Buscando...

Publicidade

Como Fazer Prova de Vida do INSS? Confira 5 Maneiras Práticas

Anúncios

Inicialmente, as dicas de como fazer prova de vida do INSS tem sido uma das grandes dúvidas entre pessoas que precisam do benefício e não faz ideia por onde começar.

Então, para entender melhor como fazer prova de vida do INSS e aproveitar seu benefício mostraremos algumas dicas das melhores maneiras de fazer esse processo com vantagens diferenciadas. Aproveite!

Publicidade

5 maneiras de como fazer prova de vida do INSS

Afinal, quais as melhores dicas de como fazer prova de vida do INSS e aproveitar ao máximo seu benefício? Em resumo, o INSS oferece várias formas para os aposentados e pensionistas comprovarem que estão vivos e evitarem o bloqueio de seus benefícios. Inclusive para quem está impossibilitado de se locomover por motivos de saúde.

Anúncios

Portanto, veja a seguir algumas das dicas e maneiras de como fazer prova de vida do INSS e não perder seu beneficio com segurança e agilidade, como por exemplo:

1. Como fazer prova de vida do INSS pelo APP

Em primeiro lugar, uma das melhores maneiras de aprender como fazer prova de vida do INSS e não perder o benefício é através da dica do app. Pois os beneficiários que têm biometria facial cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), faz a prova de vida pelo app do Meu INSS.

Assim, essa dica de como fazer prova de vida do INSS e usar o benefício está disponível para pouco mais de 500 mil pessoas. O app pode ser baixado pelo Play Store ou App Store. Os clientes do Banco do Brasil podem fazer a comprovação diretamente pelo aplicativo da financeira.

2. Prova de vida de modo presencial

Contudo, outra dica de como fazer prova de vida do INSS de forma segura aproveitando o benefício é presencialmente. Aliás, a forma mais conhecida de se realizar a prova de vida é presencialmente no banco onde o beneficiário recebe o benefício.

Mas o procedimento feito em qualquer caixa eletrônico, por meio do registro biométrico. A Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Itaú Unibanco aceitam qualquer transação feita com biometria como prova de vida.

Anúncios

INSS
INSS (Foto: Reprodução)

Além disso, se o aposentado ou pensionista não tiver a biometria cadastrada, a orientação do INSS é procurar uma agência bancária responsável pelo recebimento do benefício, com CPF e documento de identidade com foto, como RG, carteira de motorista ou de trabalho. Mas caso não consiga ir ao banco, deve agendar um atendimento pelo número 135 em uma unidade do INSS.

3. Por procuração

Por outro lado, mais uma das dicas de como fazer prova de vida do INSS é através de procurações. Os beneficiários que estão impossibilitados de comparecer ao banco por dificuldades de locomoção ou por motivos de doença tem como fazer prova de vida do INSS por meio de um procurador.

4. Em domicílio

Em contrapartida, outra maneira de como fazer prova de vida do INSS e usar o benefício é através do processo em domicilio. Ou seja, a pessoa maior de 80 anos ou que tenha qualquer idade e não pode se locomover tem o direito por lei de realização o procedimento em seu próprio domicílio.

E para isso, o beneficiário ou seu representante faça o agendamento da prova de vida por meio do telefone 135 ou pelo site Meu INSS.

Anúncios

Contudo, no caso de dificuldade de locomoção, selecione o serviço “Solicitar Prova de Vida – Dificuldade de locomoção”, do tipo tarefa. A modalidade atendimento à distância, código 4972, sigla PVIDADIFLO e deverá ser anexado documento médico que comprove a condição.

Para beneficiários acima de 80 anos, deverá ser selecionada a opção “Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos” – código 4952, sigla PVIDAIDOSO.

5. Beneficiários que morem no exterior

Por fim, para quem usa o benefício e mora no exterior não precisa seguir o calendário divulgado pelo INSS. Pois o órgão deve divulgar um novo ato com orientações e prazos específicos.

Entretanto, o beneficiário faz, voluntariamente, a prova de vida nas representações diplomáticas ou consulares brasileiras. Mas para isso a pessoa deve preencher e assinar o “Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS” na presença de um notário público.

Anúncios

Aliás, tudo isso num local e devidamente autorizado pelos órgãos locais no caso de países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização.

Afinal, o que é esse benefício e como funciona a prova de vida INSS?

A princípio, a Prova de Vida é uma exigência do INSS para quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. Ou seja, o objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Contudo, em vigor desde 2012, a Prova de Vida do INSS feita uma vez por ano para evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. Quem não faz o procedimento tem o benefício automaticamente bloqueado.

Por isso que é muito importante saber as dicas que mencionamos sobre como fazer prova de vida do INSS fazendo tudo certo!

Anúncios

Mas o que acontece se perder o prazo dessa prova?

Logo depois de aprender como fazer prova de vida do INSS, é normal ter dúvida sobre caso perca o prazo dele para receber o beneficio. Primeiramente, quem perdeu o prazo e teve o benefício bloqueado, faz a prova de vida no banco em que recebe o pagamento. Após a comprovação, liberado na mesma hora.

Entretanto, depois de seis meses após a suspensão, o INSS cancela o benefício. Então, nestes casos, peça a reativação do benefício pelo app Meu INSS. O pedido analisado por um período que pode demorar até 40 dias e, caso seja acatado, o pagamento é liberado em até 72 horas.

Cuidado com golpes

Por fim, o INSS lembra que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para fazer a prova de vida.

Portanto, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar os canais de atendimento como a assistente virtual (chatbot Helô) e app do Meu INSS. Também pode ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), informou o INSS.

Confira:

// INSS

Calendário de pagamento INSS: Novas datas do pagamento de benefícios para 2021

No ano de 2021 terá um calendário de pagamento INSS simples de entender como funciona para todos que sejam beneficiados desse programa e queiram saber as datas certas. Portanto, falaremos melhor sobre como funciona o calendário de pagamento INSS 2021 e todas as datas para o recebimento. Para quem é o pagamento do INSS 2021? …

Como Fazer Prova de Vida do INSS? Confira 5 Maneiras Práticas Leia mais »

CONTINUAR LENDO