Publicidade

Veja o que fazer quando você não recebe o estorno do cartão de crédito!

Publicidade

Você sabe como funciona o estorno do cartão de crédito, quais os benefícios de pedir um e o que fazer caso ele seja negado?

Se você, assim como muitos, não sabe como funciona o estorno do cartão de crédito e porque pedir ele seria necessário, no decorrer desse artigo mostraremos isso e muito mais!

Publicidade

Publicidade

Como funciona estorno de cartão de crédito?

Afinal, como funciona o estorno do cartão de crédito e o que fazer quando negado? A princípio, o estorno de cartão é uma operação simples, que envolve a devolução de um valor com benefícios  exclusivos para quem pedir.

Além disso, pedir o estorno do cartão de crédito é bastante comum em casos de desistência de compras, em que o cliente não quer mais o produto, ou até mesmo quando há uma cobrança indevida de um valor que existiu simples de entender como funciona.

Publicidade

Assim, o titular do cartão entra em contato com a empresa ou com a administradora do cartão, para pedir o estorno do cartão de crédito com todos os benefícios fácil de entender como funciona e prático.

Como funciona para pedir o estorno do cartão de crédito?

Em resumo, o estorno de cartão de crédito acontece nos casos em que o cliente faz uma compra online, por exemplo, e desiste logo em seguida sem acesso aos benefícios.

Como funciona para pedir o estorno do cartão
Como funciona para pedir o estorno do cartão (Foto: Reprodução)

Por outro lado, este não é só o único caso que o cliente pode pedir o estorno do cartão de crédito com benefícios, mas como funciona também os casos de, como por exemplo:

1 – Fatura errada em compra física ou online

Em primeiro lugar, por vezes, no momento em que o cliente passa o produto no caixa, presencialmente, ou no carrinho da loja virtual, fica despercebido um valor maior do que realmente pago.

Neste caso, o cliente fala diretamente com a loja. Isso para entender como funciona e qual é o valor do estorno do cartão de crédito como benefícios sem chance de negação.

2 – Compra física ou online cancelada

Além disso, outro meio fácil de entender como funciona o estorno do cartão de crédito sem chance de negação é quando compra online, o cliente exerce o seu direito de arrependimento de todos os benefícios oferecidos. Ou seja, desistir da compra em até 7 dias depois de feita.

Entretanto, quando a compra é presencial, o estorno de cartão de crédito não é uma obrigação da loja ou estabelecimento, mas pode ocorrer nos casos de:

  • Produto com defeito;
  • Produto que não está de acordo com as especificações da compra ou da oferta.

3 – Cobrança indevida

Contudo, a cobrança indevida acontece ou por uma fraude no cartão de crédito, ou por erro da própria empresa que cobrou outro valor.

Dessa forma, é preciso que o cliente entre em contato com a operadora de cartão e informe que não reconhece a compra e pedir o estorno de cartão de crédito do valor correto sem chances de negação.

Além disso, em alguns casos de cobrança indevida o cliente pode até mesmo ter o direito de pedir uma indenização por danos morais fácil de entender como funciona sendo um dos benefícios do estorno do cartão de crédito.

Como pedir estorno em cartão de crédito?

Em resumo, esse processo é bem simples, pois basta que o cliente entre em contato com a empresa em que fez a compra ou que houve a cobrança de um valor não gasto para pedir o estorno do cartão de crédito com benefícios sem chance de negação.

Logo em seguida, com a confirmação de que o valor será estornado, a própria operadora do cartão devolve o dinheiro usado na compra.

Aliás, é possível também entrar em contato com a empresa responsável pela bandeira do cartão. Para que informe a situação e como funciona o estorno do cartão de crédito com benefícios.

Entretanto, se o estorno do cartão de crédito negado, ainda possível entrar em contato com a operadora do cartão para pedir por lá.

O que fazer quando não recebo o estorno de cartão?

Mas o que fazer em caso do estorno do cartão negado? A princípio, quando a loja ou estabelecimento negam o estorno ou quando a devolução não acontece dentro dos termos, o cliente deve buscar seus direitos!

Então, o cliente precisa buscar uma unidade mais próxima do PROCON, para abrir uma reclamação contra o estabelecimento.

Além disso, é possível cadastrar um chamado nos sites ReclameAqui e Consumidor.gov. Mas lembre-se que é muito importante não confundir a ausência do estorno com a demora da devolução!

Estornos em caso de fraude

Enfim, além de solicitações de estorno pelos motivos que já citamos, o cliente pode pedir o cancelamento de uma venda por não reconhecer o valor na fatura de cartão. Isso é fraude e gerar um chargeback para a loja.

Vale lembrar que muitas vezes o nome que aparece na fatura será diferente da loja em que o produto foi comprado. Pois o estabelecimento pode estar registrado sob com uma razão social diferente.

Por fim, esperamos que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil para tirar dúvidas de muitos.

Enfim, veja também a seguir alguns artigos semelhantes, como por exemplo:

AVISO IMPORTANTE

Cartão de Crédito Pré-Aprovado?

SOLICITE AGORA➝