Existem alguns erros que podem prejudicar a aposentadoria ou proporcionar com valores menores que o que era esperado. Entretanto, quando é realizada Revisão da aposentadoria detalhada, é possível estar corrigindo as falhas e reverter uma condição não favorável para o aposentado.
Não é de se entranhar que muitas pessoas sonham em aposentar com um grande valor, mas nem todos os casos isso é possível, por isso é interessante aprender a como Aposentar com 10 mil por mês, caso tenha interesse.
Muito além dos erros no processo de aposentadoria, o benefício pode ser revisado após a publicação de normas mais favoráveis que garantem o direito ao recebimento de valores maiores para os idosos, independentemente do motivo, a possibilidade de Revisão da aposentadoria é um direito concedido ao segurado
O que é e como funciona a revisão da aposentadoria?
Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse termo, mas não entendem corretamente como funciona e para que serve e na realidade trata-se da reanálise do benefício que já foi concedido. Seu objetivo é corrigir valores recebidos pelos beneficiários da previdência que estejam insatisfeitos com o valor recebido. Esse pedido usualmente ocorre quando o segurado acredita haver falhas nos cálculos ou quando surgem novas teses jurídicas que podem garantir um melhor benefício.
Quem tem direito?
Da mesma maneira que a Antecipação do 13º salário no INSS será para todos os anos e todas as pessoas, existem um grupo especifico pelo qual ele é destinado. Da mesma maneira, qualquer beneficiário da previdência social que não esteja de acordo com os requisitos usados pelo INSS para a liberação do seu benefício tem direito à revisão da aposentadoria.
- Situações que precisam dessa revisão:
- valores errados dos salários de contribuição;
- inclusão de tempo de trabalho rural;
- aposentadoria por invalidez;
- novas teses jurídicas que dão direito a algum aumento do benefício;
- aposentadoria do brasileiro que vive no exterior;
- vitória em reclamatória trabalhista;
- pensão por morte originada por auxílio-doença;
- erros de cálculo, entre outros.
Da mesma maneira que existem diversas possibilidades de revisão, é necessário contar com o auxílio de um profissional especialista na área para orientar sobre o cabimento da solicitação. Isso sem contar que o especialista vai analisar se realmente é vantajoso para o beneficiário entrar com essa revisão, assim como se ainda vale a pena Investimento em Tesouro Direto.
Como solicitar a revisão da aposentadoria corretamente?
É oferecido pelo INSS vários serviços aos seus segurados, entre eles a revisão de aposentadoria, onde os aposentados podem estar solicitando a revisão de modo presencial ou pelo site Meu INSS, onde o atendimento pelo é realizado de totalmente de modo digital. Bastando acessar o site e selecionar o item “Agendamentos / Solicitações” no painel inicial do portal.
Em seguida, aparecerá uma nova tela para iniciar um “Novo Requerimento” em que será mostrada uma lista com os serviços disponíveis, entre eles o “Recurso e Revisão”. Ao clicar em “Revisão” será preciso atualizar as informações de seu cadastro.
Atenção: Nesse momento é preciso ter bastante atenção, pois pequenos erros ortográficos podem atrapalhar a aprovação da solicitação e não se esqueça de informar um número de telefone válido e um e-mail, pois esses são os meios que o INSS utiliza para entrar em contato e dizer sobre o andamento dos processos.
Bem simples não é mesmo? Esperamos ter lhe ajudado!