O auxílio Brasil novo cartão é bem simples de cadastrar e consultar para saber quando chega para aproveitar os benefícios que ele possui.
Então, a seguir veja como consultar o auxílio Brasil novo cartão e também onde cadastrar para ter o seu e aproveitar os benefícios que ele oferece. Boa leitura!
Novo Cartão do Auxílio Brasil
Afinal, como funciona o auxilio Brasil novo cartão e como cadastrar/consultar? Antes de qualquer coisa, as três milhões de famílias que começaram a receber o benefício a partir de janeiro, vão receber o cartão do Aux. Brasil, a partir de fevereiro.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o cartão será enviado através dos Correios. Os que já estavam recebendo o Bolsa Família, continuarão usando o cartão do antigo benefício.
O beneficiário pode movimentar o dinheiro do Aux. Brasil através do app Caixa Tem, em uma conta poupança social digital. Nesse caso, será possível usar o cartão social, disponível para quem tem acesso a benefícios sociais e trabalhistas, para realizar saques junto à Poupança Digital.
Aliás, quem tem direito ao Aux. Brasil vai ter um prazo de até 120 dias para retirar o dinheiro. O prazo será contado a partir da data do depósito do dinheiro, para sacar o valor em espécie.
Consultar Auxílio Brasil pelo CPF: app do benefício
Por outro lado, além de saber como funciona o Auxilio Brasil novo cartão é bom que aprenda como cadastrar/consultar o benefício com maior facilidade também. Em resumo, no momento, o benefício médio do Aux. Brasil gira em torno de R$ 220.
Mas a meta de governo é de garantir parcelas permanentes de R$ 400 para todos os inscritos no programa. Só que a mudança depende da PEC dos Precatórios. Ela já foi aprovada na Câmara dos Deputados e seguirá ao Senado para novas análises do texto.
Sendo assim, o governo federal também pretende incluir mais beneficiários nos repasses do Aux. Brasil, garantindo um total de 17 milhões de contemplados. Até porque somente os antigos inscritos do Bolsa Família (14,6 milhões) possuem, até então, direito aos pagamentos do novo programa.
Portanto, para consultar a situação dos cadastros e valores, o Ministério da Cidadania lançou uma plataforma específica para consultas: app Aux. Brasil. Ele ficou no lugar do antigo app do Bolsa Família e, para conferir a elegibilidade e outras informações, os beneficiários precisam informar os dígitos do CPF dentro da plataforma.
Primeiro acesso
Então, saiba como funciona o primeiro acesso ao app para cadastrar/consultar Aux. Brasil novo cartão e suas vantagens, como por exemplo:
- Em primeiro lugar, caso você ainda não tenha em seu celular, instale o app Aux. Brasil. Ele está disponível para celulares com sistemas Android ou iOS. Para aqueles que já tinham o app do Bolsa Família instalado, ocorreu a atualização automática e não haverá necessidade de baixar novamente;
- Após a instalação, abra o app e toque em “Acessar”;
- É possível usar a ferramenta de duas maneiras diferentes: por meio da senha cadastrada no Caixa Tem ou com o código de outras plataformas (app antigo do Bolsa Família, FGTS e Caixa Trabalhador);
- Mas caso você não tenha senha em nenhuma das opções listadas acima, será necessário se cadastrar no Auxílio Brasil. Os interessados devem tocar no botão “cadastre-se” e, em seguida, informar dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Feito isso, vai ser preciso inserir a senha que deseja criar no app;
- Após definir a nova senha, acesse a caixa de mensagem do e-mail informado no cadastramento. O banco enviará uma mensagem de confirmação. Abra o conteúdo e clique no link azul;
- Feito isso, o seu e-mail confirmado na hora pelo sistema da Caixa;
- Volte ao app do Auxilio Brasil e faça o login com os dados cadastrados, ou seja, CPF e senha;
- Logo após fazer esses procedimentos, você terá acesso a todas as informações de seu benefício.
Benefícios do Auxílio Brasil e seu novo cartão
Em contrapartida, um dos motivos em saber como consultar/cadastrar para pedir o auxílio Brasil novo cartão é que oferece muitos benefícios para os cidadãos, como:
1- Benefício Primeira Infância:
Destinado para famílias com crianças entre zero e 36 meses incompletos.
2- Benefício Composição Familiar
Diferente da atual estrutura do Bolsa Família, que limita o benefício aos jovens de até 17 anos. Sendo assim, esse direcionado também a jovens de 18 a 21 anos incompletos. O objetivo é incentivar esse grupo a permanecer nos estudos para concluir pelo menos um nível de escolarização formal.
3- Aux. Esporte Escolar
Benefício exclusivo a estudantes com idades entre 12 e 17 anos incompletos que sejam membros de famílias beneficiárias do Aux. Brasil e que se destacarem nos Jogos Escolares do Brasil.
4- Aux. Inclusão Produtiva Rural
Pago por até 36 meses aos agricultores familiares inscritos no Cadastro Único.
5- Auxílio Inclusão Produtiva Urbana
Assim, quem estiver na folha de pagamento do programa Aux. Brasil e comprovar vínculo de emprego formal receberá o benefício.
6- Benefício Compensatório de Transição
Para famílias que estavam na folha de pagamento do Bolsa Família e perderem parte do valor recebido em decorrência do enquadramento no Aux. Brasil. Concedido no período do novo programa e mantido até que haja majoração do valor recebido pela família ou até que não se enquadre mais nos critérios de elegibilidade.
Afinal, o Bolsa Família acabou?
Por fim, depois de entender como consultar/cadastrar Auxilio Brasil novo cartão e aproveitar os benefícios, será que o bolsa família acabou? A princípio, após 17 anos, o programa Bolsa Família deixou de existir a partir de novembro de 2021.
Criado no ano de 2004, o programa social atingiu em maio deste ano o número recorde de famílias beneficiadas. Foram cerca de 14,69 milhões de casas do Brasil contemplados, sendo que 9,68 milhões foram beneficiados com as parcelas do Aux. Emergencial.
Além disso, outra iniciativa que será reformulada pelo governo é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que passará a se chamar Programa Alimenta Brasil.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o novo programa ajudará a agricultura familiar, promovendo a inclusão econômica e social e o acesso à alimentação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Terá ainda a criação do Aux. Inclusão Produtiva Rural destinado aos agricultores em situação de pobreza e extrema pobreza. O aux. pago por até 36 meses terá como objetivo garantir uma renda continuada a partir da atividade agrícola rural.
Enfim, os alimentos adquiridos pelo Governo Federal serão doados à rede socioassistencial, permitindo que as famílias carentes que tenham acesso à alimentação de qualidade.
Confira: