Você sabe como fazer um estorno de débito na sua conta corrente pelo cartão, como solicitar a devolução do dinheiro? É possível solicitar o estorno do dinheiro sem complicação então veja quais as possibilidades e prazo para devolução neste artigo.
Não levar logo dinheiro consegue pode ser uma das principais funções do cartão de débito uma vez que torna mais prático pagamento e mais seguro. Os consumidores costumam fazer isso para evitar sair com dinheiro no bolso e ter mais segurança na suas compras.
A função de débito geralmente não tem caixa e você usa o cartão de plástico para não ficar com o dinheiro em mãos e a possibilidade de perder. Sendo o que há de se perder o cartão de débito basta uma ligação isso e cancelar que não terá problema nenhum.
Confira como é possível receber seu dinheiro de volta de modo simples.
É possível fazer o estorno de débito no cartão?
Atualmente, a vida dos consumidores se tornou ainda mais fácil com as carteiras digitais gratuitos e os cartões de débito. Muitas pessoas não sabem qual é a diferença, mas o cartão de débito é um item que facilita sua vida. Sobretudo, ele funciona da seguinte maneira, quando você tem uma carteira digital, uma conta corrente ou poupança e deixa seu dinheiro fica armazenado nela. Com isso, você pode usar esse cartão de débito para fazer suas compras sem que tenha que fazer saque no caixa eletrônico.
Tornando assim suas compras mais seguras e tranquilas uma vez que, como já dissemos acima na introdução, caso perca o cartão de débito você não terá problema basta ligar no banco e pedir para a suspensão dele. Sendo que com o dinheiro a história totalmente diferente se você pede o dinheiro mesmo a moeda não terá como encontrar ela novamente. Hoje vamos falar se é possível fazer o estorno de débito no cartão.
O estorno do débito é simples, mas antes disso vamos entender alguns detalhes de como você pode fazer diretamente no seu aplicativo ou se pagou alguma conta ou errou algum por algum motivo você necessitar pedi-lo. Confira, emtão, algumas regras referente a isso.
O que é estorno?
O estorno nada mais é do que a devolução do seu dinheiro direto na sua conta quando você faz uma cobrança ou pagar algo indevido no seu cartão. Sendo assim essa cobrança é revertida e você tem seu dinheiro devolvido.
Quando há erro é um processo bastante como o cliente se arrepende de uma compra on-line e o produto talvez ainda não tenha chegado e a cobrança indevida é creditada novamente na sua conta.
Geralmente o estorno funciona quando ao cancelamento e na qual a empresa concorda em desfazer essa compra e devolver o dinheiro sem que tenha maiores complicações.
Quando posso pedir estorno?
Qualquer pessoa física ou jurídica tem direito ao estorno em situações de cancelamento de compra, cobrança indevida e fraude.
No entanto, há um caso bastante comum quando o consumidor se arrepende da compra e dentro do prazo de 7 dias você tem seu dinheiro devolver o e reembolso pela empresa.
Cobrança duplicada, por exemplo, são erros comuns e podem sim ter o processamento do pagamento cancelado, mesmo no débito. No entanto, não existe somente esse fator, mas também as transações fraudulentas de clonagem de cartão de crédito roubam de senhas bancárias entre outras.
É frequente também que o produto ou serviço tenham suas especificações anunciadas e não serem conforme dito. Com isso, é possível pedir o reembolso e o estorno no débito é feito.
Outras possibilidades de estorno no débito:
- Não recebimento do produto comprado
- Entrega atrasada;
- Produto com defeito ou danificado;
- Quando o pagamento não autorizado pelo cliente.
Para solicitar o estorno no débito, veja como fazer, mas antes confira algumas regras.
Quais as regras para fazer estorno de dinheiro no cartão
Existem algumas regras para o estorno e elas são conferidas no direito de arrependimento previsto no Código do defesa do consumidor. O artigo é o 49 e fica bem claro que se a desistência da compra foi comprovada tem o direito de estorno seja no cartão de crédito ou no cartão de débito veja o que diz o código:
Art. 49 – Código de Defesa do Consumidor
– “Consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”
Parágrafo seguinte:
– “Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.” Confira mais detalhes no site.
Como fazer o estorno?
Como vimos quando você compre uma loja virtual faz o cancelamento da compra em 7 dias corridos. Isso está no Código de defesa do consumidor e você pode estar cancelando por conta de cobrança duplicada, transação falta fraudulenta não recebimento do produto principalmente nesse caso pagamento não autorizado recebimento do produto com defeito e danificado como já havíamos dito.
Estorno no cartão de débito e crédito
O estorno de débito acontece de modo geral, quando o pagamento vem duplicado. Contudo, o cliente usa do cartão de débito em um estabelecimento e confere suas cobranças. Isso acarreta o estorno do dinheiro sem maiores complicações. É possível também que aconteça erro de processamento de pagamentos online, mais raro, mas isso também possibilita o cliente ao reembolso do dinheiro.
É possível também o reembolso, ou estorno do cartão de crédito. Esse é um pouco mais comum, pois consiste na devolução do dinheiro em forma de crédito na fatura do cliente. Há também a possibilidade de estorno de cartão de crédito em compras parceladas caso tenha acontecido algum erro e também o estorno no boleto bancário. Sobretudo, o estorno do boleto acontece mais quando há uma duplicidade de pagamentos aí o cliente pagou por engano e pede o reembolso desse boleto bancário.
Entendeu como funciona o estorno e como fazer quando é no débito. Agora deixe um comentário caso ficou ainda alguma dúvida e compartilhe!
Leia também: