Carregando...

Publicidade

Como Funciona Limite Cheque Especial: Veja Benefícios e Juros!

Anúncios

Primeiramente, entender como funciona limite cheque especial, os benefícios e juros que ele possui é um dos pontos mais importantes sobre o crédito que vale a pena conhecer.

Sendo assim, mostraremos mais detalhes sobre como funciona limite cheque especial, seus benefícios, alguns dos juros que possui e muitas outras informações. Confira!

Publicidade

Como funciona limite cheque especial?

Afinal, como funciona limite cheque especial e quais seus benefícios com poucos juros? A princípio, ter um limite de crédito pré-aprovado pronto para ser usado pode ser uma facilidade, mas também uma grande armadilha.

Anúncios

Assim, para conseguir sair da dívida do cheque especial, uma opção é pedir a redução do seu limite ao banco. Lembre-se que se você ficar com um limite de até R$ 500, você ainda fica livre de possíveis tarifas mensais.

limite cheque especial
Limite cheque especial (Foto: Reprodução)

O que é o cheque especial?

Por outro lado, além de entender como funciona limite cheque especial, seus benefícios e juros é muito importante que conheça detalhes sobre o funcionamento dele em si.

Em resumo, o cheque especial funciona como uma espécie de “empréstimo automático”. Ou seja, quando o correntista usa todo o saldo da sua conta bancária, o banco empresta na hora um valor pré-aprovado para usar.

Anúncios

E, como em qualquer empréstimo, tem cobranças para o uso desse montante com alguns juros. Então, se você tem R$ 200 reais em sua conta corrente e paga um boleto de 250 reais, por exemplo, usará 50 reais do valor disponível do seu cheque especial.

Essa quantia será devolvida com juros, assim que entrar algum dinheiro na conta e por isso que é importante saber o que é o limite cheque especial e seus benefícios. Pois saber o que é o cheque especial nos ajuda a entender porque ele é diferente das outras modalidades de empréstimo.

Quando opta por essa modalidade, a pessoa não precisa pedir crédito ou receber um contrato detalhado com todas as taxas e encargos financeiros cobrados. E por ser mais automática, a contratação muitas vezes é feita sem planejamento. 

Além disso, saber como funciona limite cheque especial de cada cliente é determinado pelas financeiras considerando informações básicas do cliente, sem análises tão complexas.

Mas, leva-se em consideração apenas a renda mensal média movimentada na conta, o histórico de pagamentos com o banco e tempo de abertura de conta. E esse é um dos motivos pelos quais essa modalidade de crédito tem as maiores taxas de juros do mercado.

Juros do cheque especial: como calcular?

Em contrapartida, um dos detalhes sobre como funciona limite cheque especial está relacionado aos juros e seus benefícios. Embora existam financeiras que oferecem alguns dias para o uso do cheque especial sem a cobrança de juros, após esse período as taxas chega a mais de 300% ao ano.

Anúncios

A princípio, o empréstimo com garantia de imóvel pode ficar em cerca de 11% ao ano – menos que 1% ao mês dependendo muito do banco em questão. Entretanto, como o cliente entra na hora no cheque especial e o dinheiro também liberado dessa forma. A financeira não tem garantia nenhuma de que o valor será ressarcido.

Portanto, quanto maior o risco de inadimplência, maior será a taxa de juros. A consequência é repassar esse risco ao correntista por meio das taxas altas. É por isso que vale a pena saber como funciona limite cheque especial, alguns de seus juros e benefícios antes de assumir qualquer tipo de compromisso com o banco e não ter problemas no futuro.

Como calcular os juros?

Conforme mencionamos acima sobre o que é o limite do cheque especial e seus juros, também é necessário que saiba detalhes sobre o calculo que acontece. Isso porque é ainda mais importante fazer o cálculo exato dos juros do cheque especial para que saiba a forma diferenciada em relação a outras linhas de crédito.

Embora as taxas sejam acrescidas ao valor principal todo mês, a cobrança feita por dia, sob juros compostos. Ou seja, isso significa que no primeiro dia de uso do cheque especial a taxa incide sobre o total inicial devido.

Anúncios

No dia seguinte, ela recai sobre o valor inicial mais o juro do dia anterior e assim por diante. Então, o resultado é um custo altíssimo para quem contrata.  É importante ressaltar que o modo o que é o limite do cheque nos bancos que não cobram juros nos primeiros dias de uso também sai mais caro e com outros benefícios.

Isso porque assim que o limite pré-aprovado começa a ser usado, a financeira cobra o IOF, uma taxa exigida pelo governo pelo uso do crédito. 

Vale a pena usar esse crédito?

Por fim, depois de entender mais informações sobre como funciona limite cheque especial, juros e benefícios, será que ele realmente vale a pena? Em primeiro lugar, muitos especialistas recomendam cuidado ao contratar essa modalidade de crédito.

Então, a principal dica é sempre manter um bom planejamento financeiro para não precisar recorrer ao cheque especial ou entrar sem perceber. Para evitar o pagamento de juros abusivos, tente, ao máximo, evitar o cheque.

Anúncios

No entanto, em caso de emergência, e falta de reserva financeira, a principal recomendação é quitar o uso da modalidade antes que os juros comecem a rodar. Uma maneira de fazer isso é trocar as dívidas caras por opções de créditos com taxas mais baratas, como oempréstimo com garantia ou o empréstimo consignado BMG, por exemplo. 

Mas vale lembrar que muitas vezes as pessoas confundem esse limite pré-aprovado com saldo, já que os dois valores costumam aparecer no extrato bancário. Entretanto, desde dezembro do ano de 2018, o Banco Central (BC) determina que as financeiras comuniquem de forma clara para os clientes onde termina o saldo e onde começa o que é o cheque.

Portanto, analise com calma como funciona limite cheque especial, seus beneficio e juros antes de assumir qualquer tipo de compromisso com o banco e se arrepender no futuro. Peça com sabedoria!

Confira:

// Dicas Financeiras

Casas Lotéricas: saiba o horário de funcionamento, serviços disponíveis e como localizar a mais próxima

Veja como funciona as casas lotéricas da Caixa, qual o horário de funcionamento, quais os serviços disponíveis online e resultados de jogos das loterias, para pagar as contas e não sabe onde. Saiba os resultados dos jogos da loteria online sem burocracias. Aliás, existem vários serviços disponíveis nas lotéricas tanto online quanto presencial. Pensando nisso, inclusive …

Como Funciona Limite Cheque Especial: Veja Benefícios e Juros! Leia mais »

CONTINUAR LENDO