Afinal, a previdência privada Itaú vale a pena? Por ser uns dos maiores bancos que atuam no mercado nacional, os planos de previdência privada do Itaú também são muito procurados. Nesse artigo você terá todas as informações sobre como tomar a melhor decisão na contratação de um desses planos. Aqui você terá todas as informações sobre:
Formas de Contratação de um plano de previdência privada do Itaú
A primeira providencia a se tomar quando se quer contratar um plano de previdência privada do Itaú é ser correntista do banco. Suprida essa primeira exigência, o contratante pode se deslocar até uma das agências do banco ou fazer a contratação via aplicativo. O aporte mínimo para se iniciar uma aplicação é R$50.
– Formas de Contratação
– PGBL ou VGBL?
– Tributação
– Taxas
– Rendimento
– Como Resgatar?
PGBL OU VBGL
A primeira decisão que uma pessoa se depara ao contratar uma previdência privada deve ser: qual modalidade eu devo investir?
No mercado de previdência privada, é disponibilizado dois tipos diferentes de aplicação. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.
O PGBL ou Plano Gerador de Benefício Líquido é um produto que permite ao contratante a obtenção benefícios fiscais, pois, através dessa aplicação é possível que se abata até 12% da renda anual tributável do indivíduo. Um detalhe dessa aplicação tem de ser lembrada, para se aplicar em um plano PGBL e ter esse benéfico fiscal, há a obrigatoriedade de o contratante também ser contribuinte do regime geral da previdência, o INSS.
A outra modalidade de investimento é o VGBL ou Vida Gerador de Benefício Líquido. Nessa aplicação não existe o benefício fiscal mencionado para o PGBL. Nele a tributação acaba incidindo somente sobre os rendimentos do plano e não sobre o total acumulado. Por essa característica, a aplicação se adequa melhor a pessoas que fazem a declaração do imposto de renda em seu modelo simplificado ou as que são isentas da declaração.
Ter conhecimento sobre os modelos de tributação das aplicações financeiras é muito importante. Um indivíduo bem instruído pode maximizar o aproveitamento de seu capital através de estratégias tributárias direcionadas para os tipos de aplicação que o mesmo possui.
Agora que já sabemos como contratar os planos de previdência privada do Itaú e como eles se diferenciam, vamos detalhar como eles funcionam, desde seus modelos de tributação, passando pelas taxas cobradas e terminamos fazendo uma análise das remunerações.
Tributação incidente em planos de previdência privada do Itaú
Os planos de previdência privada obedecem a dois modelos de tributação, esses modelos não se diferenciam, eles independem da instituição a qual se contratou a aplicação financeira.
Vamos conhecer um pouco mais sobre eles:
Tributação regressiva
Na tributação regressiva, a alíquota do imposto renda é determinada pelo tempo da aplicação, quanto mais tempo, menor será a alíquota paga. Observe abaixo:
Como fica claro, a partir de 10 anos de aplicação se consegue uma taxa atraente, até mesmo quando comparadas a outras aplicações financeiras disponíveis no mercado.
Tributação progressiva
Já na tributação progressiva, a cobrança de imposto já é conhecida pela maioria das pessoas. É a mesma tabela utilizada para tributação de salários do imposto de renda, como ilustrado abaixo.
Outra informação que vale destaque é que sempre que ocorrer o resgate nesse modelo de tributação haverá pagamento de 15% de imposto de renda. Dada essas características, a forma progressiva de cobrança faz mais sentido para quem já está próximo de se aposentar.
Taxa de administração
As taxas de administração requerem uma atenção especial de quem deseja contratar um plano de previdência privada do Itaú. Essas taxas costumam variar bastante, o contratante tem de ficar atento a este fato. No banco em questão elas variam de 1% a 3% a.a, e estão ligadas diretamente ao saldo da aplicação, o tempo e ao valor dos aportes.
As taxas de administração podem ser conferidas aqui para os planos listados no site do banco.
Taxas de Carregamento da previdência privada do Itaú
As taxas de carregamento, são porcentagens descontadas ao realizar aportes (Entrada) ou retirar capital (Saída) em um plano.
O Itaú passou a oferecer investimentos taxa zero em previdência privada, ou seja, não há cobrança de taxas de carregamento. Entretanto, clientes antigos ainda podem contar a cobrança em seus planos. Sendo o caso de elas ainda serem cobradas, seguem a tabela abaixo.
Remuneração da previdência privada do Itaú
As remunerações dos fundos de previdência privada do Itaú são variados e estão basicamente divididas em:
- Fundos que aplicam em Renda Fixa
- Fundos multimercado com renda variável
- Fundos balanceados (há presença de renda variável só que em menor grau que em multimercado).
Através do gráfico acima, podemos fazer uma comparação de rendimento médio dos fundos de investimento utilizados para remuneração da previdência privada do Itaú e o CDI.
Em outro exemplo, comparamos a rentabilidade de um fundo individualmente com o CDI.
Podemos observar no gráfico acima a comparação do fundo ITAU FLEXPREV PLUS FIC RENDA FIXA e o rendimento do CDI para os últimos 12 meses. O rendimento do fundo do Itaú em nenhum momento analisado conseguiu superar o CDI, evidenciando o baixo rendimento do mesmo.
O fundo em análise para o período analisado, rendeu somente 71% do CDI. Os dados utilizados para cálculo foram retirados do site do Itaú Previdência.
Como resgatar minha previdência privada?
A previdência privada por si só é uma aplicação que tem em sua gênese ser um investimento de longo prazo. Entretanto, é possível realizar resgates nos planos a cada 60 dias. Outro ponto que gera dúvida em muitas pessoas é: Chegou minha hora de aposentar, de que maneira vou receber o capital que acumulei?
Há duas formas de receber o capital acumulado na previdência privada do Itaú, sendo elas:
- Renda temporária: renda mensal paga a partir da idade de saída escolhida (mínimo de 60 anos), por um prazo determinado. Pago até o final do prazo ou falecimento do contratante.
- Renda prazo certo: renda mensal paga a partir da idade de saída escolhida (mínimo de 60 anos), por um prazo determinado. Ocorrendo falecimento dentro do período, a renda será paga a beneficiários do plano.
Cuidados ao se contratar uma previdência privada
No Itaú, o contratante tem a possibilidade de adicionar algumas proteções adicionais ao seu plano de previdência privada como: renda por invalidez, pensão a menores em caso de morte do titular, pensão ao cônjuge e pecúlio.
É importante notar aqui que nenhuma dessas benesses sai de graça, e se você tiver interesse em algum tipo seguro, saiba que o valor sempre será cobrado de alguma maneira, onerando os rendimentos do seu plano.
Saiba como fazer um empréstimo no Itaú
Ainda que requeira precauções, tomar um empréstimo é a maneira mais rápida de se conseguir dinheiro. Em alguns casos, como para pagar dívidas urgentes e evitar o acúmulo de contas, o empréstimo pode ser a melhor opção.
De maneira geral, a estratégia para evitar problemas funciona da mesma maneira tanto para a Pessoa Física quanto para a Pessoa Jurídica. Seja na cessão de crédito pessoal ou empresarial, é preciso analisar as opções oferecidas pelos bancos e instituições financeiras, ter um bom planejamento para quitar o recurso recebido e, principalmente, ter a segurança de que conseguirá pagar a dívida.
Considerado o maior banco privado do Brasil, com cerca de 4.200 pontos físicos espalhados pelo país, o Itaú dispõe de uma série de opções de empréstimo com limites e taxas de juros diferentes para cada pessoa, empresa e situação.
No caso de crédito para a Pessoa Física, por exemplo, a taxa de juros média cobrada no empréstimo do Itaú é de 3,70% ao mês (segundo levantamento feito pelo Banco Central no final de 2019). Isso o coloca em uma posição intermediária em relação aos outros quatro maiores bancos do Brasil — Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander e Bradesco.
Opções de empréstimo do Itaú
Não importa se o dinheiro é para resolver questões pessoais ou da empresa. Com poucas exceções, para solicitar as modalidades de empréstimo do Itaú, é preciso ser maior de idade e ter uma conta-corrente na instituição.
Para o empréstimo pessoal, a vantagem é que os correntistas em dia com a instituição já possuem um limite de empréstimo pré-aprovado (estabelecido conforme seu histórico no Itaú) que pode ser solicitado a qualquer momento. O dinheiro cai na conta em pouco tempo e não há necessidade de aguardar uma análise de crédito por parte do banco.
Principais opções de empréstimo do Itaú para a Pessoa Física
- Empréstimo Pessoal: o cliente escolhe o valor que precisa (dentro do limite pré-aprovado), a data do pagamento (a ser debitado ou pago por boleto) e o dinheiro é depositado rapidamente na conta. Não é preciso justificar o uso do dinheiro, que pode ser parcelado em 60 meses.
- Antecipação do 13º: para profissionais que recebem salário pelo Itaú e desejam antecipar o 13º salário; pagamento feito em parcela única.
- Antecipação do Imposto de Renda: para quem tem direito à restituição do IR, é possível antecipar o recebimento do valor pelo Itaú.
- Microcrédito: voltado para quem trabalha por conta própria ou possui um pequeno negócio; não é preciso ter conta corrente no Itaú (uma das exceções à regra) e nem CNPJ.
- Empréstimo Consignado Itaú: disponível somente para funcionários de empresas privadas ou instituições públicas filiadas ao Itaú; as parcelas de quitação tem juros menores e são descontadas diretamente do salário do beneficiário.
- Empréstimo Consignado INSS: disponível somente para pensionistas e aposentados do INSS; parcelas são descontadas diretamente do benefício.
- Crédito com Garantia: opção em que o cliente oferece imóveis ou investimentos que possui junto ao Itaú como garantia para obter empréstimo com juros reduzidos.
No caso dos empréstimos empresariais, o Itaú costuma realizar a análise de crédito da organização solicitante antes de aprovar a cessão do dinheiro.
Principais opções de empréstimo do Itaú para a Pessoa Jurídica
- Capital de Giro: empréstimo parcelado idealizado para injetar dinheiro no caixa da empresa; sujeito a análise de crédito, dá prazo de até 54 meses para quitar.
- Cheque Especial para Empresas: já disponível na conta corrente do cliente, é fácil de contratar e usar; idealizado para cobrir as necessidades do dia a dia da empresa, tem juros mais altos e limite definido pelo capital da empresa.
- Conta Garantida para Empresas: é uma conta que fica paralela à conta corrente da empresa e de onde pode ser transferido dinheiro em caso de necessidade.
- Antecipação de Recebíveis: adianta os valores que a empresa tem a receber das vendas a prazo, boletos etc.
- Empréstimo Consignado para Colaboradores: empréstimo para os funcionários da empresa com taxas menores e desconto feito diretamente no salário.
- CDC para Empresas: financia a aquisição de equipamentos e outros bens que acelerem o crescimento da empresa.
- Empréstimos pelo BNDES: para empresas com faturamento anual superior a R$ 1,2 milhões; repassa recursos do BNDES com linhas de crédito de longo prazo (até 20 anos).
- Fiança para Empresas: garante o pagamento dos compromissos necessários para a operação da empresa.
- Crédito Rural: empréstimo exclusivo para empresas envolvidas com o agronegócio e produtores rurais.
- Crédito Imediato para Empresas: empréstimo de curto prazo e pago em parcela única.
- Crédito para Financiamento de Imóveis Empresarial: financia empreendimentos imobiliários.
Como contratar um empréstimo do Itaú
De maneira geral, para solicitar um empréstimo do Itaú é preciso, primeiramente, ter uma conta-corrente na instituição. Se já for correntista, as opções de empréstimo são acompanhadas por diferentes formas de se contratá-las.
Como contratar Crédito Pessoal: com um limite já pré-estabelecido para correntistas, é possível obter esse empréstimo rapidamente pela Internet (basta acessar a conta e escolher o valor), em um caixa eletrônico do Itaú ou em qualquer agência do banco.
Como contratar demais empréstimos para Pessoa Física: a maioria das outra modalidades de empréstimo pessoal podem ser simuladas e solicitadas também pelo Internet Banking ou em uma agência do Itaú.
Como contratar empréstimos para Pessoa Jurídica: a s modalidades de empréstimo mais ágeis, como Capital de Giro e Cheque Especial, podem ser solicitadas diretamente pela Internet; no caso das opções mais complexas, como Empréstimo para Colaboradores e Empréstimo pelo BNDES, é preciso ir até à agência e consultar o gerente responsável pela conta corrente da empresa.
Vantagens de contratar empréstimo do Itaú
As principais vantagens do empréstimo Itaú são a agilidade do Empréstimo Pessoal para correntistas, com um limite de valor pré-aprovado e pronto para uso que é depositado imediatamente na conta do cliente, e as variedade de opções nos empréstimos para empresas.
As taxas de juros média nas opções de crédito pessoal estão em posição intermediária em relação aos outros grandes bancos: com 3,70% ao mês, é mais econômico que o Santander e o Bradesco e mais caro que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.
Aproveite e compartilhe em suas redes sociais esse conteúdo e deixe sua opinião nos comentários para a gente e não perca as novas publicações!