Publicidade

Qual o Prazo Limite para Estorno de Cartão de Débito e Crédito?

Anúncios

Em primeiro lugar, você sabe qual o prazo limite para estorno de cartão de débito e quanto tempo ele demora dependendo do valor?

Pois ao entender qual o prazo limite para estorno de cartão de débito de cada banco o cliente entende como funciona já com todas as taxas inclusas, caso tenha.

Publicidade

Então, a seguir aprenda qual o prazo limite para estorno de cartão de débito e quanto tempo demora em cada banco, entre muitas outras coisas. Aproveite!

Qual o prazo limite para estorno de cartão de débito e crédito?

Afinal, qual o prazo limite para estorno de cartão de débito e crédito? Em resumo, no cartão de débito acontece com frequência o débito duplo em um mesmo estabelecimento.

Anúncios

Por exemplo, você já passou pela situação de ter que colocar a senha e a máquina de cartão perder a conexão? Então, isso muitas vezes acontece e as vezes ela completa a operação.

Como o estabelecimento não tem a confirmação de débito, acha que não foi debitado e passa o cartão novamente.

Mas quando você perceber que foi debitado duas vezes na sua conta, entre em contato com o estabelecimento comercial em questão.

Além disso, hoje em dia, nas próprias máquinas de cartão é possível que o lojista peça o estorno. Esse pedido irá gerar um comprovante e você deverá guardá-lo até que o dinheiro seja estornado.

Entretanto, se você não está mais no local ou não consegue retornar até lá, indicamos que você ligue para o local e também para o seu banco. Pois para que eles encontrem alguma maneira de solicitar o estorno do cartão de débito para você.

Por outro lado, no caso do estorno de cartão de crédito, quando tem a devolução de um produto, é a própria loja que pede.

Anúncios

Mas qual o prazo limite para estorno de cartão de débito e crédito e quanto tempo demora? Pode demorar de duas a três faturas para que o crédito seja debitado e você receba esse valor de volta.

Ou seja, acontece de você ter que pagar a fatura total, sem o estorno naquele mês. Depois disso, esse valor será colocado como crédito numa próxima fatura, abatendo o valor do estorno.

Quanto tempo demora um estorno de cartão de débito e crédito?

Contudo, qual o prazo limite para estorno de cartão de débito/débito e quanto tempo isso leva? A princípio, um estorno de cartão de débito não acontece na hora.

Ou seja, isso significa que você não terá esse dinheiro de volta no dia seguinte. Normalmente, esse processo demora até 30 dias para acontecer.

Anúncios

Aliás, é sempre indicado que você consulte seu banco sobre esse prazo e fique atento para a devolução deste valor.

Entretanto, caso esse valor não seja estornado dentro do prazo, você poderá encaminhar esse caso para o Procon da sua cidade e resolver judicialmente essa questão.

Por outro lado, qual o prazo limite para estorno de cartão de crédito e qual o tempo determinado? No caso de estornos de cancelamento e devolução de produtos feitos pela própria loja junto com a operadora do cartão de crédito.

Anúncios

Quanto tempo demora um estorno de cartão de débito e crédito
Quanto tempo demora um estorno de cartão de débito e crédito (Foto: Reprodução)

No entanto, tem aqueles casos em que seu cartão de crédito é clonado e começa a surgir compras na sua fatura que você não fez.

Então, se você está passando por essa situação, a primeira ação que você fará é bloquear o seu cartão de crédito para impedir que mais compras aconteçam.

Logo depois, você entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito e alegar que você não fez essas compras.

Anúncios

O seu pedido vai passar por uma análise e você terá a resposta em alguns dias. Depois de aprovado, o prazo limite para o estorno de cartão de crédito/débito são todos de 30 dias, tempo necessário.

O que é estorno?

Em contrapartida, depois de entender qual o prazo limite de tempo para estorno de cartão de débito/crédito é importante entender melhor como ele funciona.

Em resumo, o estorno é a devolução do dinheiro que acontece quando uma cobrança no cartão de crédito ou débito é revertida.

Além disso, é um processo comum em casos em que tem algum erro com o pagamento, quando o cliente se arrepende de uma compra online ou em cobranças erradas, por exemplo.

Portanto, o estorno funciona como um cancelamento mais simples, no qual a empresa concorda em desfazer a compra e devolver o dinheiro (completo ou parcialmente) sem grandes complicações.

Aliás, para que a operação aconteça, é preciso entrar em contato diretamente com a administradora do cartão (Visa ou Mastercard, por exemplo) para que o valor seja creditado na fatura do cliente.

Mas com o avanço das compras online, o estorno se tornou parte do dia a dia das empresas, especialmente na economia da recorrência.

Assim, como as cobranças se repetem muitas vezes são automáticas, é comum ter situações em que é preciso devolver o dinheiro ao cliente.

Quem pode pedir estorno e em quais situações?

A princípio, qualquer pessoa física ou jurídica pode pedir um estorno em situações de cancelamento de compra, cobrança errada e fraude.

Aliás, necessário que saiba antes qual o prazo limite para estorno de cartão de débito/ crédito e quanto tempo demora.

Contudo, o caso mais comum é quando o cliente se arrepende da compra dentro do prazo previsto em lei (7 dias) ou estipulado pela loja. Assim, preferindo devolver o produto e solicitar o reembolso à empresa.

Veja mais exemplos de situações em que cabe um estorno, como por exemplo:

  • Em primeiro lugar, cobrança duplicada por erro no processamento do pagamento (ou pagamento duplicado feito pelo próprio cliente);
  • Transação com fraudes (Ex: clonagem de cartão de crédito, roubo de senhas bancárias, etc.);
  • Produto ou serviço fora das anunciadas;
  • Não recebimento do produto comprado ou entrega com atraso;
  • Recebimento de um produto com defeito ou com defeito;
  • Por fim, agamento não autorizado pelo cliente.

Confira:

// Dicas Financeiras

10 motivos para abrir sua conta digital Ebanx GO!

Você sabe o que é e como funciona a conta digital Ebanx GO, com cartão que tem cashback e bem simples de abrir a conta e solicitá-lo? A Conta Digital EBANX GO é uma conta de pagamento pré-paga digital bem simples de entender como funciona. Aliás, além de ser uma conta possui grandes vantagens para quem solicita …

Qual o Prazo Limite para Estorno de Cartão de Débito e Crédito? Leia mais »

CONTINUAR LENDO