Publicidade

in

Revisão da aposentadoria – Veja quem pode solicitar

Quer saber quem tem direito a Revisão da aposentadoria e como estar solicitando a sua? Isso e muito mais no artigo a seguir:

Revisao da aposentadoria Veja quem pode solicitar
Revisao da aposentadoria Veja quem pode solicitar

Existem alguns erros que podem prejudicar a aposentadoria ou proporcionar com valores menores que o que era esperado. Entretanto, quando é realizada Revisão da aposentadoria detalhada, é possível estar corrigindo as falhas e reverter uma condição não favorável para o aposentado.

Publicidade

Não é de se entranhar que muitas pessoas sonham em aposentar com um grande valor, mas nem todos os casos isso é possível, por isso é interessante aprender a como Aposentar com 10 mil por mês, caso tenha interesse.

Publicidade

Publicidade

Muito além dos erros no processo de aposentadoria, o benefício pode ser revisado após a publicação de normas mais favoráveis que garantem o direito ao recebimento de valores maiores para os idosos, independentemente do motivo, a possibilidade de Revisão da aposentadoria é um direito concedido ao segurado

Publicidade

O que é e como funciona a revisão da aposentadoria?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse termo, mas não entendem corretamente como funciona e para que serve e na realidade trata-se da reanálise do benefício que já foi concedido. Seu objetivo é corrigir valores recebidos pelos beneficiários da previdência que estejam insatisfeitos com o valor recebido. Esse pedido usualmente ocorre quando o segurado acredita haver falhas nos cálculos ou quando surgem novas teses jurídicas que podem garantir um melhor benefício.

Publicidade

O que é e como funciona a revisão da aposentadoria
O que é e como funciona a revisão da aposentadoria (Foto: Divulgação)

Quem tem direito?

Da mesma maneira que a Antecipação do 13º salário no INSS será para todos os anos e todas as pessoas, existem um grupo especifico pelo qual ele é destinado. Da mesma maneira, qualquer beneficiário da previdência social que não esteja de acordo com os requisitos usados pelo INSS para a liberação do seu benefício tem direito à revisão da aposentadoria.

  • Situações que precisam dessa revisão:
  • valores errados dos salários de contribuição;
  • inclusão de tempo de trabalho rural;
  • aposentadoria por invalidez;
  • novas teses jurídicas que dão direito a algum aumento do benefício;
  • aposentadoria do brasileiro que vive no exterior;
  • vitória em reclamatória trabalhista;
  • pensão por morte originada por auxílio-doença;
  • erros de cálculo, entre outros.

Da mesma maneira que existem diversas possibilidades de revisão, é necessário contar com o auxílio de um profissional especialista na área para orientar sobre o cabimento da solicitação. Isso sem contar que o especialista vai analisar se realmente é vantajoso para o beneficiário entrar com essa revisão, assim como se ainda vale a pena Investimento em Tesouro Direto.

Publicidade

Publicidade

Como solicitar a revisão da aposentadoria corretamente?

É oferecido pelo INSS vários serviços aos seus segurados, entre eles a revisão de aposentadoria, onde os aposentados podem estar solicitando a revisão de modo presencial ou pelo site Meu INSS, onde o  atendimento pelo é realizado de totalmente de modo digital. Bastando acessar o site e selecionar o item “Agendamentos / Solicitações” no painel inicial do portal.

Agendamentos - Solicitacoes
Agendamentos – Solicitacoes (Foto: Divulgação)

Em seguida, aparecerá uma nova tela para iniciar um “Novo Requerimento” em que será mostrada uma lista com os serviços disponíveis, entre eles o “Recurso e Revisão”. Ao clicar em “Revisão” será preciso atualizar as informações de seu cadastro.

Publicidade

Atenção: Nesse momento é preciso ter bastante atenção, pois pequenos erros ortográficos podem atrapalhar a aprovação da solicitação e não se esqueça de informar um número de telefone válido e um e-mail, pois esses são os meios que o INSS utiliza para entrar em contato e dizer sobre o andamento dos processos.

Publicidade

Bem simples não é mesmo? Esperamos ter lhe ajudado!

Publicidade