Carregando sua Recomendação...

Como Aumentar o Valor da Restituição do Imposto de Renda?

como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda

A princípio, saber como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda na hora de declarar o seu e até mesmo na consulta desse valor é algo extremamente importante nos dias de hoje.

Além disso, entender também como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda da melhor maneira possível facilita e muito na hora de declarar e até da consulta desse valor em questão.

Sendo assim, para que saiba como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda e entenda como funciona esse processo na hora de declarar e da consulta, fique até o final desse artigo e aproveite. Boa leitura!

Como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda?

Afinal de contas, como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda de uma maneira segura na hora de declarar o seu e como é a consulta desse processo? Antes de qualquer coisa, a melhor maneira de aumentar sua restituição do IR é acrescentar nela o máximo de despesas dedutíveis. Ou seja, são todas aquelas abatidas do valor total da tributação.

Contudo, outro detalhe que chama muito atenção nesse caso é justamente entender o porque devemos pagar impostos e também quais os tipos de impostos que pagamos no final das contas.

Pensando nisso, entenda como todas as contas descritas como dedutíveis incluídas no seu IR e quais são suas preocupações nos casos de declaração conjunta e deduções autônomas, como por exemplo:

Como Declarar e Consulta Imposto de Renda
Como Declarar e Consulta Imposto de Renda? (Foto: Reprodução)

1. Declare gastos com saúde

Em primeiro lugar dessa listagem de como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda, incluídas contas como:

  • Médicos com dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, planos de saúde, internações em hospitais particulares;
  • Exames específicos ou similares. Entretanto, não estão incluídos medicamentos e pagamentos para profissionais nutricionistas ou estéticos.

Nesse sentido, para que saiba como declarar esse tipo de despesa no Imposto de Renda, o cálculo acontece a partir do total de gastos, desde que tudo esteja no nome da pessoa em questão, e você terá como comprovar que gastou.

Então, justamente por isso, saiba exatamente da importância de pedir comprovantes, como recibos e, de preferência, Notas Fiscais em tudo que comprar. Para facilitar na hora de saber como aumentar o valor da restituição do IR em questão.

2.  Mostre todos os seus investimentos em educação

Por outro lado, nesse momento, a questão da educação na hora de consulta ou declarar o IR. Existe um limite do que está autorizado nesses casos. No qual é de R$ 3.651,50/pessoa listada na prestação de contas, seja do dono da declaração ou seus dependentes.

Justamente por esse motivo é tão importante que estude de fato como funciona todo esse processo para que consiga descontos especiais em todos esses segmentos da melhor maneira possível e o quanto antes.

3.  Declarar contas com dependentes – Como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda

Além disso, para quem mora junto com você é ou não considerado um dependente. Isso porque existem algumas situações que definem quem entra ou não nesse grupo. Nesse sentido, a partir deles, considerados dependentes de contribuintes na hora de declarar, como:

  • Primeiramente, filhos de até 21 anos ou 24 caso estejam cursando a primeira faculdade;
  • Cônjuge, companheiro (a) que vive junto por mais de 5 anos ou com quem o titular tenha filho(s);
  • Também inclui irmãos, netos, bisnetos e menores de 21 anos que o declarante tenha guarda judicialmente;
  • Aliás, os pais, avós, bisavós, sogros e sogras que tenham rendimentos menores a R$ 22.847,76 no ano anterior da declaração;
  • Tem aquelas pessoas consideradas incapazes que estão sob os cuidados do declarante e que também está nessa listagem na hora da declaração;
  • Por fim, nora e genro, mas só se os filhos também na listagem de dependentes.

4.  Mostre comprovantes de pagamento de pensão alimentícia

Na hora de entender mais informações sobre como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda é bom que saiba que um grupo que está nesse meio são aqueles que pagam pensões alimentícias.

Isso mesmo, se você é ou conhece alguém que pague pensão alimentícia, é necessário que mostre também os comprovantes de cada deposito. Para que tenha justificativas palpáveis e verdadeiras na hora de declarar ou consulta seu imposto de renda. Isso faz com que o processo todo seja mais simples e eficiente.

5.  Faça a comprovação do vínculo com a previdência privada

Entretanto, na questão de investidores em previdência privada de diferentes segmentos também tem aumento na restituição do Imposto a depender do tipo de empresas que investem. Então, nesse sentido, as categorias existentes desse investimento são:

6.  Mencione todas as suas doações – Como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda

Por fim, nessa listagem de como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda, todos os contribuintes que doaram para projetos especiais ao longo do ano anterior da declaração. Abatendo grande parte desses valores das suas consultas do IR. Assim, o limite para abatimento 6% do total do imposto que se deve.

Em contrapartida, é bom que saiba que para validar é necessário que tenha destinadas a projetos de incentivo aos esportes, culturais ou a atividades de audiovisual. Ou seja, isso também significa que todos esses projetos estarão cadastrados pelo governo.

Conclusão

Para concluir todas essas informações que mencionamos sobre como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda e quais as maneiras que a declaração fica mais simples nessas questões são de extrema importância. Ainda mais para aqueles que declaram anualmente seus gastos e estão corretos perante o governo.

Nesse sentido, o certo é acompanhar cada uma das opções e dicas que mencionamos para que todos os passos fiquem mais simples e também facilite na hora do calculo do valor correto no fim das contas. Portanto, cada uma das opções de obter descontos de verdade e de maneira segura sem surpresas na declaração, analise cada uma das modalidades que se enquadram nesses requisitos e aproveite esse valores menores com tranquilidade.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.