Publicidade

Como funciona o Banco Central do Brasil e como surgiu

Anúncios

Quer saber melhor como funciona o Banco Central do Brasil; entenda como surgiu, qual o objetivo dessa instituição e sua história! Então, fique conosco!

O Banco Central do Brasil, além de trabalhar com Conselho Monetário Nacional, define, por exemplo, as taxas de juros e regula todos os bancos que atuam no Brasil. Assim, os bancos tradicionais como o Santander, Banco do Brasil, Bradesco , Itaú entre outros obedecem ao Banco Central. Todos são regulados por ele, o Bacen.

Publicidade

No entanto, não só controlar e fiscalizar os bancos, mas também aqueles que oferecem investimentos e tem muitas outras funções.

Anúncios

Como funciona o Banco Central do Brasil?

Como já foi dito, o BACEN com é chamado e conhecido o Banco Central do Brasil, regula as taxas de juros de todos os bancos no Brasil, exclusivamente os tradicionais. Além disso, o Banco Central do Brasil ocupa uma cadeira no conselho, dentre um dos principais atribui e definem a taxa SELIC nos investimentos.

O Bacen é um dos grandes órgãos no Brasil! Entender tudo isso é importante, pois ele é o reflexo da nossa economia e do sistema financeiro!


A taxa SELIC é o fundamento para todos os investimentos no Brasil. Atualmente, taxa SELIC está em 6% ao ano, há tempos que decide baixá-la para dar mais segurança para o investidor.

Sobretudo, a taxa de 6% ao ano está baixa, ou seja, livre de risco para o investimento. Entretanto, uma época boa para investir e comprar títulos do Tesouro Nacional,  definidos junto com a SELIC  e pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Vamos descobrir juntos como funciona o Banco Central e com ele surgiu!

Entender o Banco Central do Brasil

Quer saber melhor como funciona Banco Central do Brasil entenda e descubra como surgiu a sigla BCB.
Edifício-Sede do Banco Central do Brasil em Brasília. (Foto: Reprodução)

Para entender melhor o Banco Central do Brasil, precisamos também saber um pouco sobre o Conselho monetário Nacional.

Anúncios

Então vamos lá!

O Conselho Monetário Nacional é um órgão com titulo normativo em nosso país. Mas o que isso significa?

Calma que você já vai entender.

Então, o Conselho Monetário Nacional vai estabelecer as diretrizes do mercado financeiro, ou seja, dar regras ao mercado cambial, mercado de crédito e mercado monetário do Brasil.

Anúncios

Enquanto o BACEN, Banco Central do Brasil, vai fazer com que se cumpram as diretrizes de todo esse mercado. Sobretudo, o Conselho Monetário Nacional formula todas as regras, mas, quem executa tido é o Banco Central do Brasil.

Essas duas instituições seguem definindo o mercado de crédito brasileiro. Além disso, define o mercado monetário e de crédito, para que todo o cenário econômico fique organizado. Em outras palavras o Conselho manda e o Bacen executa com perfeição. Sendo assim, Bacen é um órgão executivo no Brasil.

O que é realmente o Banco Central?

O Banco Central tem o objetivo de executar à política monetária política de crédito e política cambial no Brasil. Mas, o que isso quer dizer? Resumindo, o Banco Central executa uma política monetária que controla  a liquidez de mercado.

Sobretudo, ao executar uma política de crédito ele vai impor regras para que o mercado de crédito, dando margem a liquidez do mercado. Com o controle de liquidez é regulado também a entrada e saída estrangeiro no país.

Anúncios

Dentre suas funções o Banco Central do Brasil autoriza o funcionamento das instituições financeiras existentes no Brasil. Além disso, tem o objetivo de fiscalizar as instituições financeiras, ou seja, supervisionar os bancos. Em geral, é basicamente é isso que o banco central vai faz!

Leia também: Como surgiu o dinheiro?

Ele é o responsável por imprimir moeda?

Ah, e não podemos esquecer que ele é também o responsável por imprimir moeda. Quando falamos que Banco Central é o responsável por imprimir emitir papel-moeda estamos dizendo que a Casa da Moeda (CMB) do Brasil realmente imprime a moeda, e a função do Bacen é liberá-las ao público.

Sendo assim, só terá valor quando o papel moeda for lançado, ou seja, quando foi impresso. Contudo, assim que começa a ter valor, tem valor para com a economia. Em outras palavras, Banco Central do Brasil lança a moeda ao mercado. Então, o Bando Central solta os valores monetários no mercado. Coloca dinheiro na economia com as condições definidas pelo Conselho Monetário Nacional, tanto a composição, bem como a quantidade.

Anúncios

Como é constituído?

O Banco Central tem um presidente escolhido pelo Governo Federal, no entanto, não é tão simples assim. Ao ser indicado, pelo presidente da republica tem mais um processo a fazer. Precisa, a partir daí, ter a autorização do Senado Federal.

Em resumo, o presidente indica/escolhe uma pessoa para presidente do BACEN e esperam que seja aceito pelo senado! Sendo assim, o suposto presidente passa por uma sabatina com o senado e através disso, será vai ser presidente ou não.

História do Banco Central

Você sabe como surgiu o Banco do Central do Brasil e qual é sua história? Vamos à história do Banco Central do Brasil também conhecido como pelo nome BACEN. Com a função de fiscalizar a economia do Brasil, como já falamos no decorrer do artigo.

Foi em 1694 que ocorreu a criação da Casa da Moeda, uma instituição financeira que tinha como o objetivo de organizar o sistema monetário no Brasil naquela época. Porém, em1808 quando Dom João chega ao Brasil colônia foi criado o Banco do Brasil. Sobretudo, ele exercia duas funções, de instituição financeira e de chefe dos bancos.

Contudo, tínhamos a necessidade de criar um banco mais forte que controlasse tudo, até mesmo o Banco do Brasil. Nesse sentido o Banco do Brasil seria nosso banqueiro do estado, mas tinha que ter algo maior.

Além disso, tinham também o poder de emitir papel-moeda. Mas como surgiu o Banco Central? O Banco do Brasil foi organizado com funções de Banco Central na época, consegue entender? Isto é, o Banco do Brasil exercia duas importantes funções. De fazer o papel de banco de depósitos de desconto e emissão de moeda.

Por fim, através de um decreto da Superintendência da moeda e do crédito, para combater a inflação que ameaçava o Brasil, foi criado o temos do Banco Central. E também o Tesouro Nacional. órgão responsável pela emissor de papel moeda na época. Com a reforma monetária de 1964 e a Lei 4595 o Banco Central do Brasil  foi criado, sendo ele a autarquia Federal e integrante do sistema financeiro nacional.

Alguma sugestão ou dúvida deixe um comentário!

// Empreendedorismo

Descubra quem são os Youtubers mais ricos do Brasil!

Youtubers famosos mais ricos/milionários do Brasil em 2021 e como cada um deles começaram na plataforma? Muitos jovens sonham em se tornar youtubers por conta da grande quantidade de influencers que o mercado online possui e com grandes fortunas. Pensando em sanar a dúvidas de muitos fãs, trouxemos uma lista de quais os Youtubers famosos …

Como funciona o Banco Central do Brasil e como surgiu Leia mais »

CONTINUAR LENDO