Publicidade

Como Fazer Cartão do SUS pela Internet: Veja Passo a Passo e Aproveite!

Anúncios

A princípio, entender como fazer cartão do SUS pela internet é importante e bem simples com muitas vantagens, mas também o que é esse sistema segue como dúvida para muitas pessoas.

Portanto, ainda nesse artigo mostraremos mais sobre como fazer cartão do SUS pela internet e o que é esse processo com muitos detalhes e vantagens sobre. Boa leitura!

Publicidade

Como fazer o cartão virtual do SUS pela internet?

Afinal, como fazer cartão do SUS pela internet com segurança, vantagens e facilidade? Antes de mais nada, existem duas maneiras de emitir o seu cartão virtual do SUS pela internet: através do site ou app.

Anúncios

Cartão SUS
Cartão SUS (Foto: Reprodução)

Fazer cartão virtual do SUS pelo App

  1. Em primeiro lugar, baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);
  2. Na tela inicial, clique em “Começar”;
  3. Em seguida, selecione o botão “Entrar”;
  4. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  5. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  6. Aceite os termos de uso para acessar o App;
  7. Ao entrar no App, você irá se deparar com um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;
  8. O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O seu cartão virtual do SUS baixado no seu celular e substituirá o cartão físico com muito mais praticidade para usufruir de suas vantagens.

Pedir cartão virtual do SUS pelo site

  1. Primeiramente, entre no site Conecte Oficial;
  2. Clique em “Entrar”;
  3. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  5. Ao entrar no site, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela;
  6. O seu cartão digital do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

Assim, a facilidade de entender como fazer cartão do SUS pela internet de maneira simples de entender seu funcionamento é simples para aproveitar suas vantagens. Mas vale enfatizar que o cartão do SUS só emitido pela internet quando o cidadão já tiver feito o cartão físico.

Portanto, se você ainda não possui o cartão físico do SUS, saiba que esse processo só pode ser feito presencialmente. Portanto, dirija-se até um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo com RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço em mãos.

Anúncios

O que é o SUS

Por outro lado, além de entender como fazer cartão do SUS online e suas vantagens, chegou o momento de aprender mais sobre o que é esse sistema de fato.

Em resumo, o Sistema Único de Saúde é estruturado entre os três entes federativos: governo federal, estados e municípios. Os órgãos envolvidos são respectivamente o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde.

Tem também colaboração de outros ministérios, como o Ministério da Educação na parceria que envolve os hospitais universitários. Assim, as ações são desenvolvidas em articulação com os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais de Saúde. Integram a estrutura do:

  • Ministério da Saúde a Fiocruz;
  • Funasa;
  • Anvisa;
  • ANS;
  • Hemobrás;
  • Inca;
  • Into;
  • Hospitais federais.

Além disso, o MS trabalha na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para a elaboração do Plano Nacional de Saúde.

Mais informações – Fazer cartão do SUS

As secretarias estaduais de saúde compõem a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que elabora o Plano Estadual de Saúde e formula políticas públicas. Isso com os Conselhos Estaduais de Saúde, elas dão suporte aos municípios nas ações estipuladas.

Portanto, em articulação com os Conselhos Municipais de Saúde, essas secretarias planejam e implementam o Plano Municipal de Saúde. Ou seja, na prática, esboçam, organizam, cumprem, monitoram e avaliam as ações e serviços de saúde definidos nos planos nacional, estadual e municipal.

Anúncios

Então, a rede de atendimento que integra o SUS envolve a Estratégia Saúde da Família – composta por agentes comunitários atendendo de casa em casa, como por exemplo:

  • Postos de saúde;
  • Unid. Básica de Saúde (UBS);
  • Unid. de Pronto Atendimento (UPA);
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • Hospitais municipais, estaduais, federais;
  • Federais universitários;
  • Setor privado conveniado e contratado;
  • Institutos de pesquisa;
  • Hemocentros;
  • Redes de distribuição gratuita de medicamentos.

O tratamento é dividido em graus de complexidade. A Atenção Básica abrange a prevenção, com ações, como por exemplo:

  • Consultas e vacinação;
  • Atenção Secundária engloba o atendimento especializado;
  • ” ” Terciária enfoca os casos de internação;
  • Reabilitação é o acompanhamento depois ao tratamento quando se faz necessário.

Importância do SUS

Em contrapartida, além de aprender o que é e como fazer cartão do SUS pela internet e usufruir de suas vantagens, qual a real importância dele para a população brasileira?

A princípio, o Brasil é o único país com mais de duzentos milhões de habitantes que oferece serviço de saúde gratuito a toda a sua população. Seu alcance, em um país continental e multicultural como o Brasil, vai desde grandes, médias e pequenas cidades até populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

Anúncios

Contudo, o SUS é um sistema de saúde integrado, com um sistema único de informações, um plano nacional de saúde. Pois, além da integração de vários serviços e ações de baixa, média e grande complexidade.

Possui também grande participação também da sociedade civil por meio dos conselhos de saúde. Sendo o que permite que as políticas elaboradas considerem as demandas de diferentes segmentos sociais, desde profissionais de saúde até as populações atendidas.

Entretanto, outro ponto importante é o protagonismo que o SUS oferece à prevenção de doenças. Para além de tratamentos e mitigação de doenças e epidemias, a maneira como o SUS é desenhado e operacionalizado permite que tenha controle sanitário para antever e evitar surtos epidêmicos.

Assim, fazer diagnósticos antecipados de crises e promover campanhas de informação, imunização e ações preventivas. Por fim, também tem efetiva condição de monitorar as ações de saúde, avaliá-las e aperfeiçoar as políticas públicas.

Anúncios

Confira:

// C6 Bank

C6 Bank: Banco com conta digital!

O banco C6 Bank foi fundado pelos os sócios do BTG pactual, e foi liberado para atuar a partir de janeiro deste ano pelo Banco Central. Através dessa fintech, o cliente conseguirá enviar e receber quantias em dinheiro entre os bancos, fazer suas movimentações bancárias diretamente pelo aplicativo do banco. O que é Quais as …

Como Fazer Cartão do SUS pela Internet: Veja Passo a Passo e Aproveite! Leia mais »

CONTINUAR LENDO