Buscando...

Publicidade

Códigos Bancos Tradicionais: Lista Completa E Como Usar

Anúncios

Vamos falar hoje sobre um assunto importante para nossa vida financeira, os códigos dos bancos tradicionais; como eles funcionam nas instituições bancárias e como usá-los na hora das transferências, emissão de cheque e pagamentos.

Os códigos de todos os bancos tradicionais entraram na nossa lista, mas o mais importante é saber como e onde usá-los. O código tem uma serventia e foi criado para facilitar ainda mais a hora da transferência. Além disso, com código numérico é muito mais difícil de cometer erros. Sendo assim, suas transferências entre bancos ficar ainda mais segura e você pode mandar e receber dinheiro, de qualquer com tia, a qualquer momento sem nenhuma preocupação.

Publicidade

Contudo, listamos códigos bancos tradicionais como banco Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander etc. Confira agora como foi criado o código, para que serve e quais são!

Anúncios

Então, desejamos que faça uma ótima leitura. E não se esqueça, aqui tem conteúdo todos os dias!

O que é os Códigos dos Bancos?

Os códigos são a compilação de um sistema ou conjunto de números ou letras para aplicar em algum tipo de atividade. Sendo assim, o código é um conjunto ou  sistema que normativa e regulamenta algo. O código para bancos tradicionais no Brasil é nada mais nada menos do que um conjunto de números que aplicados para cada aquela instituição bancária oferece mais segurança para nossas transações.

Quando tratamos o código como conceito, temos a representação simbólica de um repertório próprio que tem como resultado a codificação. Devemos citar também que o código compreende como um ponto cifrar uma mensagem. Mas, os códigos das instituições bancárias tradicionais no Brasil têm mais a ver com a facilidade no mecanismo de busca dos bancos.

O conceito de código é abrangente. Portanto, devemos destacar que um código, quando criado, serve para que nos lembremos de uma mensagem longa, em números. Mas, também de nomes codificados uma numeração mais simples.

Mas vamos entender melhor…

Anúncios

O que é o código nos bancos no Brasil?

Toda vez que você for realizar uma transação bancária é comum, sobretudo, informar o código do banco destinatário seja para as transferências ou para pagamento de conta. Esse é o código do banco que funciona como uma identificação para cada instituição que existe no Brasil, tradicionais e digitais.

No entanto, nas operações no caixa eletrônico, por serem mais simples, não necessitam nenhum dos casos do código. Portanto, ao utilizar os aplicativos de bancos e sites o código é sempre exigido.  Por isso é importante que você saiba o código dos bancos tradicionais no Brasil. Ainda mais hoje em dia que estamos a cada dia mais fazendo os processos pelo celular e sites, dentro de nossas casas o código é essencial para que não tenha erro na hora da identificação do destino do dinheiro.

Mas, antes da nossa lista de códigos dos bancos tradicionais vamos entender o porquê essa numeração existe. Sendo assim, a princípio é importante destacar que o código é conhecido como COMPE. Ou seja, um código proveniente do Código Do Sistema De Operações Monetárias E Compensação De Outros Papéis.

Em outras palavras, o código faz parte do grupo que organiza e processa diariamente as nossas transações e compensações de cheque dentro dos bancos. Além disso, faz parte do controle de outros documentos que são vinculados com os bancos brasileiros. Sobretudo o órgão responsável por esse código de sistema de operações – o Sistema De Operações Monetárias Nacional.

Anúncios

Como funcionam os códigos nos Bancos?

Para compreender melhor , então, o que são os códigos dos bancos, veja! É importante entender que, toda vez que você fizer uma transferência, omitir um cheque ou fazer um pagamento é feito o processamento no Compe. Isto é, as ações feitas nos bancos com o dinheiro enviado têm como processo feito através do Sistema De Operações Mandatários Nacional. Além disso, é feito com código do banco. Todavia, está vendo o quanto é importante saber corretamente o número do código de cada banco.

É neste sentido que a lista com os códigos devem ser guardadas, pois uma hora ou outra terá que usar. O código serve, sobretudo, como identificador de instituições bancárias e suas operações. Usado especialmente nas transferências eletrônicas disponíveis – TEDs – e nas transferências  de Documento De Ordem De Crédito – Docs. Além disso, nas  compensações de cheque, mas estas estão ficando cada vez mais raras. Portanto, se for preciso fazer qualquer dessas atividades, vice terá que usar o código do banco dos bancos tradicionais e digitais.

Como é feita as transferências nos bancos?

Então, o que acha de entender como tudo isso funciona na prática? Na hora de realizar qualquer uma dessas atividades você vai ser orientado a fornecer, além disso, o código, é necessário mais algumas informações sobre o destinatário.

O primeiro passo é colocar o nome completo do destinatário. O segundo passo você vai ter que colocar o CPF ou CNPJ do destinatário também. Quarto passo você vai colocar o valor da transferência e o tipo de conta, ou seja, conta corrente ou conta poupança. Pois bem, agora você vai colocar o número da agência e o número da conta.

Anúncios

É importante ressaltar de ter todas informações corretas para que não tenha extravio de informações e você não consiga realizar a operação. Agora vamos entender o que acontece caso você se encontra no erro na hora de digitar alguma dessas informações principalmente o código do banco.

O que fazer ao digitar o código do banco errado?

Mas, pode sim acontecer de você fornecer o código errado. Contudo, não se preocupe, pois tudo nessa vida tem jeito até mesmo quando você erra as informações. Mas é necessário tomar bastante cuidado ao informar o código errado a operação não acontece ou dinheiro retorna para sua conta. Portanto, é importante entender que o número do código dos bancos tradicionais é essencial na hora da realização das transações. Os códigos de identificação dos bancos brasileiros são como uma identidade, sobretudo, existem e você deve ficar atento.

Principais Códigos dos Bancos

Vamos falar hoje sobre um assunto importante para nossa vida financeira, os códigos dos bancos tradicionais; como eles funcionam nas instituições bancárias e como usá-los na hora das transferências, emissão de cheque e pagamentos.
Descubra o código para transferências nos bancos tradicionais. (Foto: Reprodução)

Veja agora os códigos dos bancos tradicionais no Brasil, e fique por dentro de algumas informações importantes na hora de fazer suas transferências. Então, vamos iniciar com o Banco do Brasil?

1. Código do Banco do Brasil

Um dos bancos mais populares do Brasil, foi criado em 1808. Sobretudo, um dos bancos pioneiros em nosso país.  Sobretudo, o primeiro banco do Brasil. Atualmente, está no topo, como um dos 5 maiores bancos que atuam no mercado financeiro. Muitos acreditam que é um banco estatal, mas na realidade um banco de economia mista. Isto é, 54% de participação do Governo Federal, e os demais da iniciativa privada.

Anúncios

Nos últimos anos, o banco tem se modernizado bastante, e com isso hoje podemos fazer a adesão de crédito online. Com a Internet Banking e também através dos aplicativos para celular. O código para operações tradicionais do Banco do Brasil S.A é 001.

2. Código da Caixa Econômica Federal

Um das principais e maiores banco público da América Latina que tem o capital fechado. O Banco CAIXA é administrado diretamente pelo Governo Federal e o Ministério da Economia. Surgiu em 1861 criado pelo Imperador Dom Pedro II. Na época, se chamava Caixa Econômica da Corte.

Atualmente, a Caixa tem se mostrado em desenvolvimento com serviços no Internet Banking e aplicativos para celular. A Caixa Econômica Federal opera com o código – 104.

3. Código do Banco Bradesco

O Bradesco tem mais de 75 anos de operações no Brasil vem se desenvolvendo para bem servir seus clientes. Atualmente, Bradesco fez a adesão da carteira HSBC, e aumentou sua demanda  clientes com essa junção. Hoje tem processos no Internet Banking, o Bradesco e também produtos, ferramentas e serviços no aplicativo do banco. O Bradesco tem dois códigos para as operações, sendo assim, fiquem atentos:

  • Bradesco BBI – 036;
  • Cartões Bradesco – 204.

4. Código do Banco Santander

O Banco Santander surgiu em 1857 na província de Santander na Espanha. Após investir e comprar outros bancos teve uma expansão. Mas em 2000 o grupo global formado pelo Banco Santander S.A chega no Brasil. E atualmente está na lista dos maiores. O Banco Santander tradicional no Brasil tem o código de operações 033.

5. Banco BMG

O Banco BMG fundado em 1930 é uma instituição mais nova, mas ficou bastante conhecida por seus serviços diferenciados na época. E desde então é um dos principais bancos brasileiros  a fazer crédito consignado. Para fazer as operações o código do banco BMG é 318.

Lista com código dos bancos

Códigos – Bancos

654      BANCO A.J. RENNER S.A.

246      BANCO ABC BRASIL S.A.

075      BANCO ABN AMRO S.A.

025      BANCO ALFA S.A.

641      BANCO ALVORADA S.A.

213      BANCO ARBI S.A.

019      BANCO AZTECA DO BRASIL S.A.

024      BANCO BANDEPE S.A.

740      BANCO BARCLAYS S.A.

107      BANCO BBM S/A

096      BANCO BM&FBOVESPA DE SERVIÇOS DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA S.A.

318      BANCO BMG S.A.

752      BANCO BNP PARIBAS BRASIL S.A.

248      BANCO BOAVISTA INTERATLANTICO S.A.

218      BANCO BONSUCESSO S.A.

063      BANCO BRADESCARD S.A.

036      BANCO BRADESCO BBI S.A.

122      BANCO BRADESCO BERJ S.A.

204      BANCO BRADESCO CARTÕES S.A.

394      BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A.

Códigos – Bancos

237      BANCO BRADESCO S.A.

208      BANCO BTG PACTUAL S.A.

263      BANCO CACIQUE S.A.

473      BANCO CAIXA GERAL – BRASIL S.A.

412      BANCO CAPITAL S.A.

040      BANCO CARGILL S.A.

266      BANCO CEDULA S.A.

739      BANCO CETELEM S.A.

233      BANCO CIFRA S.A.

745      BANCO CITIBANK S.A.

241      BANCO CLASSICO S.A.

M19    BANCO CNH INDUSTRIAL CAPITAL S.A.

095      BANCO CONFIDENCE DE CÂMBIO S.A.

756      BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A. – BANCOOB

748      BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A.

222      BANCO CRÉDIT AGRICOLE BRASIL S.A.

505      BANCO CREDIT SUISSE (BRASIL) S.A.

003      BANCO DA AMAZONIA S.A.

083      BANCO DA CHINA BRASIL S.A.

707      BANCO DAYCOVAL S.A.

Códigos – Bancos tradicionais

300      BANCO DE LA NACION ARGENTINA

495      BANCO DE LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES

494      BANCO DE LA REPUBLICA ORIENTAL DEL URUGUAY

M06    BANCO DE LAGE LANDEN BRASIL S.A.

456      BANCO DE TOKYO-MITSUBISHI UFJ BRASIL S.A.

001      BANCO DO BRASIL S.A.

047      BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A.

037      BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A.

041      BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A.

004      BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.

265      BANCO FATOR S.A.

224      BANCO FIBRA S.A.

626      BANCO FICSA S.A.

M18    BANCO FORD S.A.

121      BANCO GERADOR S.A.

M07    BANCO GMAC S.A.

612      BANCO GUANABARA S.A.

M22    BANCO HONDA S.A.

M11    BANCO IBM S.A.

604      BANCO INDUSTRIAL DO BRASIL S.A.

Códigos e Bancos

320      BANCO INDUSTRIAL E COMERCIAL S.A.

653      BANCO INDUSVAL S.A.

630      BANCO INTERCAP S.A.

077      BANCO INTERMEDIUM S.A.

249      BANCO INVESTCRED UNIBANCO S.A.

184      BANCO ITAÚ BBA S.A.

029      BANCO ITAÚ BMG CONSIGNADO S.A.

479      BANCO ITAUBANK S.A.

074      BANCO J. SAFRA S.A.

376      BANCO J.P. MORGAN S.A.

217      BANCO JOHN DEERE S.A.

076      BANCO KDB DO BRASIL S.A.

757      BANCO KEB DO BRASIL S.A.

600      BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

243      BANCO MÁXIMA S.A.

M12    BANCO MAXINVEST S.A.

389      BANCO MERCANTIL DO BRASIL S.A.

370      BANCO MIZUHO DO BRASIL S.A.

746      BANCO MODAL S.A.

M10    BANCO MONEO S.A.

Códigos e Bancos

066      BANCO MORGAN STANLEY S.A.

079      BANCO ORIGINAL DO AGRONEGÓCIO S.A.

212      BANCO ORIGINAL S.A.

M17    BANCO OURINVEST S.A.

623      BANCO PAN S.A.

611      BANCO PAULISTA S.A.

613      BANCO PECUNIA S.A.

094      BANCO PETRA S.A.

643      BANCO PINE S.A.

735      BANCO POTTENCIAL S.A.

M24    BANCO PSA FINANCE BRASIL S.A.

747      BANCO RABOBANK INTERNATIONAL BRASIL S.A.

088      BANCO RANDON S.A.

633      BANCO RENDIMENTO S.A.

741      BANCO RIBEIRAO PRETO S.A.

120      BANCO RODOBENS S.A.

422      BANCO SAFRA S.A.

033      BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.

743      BANCO SEMEAR S.A.

754      BANCO SISTEMA S.A.

Códigos e Bancos tradicionais

366      BANCO SOCIETE GENERALE BRASIL S.A.

637      BANCO SOFISA S.A.

464      BANCO SUMITOMO MITSUI BRASILEIRO S.A.

082      BANCO TOPÁZIO S.A.

M20    BANCO TOYOTA DO BRASIL S.A.

634      BANCO TRIANGULO S.A.

018      BANCO TRICURY S.A.

M14    BANCO VOLKSWAGEN S.A.

M23    BANCO VOLVO BRASIL S.A.

655      BANCO VOTORANTIM S.A.

610      BANCO VR S.A.

119      BANCO WESTERN UNION DO BRASIL S.A.

124      BANCO WOORI BANK DO BRASIL S.A.

021      BANESTES S.A. BANCO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

719      BANIF – BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL (BRASIL), S.A.

755      BANK OF AMERICA MERRILL LYNCH BANCO MÚLTIPLO S.A.

081      BBN BANCO BRASILEIRO DE NEGÓCIOS S.A.

250      BCV – BANCO DE CRÉDITO E VAREJO S/A

017      BNY MELLON BANCO S.A.

069      BPN BRASIL BANCO MÚLTIPLO S.A.

Códigos e Bancos tradicionais

125      BRASIL PLURAL S.A. BANCO MÚLTIPLO

070      BRB – BANCO DE BRASILIA S.A.

477      CITIBANK N.A.

487      DEUTSCHE BANK S.A. – BANCO ALEMAO

064      GOLDMAN SACHS DO BRASIL BANCO MULTIPLO S.A.

062      HIPERCARD BANCO MÚLTIPLO S.A.

132      ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S.A.

492      ING BANK N.V.

652      ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

341      ITAÚ UNIBANCO S.A.

488      JPMORGAN CHASE BANK, NATIONAL ASSOCIATION

014      NATIXIS BRASIL S.A. BANCO MÚLTIPLO

753      NOVO BANCO CONTINENTAL S.A. – BANCO MÚLTIPLO

254      PARANÁ BANCO S.A.

751      SCOTIABANK BRASIL S.A. BANCO MÚLTIPLO

Bancos digitais também tem códigos?

Nos bancos digitais funciona da mesma forma dos bancos tradicionais, eles também possuem um código de identificação. Sobretudo, no Brasil tem muitas instituições financeiras, tradicionais e digitais, que atuam como banco também. Todas elas, fazem seu serviço com autorização do Banco Central. No Relatório de Economia Bancária, podemos verificar mais de 172 instituições bancárias autorizadas a realizar as operações bancárias mais comuns. Por sua vez, os bancos digitais também devem seguir a mesma regra. Confira também a lista com todos os códigos dos bancos digitais no Brasil.

Leia também:

// Bancos Tradicionais

Cartão de Crédito: Qual a melhor maneira de usar?

Algumas pessoas possuem um ou mais de um cartão, já que é um instrumento útil no dia a dia, além de garantir segurança e praticidade. E, como os gastos não são sentidos imediatamente, muitas se atrapalham com o uso e acabam endividadas.Mesmo assim, o cartão pode ser um importante aliado nas finanças se utilizado de …

Códigos Bancos Tradicionais: Lista Completa E Como Usar Leia mais »

CONTINUAR LENDO