Publicidade


Aposentadoria para MEI: Você sabe como realmente funciona?

Aposentadoria para MEI voce sabe como realmente funciona
Aposentadoria para MEI voce sabe como realmente funciona

Afinal, você conhece como funciona a Aposentadoria para MEI? Logo depois da Reforma da Previdência muitos microempreendedores estão com dúvidas sobre as mudanças que aconteceram. Podemos dizer que além da aposentadoria para MEI, a classe também sofreu mudanças no empréstimo e com cartão de crédito, que mencionaremos no decorrer do artigo.

A princípio, será esclarecido se teve mudanças no valor e se é possível receber mais de um salário mínimo na aposentadoria para MEI. Essas mudanças aconteceram não apenas na aposentadoria, mas também no auxílio maternidade, Auxílio-doença, Pensão por morte, entre outros.

Publicidade


A aposentadoria para MEI conta para quem foi CLT?

Conforme a Reforma da Previdência o cálculo da aposentadoria é todas as contribuições já realizadas sendo os 80% dos valores fazendo uma média chegando ao valor da aposentadoria.

Sou MEI e já trabalhei como CLT, a aposentadoria para MEI conta
Como funciona a aposentadoria para MEI? (Foto: Reprodução)

No caso, é um ponto positivo, pois, com a nova Reforma, existem algumas categorias de aposentadorias que a conta será conforme todos os salários. Lembrando que para que possa tirar  dúvidas é através do telefone 135 do INSS.

Publicidade


Qual o valor recebido pela aposentadoria de um MEI?

Os MEIs fazem um pagamento mensal, através do DAS, este pagamento é feito com base no valor do salário mínimo. Assim, o valor recebido depois da Reforma continua sendo de um salário mínimo.

Entretanto, caso o MEI tenha interesse de procurar outras maneiras de conseguir crédito estando ou não aposentado, vale a pena entender melhor sobre a oferta de cartão MEI BNDES entendo como é.

Valor de contribuição MEI para aposentadoria

Em cima do salário mínimo, é descontado um valor de 5%. Assim, o MEI poderá se aposentar por idade. Para que o valor pago conte como tempo de serviço, a porcentagem deve ser de 20%. Por isso deve ser de 20% e paga-se 5% pelo DAS e mais 15% para complementar.

Para aqueles que já estão pagos para Reforma do INSS, diz que será de 15 anos (ambos os sexos) e 20 anos para os homens que começaram a pagar depois da reforma. O tempo mínimo para as mulheres continua sendo de 15 anos.

Publicidade


Por fim, esperamos que tenha gostado do artigo e que tenha oferecido as informações necessárias sobre como funciona a aposentadoria para MEI conforme a Reforma da Previdência, com opções também de cartão de crédito e empréstimo.

Caso queira, conheça outro artigo com o tema parecido:

Aposentar com 10 mil por mês – Veja como!