Logo após uma cansativa negociação, que começou no sábado 29, e se estendeu pela madrugada de ontem 30, o Sindicato conseguiu garantir a continuidade do desempenho do home office durante todo o período da pandemia do novo coronavírus.
Houve consenso entre os bancos de sistema operacional do Brasil, que a grande maioria deve continuar em trabalho por home office na pandemia, sendo que um dos bancos que assumiram esse compromisso é o Banco do Brasil sendo o 1° banco criado no país.
Entretanto, os sistemas operacionais dos bancos não concordaram em colocar no acordo das cláusulas sobre o controle da jornada de trabalho, sobre o ressarcimento de custos e a disponibilização da mobília adequada do home office. Mas, mesmo sem acordo geral sobre o tema, o Comando Nacional saiu com a sinalização de acordos determinados com alguns bancos, como o Banco Itaú Unibanco, por exemplo.
Conforme informações: “Sair dessa campanha com a sinalização de acordos por bancos para regularizar o home office já é um grande avanço, porque é tendencioso para sistemas operacionais trabalhadores fazer, como sistemas dos bancos preferem com acordos individuais. Justamente por isso, o Sindicato defende que sejam feitos acordos coletivos de trabalho.” disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo juntamente com Banco Caixa Econômica Federal e suas previdências.
Entenda melhor sobre a clausula do home office aos bancários
Conforme a proposta da Fenaban prevê ainda, para este ano um reajuste de cerca de 1,5% para salários + abono de R$ 2 mil para todos ainda em 2020; reposição das inflações como INPC estimado em 2,74% para outras verbas, como VR e VA entre outras.
A assembleia online se iniciou às 20h de ontem e vai até 23h49 de hoje, 31.
Conheça também:
- Banco do Brasil sendo o 1° banco criado
- Banco Itaú Unibanco
- Banco Caixa Econômica Federal e suas previdências