretanto, cada financeira tem seu próprio critério de análise de crédito para concessão do limite, que leva em conta todo o histórico e perfil financeiro do cliente. A financeira concede um determinado valor de crédito inicialmente que, de acordo com o uso, pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.
Compras parceladas: como afetam o limite?
Contudo, Segundo o Banco Central, existem duas possibilidades que o banco que administra o cartão pode adotar para abater o valor das compras parceladas do limite assim que souber mais sobre quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago a fatura, como:
- O limite de crédito diminui de acordo com o valor total da compra. Por exemplo: você tem um limite de 700 reais e fez uma compra numa loja de departamento de 300 reais parcelado em três vezes sem juros. Como o valor total da compra foi de 300 reais, seu limite passou automaticamente para 400 reais.
Aliás, quando o valor da próxima fatura for pago e, consequentemente, o valor de uma das parcelas de 100 reais for abatido, seu limite aumentará de 400 para 500 reais. Caso você tenha necessidade de fazer uma compra cujo valor é maior que o limite disponível naquele momento, há duas atitudes tomadas:
- Antecipar as parcelas que seriam pagas nos próximos meses e pagar todas de uma vez na próxima fatura;
- Pedir aumento no limite de crédito para o banco emissor, que irá fazer uma nova avaliação de crédito e conceder ou não um novo limite.
O limite de crédito diminui de acordo com o valor da parcela. Utilizando o mesmo exemplo acima, como a compra de 300 reais foi parcelada em três vezes sem juros de 100 reais, o valor do seu limite passa de 700 para 600 reais, já quem neste caso, é o valor da parcela que diminui o limite.
Para saber qual dessas formas usada pelo pela administradora do seu cartão de crédito, a leitura tanto da fatura quanto do contrato de adesão é essencial.
Quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago: Tarifas cobradas
Quando entender quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago a fatura, como funciona e vantagens é bom que saiba se esse processo tem alguma taxa. Segundo o Banco Central, além dos juros por atraso ou pagamento parcial da fatura, os bancos podem cobrar outras tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, como:
- Anuidade;
- Emissão de segunda via do cartão;
- Uso do cartão de crédito no saque em espécie;
- Uso do cartão de crédito para pagamento de contas (boletos, conta de telefone, etc.);
- Pedido de avaliação emergencial de crédito.
Assim, para não ser pego de surpresa, verifique com o banco emissor do seu cartão os valores referentes a esses serviços. Atualmente, existem bancos que não fazem a cobrança da anuidade e emissão de segunda via do cartão, por exemplo. Pesquise bastante para não ter problemas com esse tipo de cobrança futuramente.
Conclusão
Por fim, após tantas explicações sobre quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago, viu que tudo depende do banco e emissora do cartão que possui. Ou seja, o tempo limite é de 3 dias uteis, porém tudo muda de acordo com a financeira.
Confira: