Publicidade

in

Vale a pena estar investindo dinheiro na poupança?

Vale a pena estar investindo dinheiro na poupanca
Vale a pena estar investindo dinheiro na poupanca

Pode não parecer que seja uma dúvida tão comum assim, mas até nos dias de hoje existem muitas pessoas que não sabem se vale a pena estar investindo dinheiro na poupança ou não. E pensando exatamente nessas pessoas, como uma maneira de tentar auxiliar da melhor maneira possível, resolvemos trazer esse assunto e explicar com mais detalhes vantagens e desvantagens desse investimento.

Publicidade

Um dos Fundos de Investimento e seus tipos que mais caíram no gosto dos brasileiros, sem dúvidas que é o investindo dinheiro na poupança, pois é bem mais fácil estar investindo assim, de maneira prática caso necessite estar sacando e não é cobrado impostos de renda por conta dos rendimentos.

Publicidade

Publicidade

Mas o interessante, é que mesmo com todas essas facilidades oferecidas para aqueles que estão investindo dinheiro na poupança, existem alguns probleminhas que acaba atrapalhando o rendimento do dinheiro conforme passe os meses. Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: Realmente vale a pena estar investindo dinheiro na poupança?

Publicidade

Como que funciona a Poupança?

Da mesma maneira que é necessário uma boa avaliação sobre o Fundo de Investimento Imobiliário para saber se vale ou não a pena, no caso da poupança, a avaliação deve estar se iniciando a partir de seu rendimento. É importante mencionarmos que existe uma regra criada pelo Governo tratando especificamente do rendimento da poupança, assim como acontece com o Investimento em Tesouro Direto, por exemplo.

Publicidade

Rendimento quando é investindo dinheiro na poupança

Até o presente momento, a poupança possui um rendimento de 70% da taxa Selic mais a taxa de referencial (TR), que rende 3% ao ano e a TR está no valor de 0. Em resumo, a Selic nada mais é que uma taxa básica de juros do Brasil sendo uma das ferramentas do governo para que consiga ter o controle das inflações e estimulação da economia no país. A Selic, hoje, nada mais é que a antiga caderneta de poupança no Brasil.

Quais as desvantagens de estar investindo dinheiro na poupança?

Quando paramos e analisamos a taxa já é possível observar a desvantagem de estar investindo seu dinheiro em uma poupança, entretanto existem outros pequenos detalhes sobre a mesma que acabam piorando a situação. No caso, a poupança acaba rendendo apenas no seu aniversário, ou seja, só terá rendimento em sua conta depois de ser completado o prazo de um mês inteiro desde o ultimo dia em que realizou um deposito.

Publicidade

Publicidade

Quais as desvantagens de estar investindo dinheiro na poupança?
Quais as desvantagens de estar investindo dinheiro na poupança? (Foto: Divulgação)

Isso significa que caso você tenha realizado um deposito no dia 10, apenas no dia 10 do outro mês e assim subsequentemente, é que irá receber algum rendimento do mês anterior.

Realmente a poupança é um investimento seguro para o dinheiro?

Infelizmente, a poupança não é um dos investimentos mais seguros que existe no Brasil. Quando falamos de segurança, ela está atrelada a saúde financeira do banco e do FGC, o qual assegura depósitos de até 250 mil reais por CPF e em cada instituição financeira caso o banco acabe vindo a falência.

Publicidade

Quais as melhores opções para estar investindo seu dinheiro corretamente?

Até o presente momento, o Tesouro Selic é sim o investimento que possui maior segurança e que também possui um rendimento sendo da própria taxa Selic, de 3% ao ano. Mesmo que tenha cobrança de IOF nos primeiro 30 dias de deposito, desconto do imposto de renda sobre todo seu lucro, conforme vai passando o tempo, com o tesouro Selic acaba rendendo muito mais, principalmente pelo fato de não ter a regrinha de aniversario como acontece na poupança.

Publicidade

Uma outra opção que vale estarmos mencionando nesse artigo de um exemplo de bom investimento são os CDBs. Nesse caso, é preciso que se mantenham sempre atentos ao vencimento desse tipo de ativo, pois em alguns casos, você irá estar conseguindo resgatar todo seu dinheiro apenas na data final dele, podendo ser daqui duas semanas ou três anos.

Publicidade

O que realmente importa é fazer o investimento de seu precioso dinheiro da melhor maneira possível com total segurança e praticidade, evitando problemas futuros e até mesmo buscando maior rentabilidade para lhe favorecer.

Conheça muito mais sobre esse conteúdo:

Publicidade

Publicidade