Publicidade

Conheça Todos os Tipos de Nota Promissória e como Funcionam!

Anúncios

Antes de mais nada, saber quais os tipos de nota promissória e o que é cada uma delas, principalmente para quem busca como usar e preencher ela, com vantagens diferenciadas vale a pena.

Isso porque existem dois tipos de nota promissória diferentes para entender como funciona, tanto para usar quanto para preencher corretamente com seus benefícios.

Publicidade

Então, se você também busca mais detalhes sobre o que é e quais os tipos de nota promissória disponíveis com vantagens exclusivas, acompanhe esse artigo até o final e boa leitura!

Tipos de nota promissória e como usar cada uma delas com suas vantagens

Afinal, o que é e quais os tipos de nota promissória disponível fácil de preencher? Em primeiro lugar, entenda que não há apenas um tipo de nota promissória disponível.

Anúncios

Pois existem dois tipos para usar e preencher da melhor maneira com vantagens diferenciadas o que é muito importante, que são: a nota promissória pro-soluto e a nota promissória pro-solvendo.

Assim, entenda melhor como funciona esses tipos de nota promissória, como usar e preencher corretamente, como por exemplo:

Tipos promissoria e como usar cada uma delas com suas vantagens
Tipos de nota e como usar cada uma delas com suas vantagens (Foto: Reprodução)

Nota Promissória Pro-Soluto

Primeiramente, quando a transação comercial feita com a promissória pro-soluto, o credor não poderá desfazer a operação caso o devedor não pague a dívida. Portanto, o problema resolvido por vias judiciais através da execução dos títulos.

Nota promissória Pro-Solvendo

Um dos tipos de nota promissória simples de entender como funciona para usar e preencher com vantagens variadas é a Pro-Solvendo.

Pois quando a negociação ou transação comercial realizada através da nota promissória pro-solvendo, o credor pode extinguir o valor do contrato. Então, resolver o problema.

O que é uma Nota Promissória?

Por outro lado, além de conhecer quais os tipos de nota promissória, onde usar e preencher são necessário saber como funciona e quais suas principais vantagens.

Anúncios

Em resumo, a nota promissória é um documento usado como “promessa de pagamento”. Ou seja, é um título de crédito que muitas empresas usam para reafirmar seu compromisso em arcar com a dívida gerada com o credor.

Assim, através deste documento, é possível estipular uma data combinada para que o credor receba o valor estipulado na nota promissória.

Mas caso isso não aconteça, o credor exigirá que o acordo seja cumprido através da justiça, abrindo uma Ação de Execução de Título Extrajudicial.

Como usar a nota promissória? Como funciona

Afinal, como funciona para usar e preencher os tipos de nota promissória com seus benefícios? A princípio, antes de começar, necessário entender que, de acordo com as regras da contabilidade, a nota promissória composta por dois itens: subscritor ou emitente e o tomador ou beneficiário.

Anúncios

Enquanto o emitente é a parte que está devendo, o beneficiário é o responsável por dar o crédito e que terá o valor pago através da promessa futura de pagamento.

Tem valor judiciário?

Por outro lado, entender melhor como funciona para usar e preencher a nota promissória com as vantagens inclusas vale a pena conhecer os valores judiciários.

Isso porque trata-se de um título extrajudicial, usado principalmente quando tem empréstimos obtidos sem a intervenção de empresas financeiras ou transações bancárias. Mas vale observar que, no Brasil, este documento é regido por lei assim como na Lei Uniforme de Genebra.

Anúncios

O que acontece se o devedor não pagar a nota?

Em resumo, caso o emitente não cumpra a promessa estabelecida na nota promissória, a justiça é acionada. Então, o credor tem o amparo judicial para realizar a cobrança dessa dívida.

Além disso, como a nota promissória é reconhecida na justiça, o credor poderá ajuizar contra o devedor uma Ação de Execução de Título Extrajudicial.

Entretanto, para isso, é necessário ter uma representação em juízo feita por um advogado. Isto, claro, desde que a quantia apresentada na nota promissória seja inferior a 20 salários mínimos.

Anúncios

Como Preencher uma Nota Promissória

Como funciona para usar e preencher a nota promissória corretamente com todas as vantagens possíveis? Em primeiro lugar, para ter uma nota promissória preenchida é necessário responder informações indispensáveis, como por exemplo:

  • Número da nota: Geralmente feita de acordo com o número de notas. Por exemplo, se forem 10 notas, será 01 de 10, 02 de 10 e assim por diante. Pode ainda ser encontrado no formato de 01/10, 02/10 e etc;
  • Mas quando é 1 nota promissória, ainda assim é fundamental apresentar a numeração. Será 01 de 01 ou 01/01.

Além disso, outros documentos necessários para preencher a nota promissória e usar conforme a necessidade são:

  • Data de vencimento da nota;
  • Valor da nota;
  • Cidade e estado do local de pagamento;
  • Nome do beneficiário;
  • CPF do credor;
  • Nome do emitente;
  • CPF do devedor;
  • Endereço completo do emitente, contendo a rua, número, complemento, bairro, cidade e estado.

Como vender com Promissória?

Logo depois de entender o que é e como usar/preencher os tipos de nota promissória com vantagens existe mais um detalhe sobre ela interessante ressaltar.

Pois ainda é comum hoje em dia o uso da nota promissória para vendas. Porém, um formato usado é o carnê, que é um título que permite comprovar um empréstimo.

Através disso, o cliente parcela o valor das compras ao longo de um tempo determinado. Mas neste caso, tem uma análise de crédito, uma vez que é a única forma de quitar a dívida.

Não existe um valor padrão para usar o carnê, usando em valores mais altos como financiamento de veículos, faculdade entre outros.

Além disso, outra vantagem sobre usar a nota promissória que muitas empresas apostam é na facilidade nas transações de compra.

Isso quer dizer que, se o cliente atrasar, o pagamento da parcela permanecerá o mesmo por um período, como um tempo de carência.

Mas existem algumas desvantagens no carnê que tornam essa opção pouco vantajosa para alguns clientes. Pois os juros e as multas são muito altos, com taxas bem acima do esperado. Portanto, tudo depende da preferencia da empresa e cliente.

Por fim, busque todas as informações sobre como funciona, quais os tipos, onde usar/preencher e vantagens da nota promissória antes de assumir compromisso. Tenha responsabilidade!

Confira:

// Dicas Financeiras

Melhor financiamento de casa

A melhor forma de financiamento de casa pode estar mais próxima do que você imagina, fizemos uma análise completa de quais bancos tem os benefícios e vantagens na compra de imóveis, confira detalhadamente cada um deles. Portanto, vamos responder as dúvidas dos leitores, sobre qual é o melhor banco, qual a forma de financiamento imobiliário …

Conheça Todos os Tipos de Nota Promissória e como Funcionam! Leia mais »

CONTINUAR LENDO