Publicidade

in

Banco Sicoob: Como Funciona essa Cooperativa?

Saiba como funciona uma cooperativa de crédito, e porquê muita gente está optando por essas cooperativas em vez de contratar um banco tradicional.

banco sicoob 01
banco sicoob 01

Tem muita gente optando pelas cooperativas de crédito em vez de contratar um banco. Mas, você sabe como funciona a cooperativa de crédito do Banco Sicoob? Se você tem essa dúvida e quer saber também se o Banco Sicoob é bom, este artigo vai resolver o seu problema. Fica até o final com bastante atenção e aprenda tudo para decidir onde colocar o seu dinheiro.

Publicidade

Como funciona uma cooperativa de crédito

Uma cooperativa de crédito é uma associação de pessoas com o objetivo de administrar os recursos financeiros dos associados de forma mais vantajosa que nas instituições bancárias. O papel do usuário de uma cooperativa de crédito é de dono da empresa e cada um tem direito a um voto nas decisões a serem tomadas.

Publicidade

Publicidade

Com isso, as cooperativas conseguem ter taxas e preços em produtos bancários muito menores que nos bancos tradicionais. Enquanto os bancos se desenvolvem por competição entre as instituições e por políticas de altas taxas de juros aplicadas aos clientes, as cooperativas crescem por cooperação mútua entre os associados.

Publicidade

Da mesma forma que os bancos, as cooperativas de crédito, também chamadas de cooperativas financeiras, são cadastradas e regularizadas pelo Banco Central do Brasil – BACEN.

Publicidade

Entenda o que é e saiba se o banco Sicoob é bom.

Banco Sicoob
Banco Sicoob

Na verdade, o Sicoob não é um banco, nem uma cooperativa. O Sicoob é um sistema financeiro cooperativo, o maior do país, composto por várias cooperativas de crédito e, ainda, por outras empresas de apoio. Ele é chamado de banco popularmente, mas ele é uma grande cooperativa de crédito, com todas as vantagens descritas acima em relação aos bancos tradicionais e que oferece os mesmos produtos e serviços.

Para poder oferecer todos os produtos e serviços bancários, em 1996 foi criado o Bancoob. Este sim, é um banco comercial privado, que oferece estes produtos e serviços às cooperativas do Sicoob e permitindo uma gestão centralizada dos recursos do sistema. O Bancoob é um banco como outro qualquer, regularizado como tal. Para operar em transações, o código do Sicoob (Bancoob) é 756.

Publicidade

Publicidade

O Bancoob – Banco Cooperativo do Brasil S/A foi criado devido à necessidade das cooperativas terem acesso a produtos e serviços tipicamente bancários, como poupança, linhas de crédito, investimentos, cobranças, transações bancárias, etc. Desde 1996 atuando no mercado, de forma sólida e competitiva, faz do Bancoob e, consequentemente do Sicoob, organizações muito boas e confiáveis.

Sicoob dá crédito até para o agronegócio

Com linhas de crédito para o agronegócio e repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social – BNDES, o Sicoob está se mostrando cada vez mais forte, competitivo e confiável. Empresas e pessoas físicas também podem contar com linhas de crédito.

Publicidade

O Sicoob tem como visão “ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados”. Entre no site sicoob.com.br e informe-se sobre tudo mais que o Sicoob pode fazer por você.

Publicidade

Antes de abrir uma conta bancária, é bom entender bem quais as opções oferecidas pelo mercado. E mesmo que você já possua uma conta, é importante avaliar se ela é adequada aos seus objetivos.

Publicidade

Diferenciar uma conta corrente de uma conta salário ou de uma conta poupança pode parecer simples à primeira vista. Mas é essencial estar atento a alguns pontos para fazer um melhor planejamento financeiro e cuidar melhor das suas finanças.

Afinal, nenhum desses três tipos de contas é melhor ou pior que o outro, mas cada uma delas é mais adequada a determinados perfis e a determinados objetivos. Confira mais detalhes:

Publicidade

Publicidade

– Conta corrente: um serviço completo

A conta corrente permite que diversos tipos de operações sejam feitas: saques, depósitos, aplicações, pagamentos, investimentos, etc. E ainda dá acesso a outros produtos financeiros como cheque, cartão de crédito e cheque especial.

Sendo assim, a conta corrente é ideal para quem faz diversas movimentações financeiras ao longo do mês.

Publicidade

Em compensação, a conta corrente também costuma ser a opção mais cara, já que, em geral, cobra determinado valor pelo pacote de serviços oferecido (exceto nos casos de pacote básico ou de conta corrente digital), além de taxas ou tarifas para operações que excedam o pacote contratado.

Publicidade

Outro diferencial da conta corrente é a análise feita antes da abertura, normalmente, negada para pessoas inadimplentes. O que não costuma ocorrer com contas salário e contas poupança, as quais possuem outras especificações.

Publicidade

Além disso, uma conta corrente pode ter mais de um titular (ex.: cônjuges). E em caso de encerramento, ele deve ser feito pelo(s) titular(es) da conta.

– Conta salário: para recebimentos e saques

Como o próprio nome diz, esse tipo de conta é destinada ao recebimento de salário, mas também de outras rendas como pensões, abonos e aposentadorias. Contudo, não são permitidos depósitos além dos realizados pelo empregador (ou outra entidade pagadora pré-definida).

Publicidade

Publicidade

Contas salário também não oferecem acesso ao crédito (cartões ou cheque especial) nem à aplicações ou investimentos e não podem ser usadas para pagar contas (é preciso sacar o dinheiro para realizar pagamentos).

O titular da conta pode definir se deseja acessar o salário apenas por meio de saques (com cartão de débito) ou se prefere que o banco transfira mensalmente o valor total recebido para uma conta corrente (no mesmo ou em outro banco). Caso essa transferência seja do valor integral do salário, feita apenas uma vez ao mês, não são cobradas taxas.

Publicidade

Contas salário permitem somente um titular. E só podem ser encerradas pela entidade pagadora.

Publicidade

– Conta poupança: a única com rendimentos

Assim como as contas salário, contas poupança não são destinadas a grandes movimentações financeiras. Elas não oferecem acesso a cartões de crédito, talões de cheque ou cheque especial.

Publicidade

Só que no caso da poupança, é possível fazer depósitos ilimitados, a qualquer momento, de qualquer fonte. Já os saques têm maiores restrições; são taxados quando ultrapassam dois por mês. Afinal, o objetivo da conta poupança não é a movimentação, mas sim o acúmulo financeiro.

Acontece que, atualmente, há diversas contas integradas: contas corrente vinculadas à contas poupança de mesma titularidade. A vantagem é que as aplicações e os resgates não costumam ser taxados. Assim, é possível fazer movimentações financeiras e, paralelamente, ir alimentando uma poupança com uma reserva financeira para não ter maiores preocupações em casos de emergência.

Publicidade

Publicidade