Saber quais os benefícios do home office, o que significa e as diferenças dele no modo de trabalhar é muito importante, principalmente para analisar se vale a pena para você ou não.
Além disso, o que significa os benefícios do home office é que as diferenças que ele possui quando comparado com outro trabalho “convencional” são grandes, como é o caso de trabalhar de uma maneira mais confortável que para alguns é melhor.
Sendo assim, a seguir veja mais sobre os benefícios do home office e as principais diferenças de trabalhar assim com outros empregos oferece para analisar se vale a pena ou não para você. Boa leitura!
Benefícios do home office – Quais são?
Afinal, quais são os benefícios do home office que faz muitas pessoas procurarem mais se é bom trabalhar assim e quais as diferenças dele? Antes de qualquer coisa, a liberdade e qualidade de vida são diferenças que é bom conhecer sobre.
Isso porque muitos profissionais logo pensam nessas palavras quando refletem sobre os benefícios do home office. Mas vai muito além. Abaixo você encontra alguns dos principais benefícios de uma política de home office. Você vai entender o porquê cada vez mais empresas vem adotando essa prática.
1 – Flexibilidade
Em primeiro lugar, esse é um dos principais benefícios do home office e uma das grandes diferenças do trabalho convencional que faz muitos entenderem que vale a pena investir e aprender o que de fato significa. Pois, ter uma flexibilidade de horários, com os funcionários podendo organizar o seu dia da melhor maneira, sem ter a necessidade de ficar o dia inteiro no escritório.
Mesmo com um horário definido de trabalho, o home office permite aos colaboradores aproveitarem ao máximo cada dia. Ou seja, isso significa poder usufruir o tempo para fazer outras tarefas rotineiras, como por exemplo organizar a casa, não interferindo nas entregas e no fluxo de trabalho. Isso sem contar que também é uma maneira de procurar por apps para ganhar dinheiro online sem problemas.
2 – Redução de custos – benefícios do home office
Por outro lado, com o agravamento e a crise mundial causada pela pandemia, muitas companhias enfrentaram e continuam enfrentando dificuldades financeiras e alguns estão em busca de trabalhos remotos para conseguir uma renda.
Assim, se reinventar e apostar em estratégias de redução de custos passou a ser não mais uma escolha, e sim uma questão de sobrevivência de milhares de negócios. Então, nesse contexto, a redução de custos é outra das vantagens do home office.
Pois, com o trabalho muitas empresas acabara com suas estruturas físicas de trabalho. Entregando muitos escritórios e apartamentos comerciais que eram alugados.
- Economia com aluguel;
- Contas;
- Manutenções prediais é grande.
E a diminuição de custos é um benefício sentido para ambos os lados, empresas e colaboradores. Isso porque a maior parte dos funcionários passou a se alimentar em casa. Evitando gastos com alimentação no horário de trabalho.
E não podemos esquecer da economia com transportes, já que o trabalho é feito de forma remota sendo um dos grandes benefícios do home office e diferenças entre trabalhar em casa ou na empresa, que é bom.
3 – Qualidade de vida
Além disso, a qualidade de vida é outro benefício do home office que é bom conhecer. Usufruir de um tempo a mais de sono, passar mais tempo com a família sem precisar se preocupar em chegar atrasado ao trabalho faz uma diferença enorme em nossa mente e corpo.
Aliás, alimentação também é outro ponto que chama a atenção nas vantagens do home office. Além de economizar comendo em casa, o fato de não comer na rua ajudou e continuou ajudando muitas pessoas a terem refeições mais saudáveis.
Não foi incomum encontrar um número cada vez maior de pessoas preocupadas com a sua saúde e focando em uma alimentação mais equilibrada.
4 – Benefícios do home office: Liberdade
Ou seja, trabalhar de qualquer lugar do mundo, de forma 100% remota é um dos benefícios do home office e diferenças que é bom conhecer. Esse é o conceito do nomadismo digital, tendência que está em alta neste período de pós-pandemia.
E a liberdade também é benéfica para as companhias. Que podem atrair talentos de estados e locais diferentes em um processo seletivo.
Desvantagens
Infelizmente, como tudo na vida não existe apenas vantagens, chegou o momento de conhecer as desvantagens do home office. Isso de acordo com as diferenças de trabalhar assim que é bom aprender mais, como por exemplo:
1 – Queda de interações
Primeiramente, a falta de contato humano e interações atrapalha o dia a dia de muitos profissionais. Afinal nós somos seres humanos, e o contato social diário no contexto organizacional faz muita falta. E essa falta de interações também prejudica o mental e emocional de algumas pessoas. Podendo até mesmo atrapalhar sua rotina de trabalho.
2 – Isolamento
Entretanto, o isolamento é outra desvantagem desse trabalho. Muitos profissionais sentem sintomas como ansiedade e depressão com o trabalho. A falta de contato com os colegas e o isolamento social causado pela pandemia impactou a saúde mental de milhões de profissionais. Casos de síndromes burnout se espalharam mundo afora, com muitos colaboradores relatando total esgotamento emocional e mental.
3- Distrações
Essa é uma desvantagem significativa do trabalho em home office. Manter a concentração e foco em suas tarefas é imprescindível. Mas não é fácil lidar com o dia-a-dia e as diversas distrações com o trabalho em casa.
Cachorro latindo, filhos chorando ou precisando de atenção, situações corriqueiras do dia-a-dia acontecendo durante reuniões online. Essas foram apenas algumas das situações enfrentadas por milhões de profissionais nesse período.
O que significa o home office?
No entanto, além de saber quais os vantagens do trabalho é bom saber o que é ele de fato. Em resumo, o home-office, também conhecido como trabalho remoto, é uma realidade. Cada vez mais empresas enxergam nessa prática o trabalho do futuro.
Mas apesar de a sua tradução literal remeter ao trabalho em casa, o home office não necessariamente precisa fazer em casa. Ele pode sim fazer em locais alternativos, contando com uma internet e uma estrutura mínima para a fazer o trabalho.
Esse inclusive é um dos conceitos do nomadismo digital, mais um claro benefício do home office. Trabalhar de qualquer lugar do mundo, independente da distância, podendo usufruir do tempo com muito mais qualidade de vida.
Ou seja, na prática não necessariamente o home office precisa fazer em casa. Ele faz em cafés, hotéis, aeroportos ou mesmo em espaços diferentes, são muitos os benefícios inovadores nas empresas que adotaram essa prática como um modelo produtivo e duradouro.
Conclusão
Por fim, depois de todos os pontos importantes sobre os benefícios do home office é fato de que cada dia que passa esse tipo de trabalho conquistou muitas pessoas. Se você é uma dessas pessoas, aproveite todos os benefícios que ele oferece e aproveite!
Confira: