Publicidade

Você sabe como surgiu o dinheiro? Saiba como surgiram as revolucionárias moedas metálicas e as cédulas.

como surgiu o dinheiro

Você sabe como surgiu o dinheiro de papel, onde, quando e como foi o desenvolvimento e crescimento econômico no Brasil e no mundo? Pois bem, isso e muito mais falaremos nesse artigo.

Publicidade

Contudo, todo o desenvolvimento e crescimento econômico desde quando até como surgiu o dinheiro será explicado com detalhes todos esses pontos.

Publicidade

História do dinheiro

Afinal, qual a verdadeira história do dinheiro, como, onde e quando surgiu ele em papel? Em resumo, o dinheiro foi uma das maiores criações da história da humanidade, mesmo que muitos ainda o considerem o grande mal da sociedade.

Assim, ele permitiu que os homens saíssem de uma sociedade primitiva de escambo, até chegar a uma sociedade extremamente diferente e produtiva.

A história é, de fato, fascinante e por isso falaremos melhor sobre como surgiu o dinheiro e qual a importância dele para um bom desenvolvimento e crescimento econômico nos dias de hoje.

Onde surgiu o dinheiro?

A princípio, onde e como surgiu o dinheiro? As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C..

Aliás, as características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.

E nos dias de hoje, muita coisa mudou principalmente quando se entender o que fazer para ganhar dinheiro na internet, por exemplo.

Como surgiu o dinheiro na história da humanidade?

Antes de mais nada, entender realmente como e quando surgiu o dinheiro de papel ou moeda na humanidade, é importante sim.

Mas entender como esse desenvolvimento e crescimento econômico vieram para ajudar ainda mais é um dos pontos chaves da importância do dinheiro.

Como surgiu o dinheiro na história da humanidade?
Como surgiu o dinheiro na história da humanidade? (Foto: Reprodução)

Portanto, o dinheiro foi uma das maiores criações da história. Assim, ele permitiu que os humanos saíssem de uma sociedade, a princípio de escambo, até chegar a uma sociedade de hoje.

Por isso, falaremos melhor como surgiu o dinheiro na historia tanto no Brasil, quanto no exterior.

O escambo ou troca

Em primeiro lugar, quando procuramos entender como surgiu o dinheiro e todos os detalhes Ao longo da história da humanidade, as pessoas passaram a cooperar em uma divisão de trabalho para produzir bens e trocarem por comida, por exemplo.

Assim, com o passar dos anos, o processo passou a se tornar cada vez mais complicado. Porém, passaram a surgir bens, com propósitos e ordem diferente, de como, onde e quando surgiu o dinheiro de papel ou moeda.

Diante disso, a troca direta entre duas pessoas, o conhecido escambo, passou a se tornar cada vez mais difícil, com o desenvolvimento e crescimento econômico de negociações.

Entenda melhor, como por exemplo:

  • 1° – Imagine que em uma economia existam dois bens como sapatos e blusas. Duas pessoas podem estimar uma taxa de câmbio e trocar diretamente seus dois pares de sapatos por uma blusa. Ou seja, esta é uma troca simples e direta, pois envolve dois bens e não houve nenhum meio de troca a não ser os próprios bens.
  • 2° – Pense que uma pessoa tenha 3 bens como sapatos, blusas e carne. Imagine que duas pessoas desejam uma transação simples: uma possui sapatos e deseja blusas, a outra parte possui blusas, mas deseja carne. Ou seja, a troca direta não acontecerá.

Assim deu início ao entendimento e inovação de como surgiu o dinheiro de papel, onde e quando começar um negócio do zero desde o princípio.

Como surgiu o dinheiro no mundo?

Contudo, como surgiu o dinheiro de papel no mundo, onde e quando começou o desenvolvimento e crescimento econômico mundial?

Em resumo, dentro desse contexto surge o meio de troca, que passa a ser usado como dinheiro.

Alguns bens são mais negociáveis dentro de uma economia do que outros e por isso quando surgiu o dinheiro foi algo bom para o desenvolvimento e crescimento econômico.

Por exemplo, o trigo é mais negociável do que um instrumento de astrologia, assim como o couro é mais negociado do que um arado antigo.

Como surgiu o dinheiro no mundo?
Como surgiu o dinheiro no mundo? (Foto: Reprodução)

Ou seja, vale destacar que estes bens são escolhidos, de maneira gradativa, pela sociedade, através do mercado financeiro.

A princípio, foi escolhido o trigo, no entanto, algumas sociedades chegaram a usar carne, couro e sal como meio de troca, como já mencionamos antes.

Contudo, antes mesmo do dinheiro de papel, chegou os metais preciosos como Ouro, Prata e Bronze, que atendiam algumas das principais características do dinheiro na época.

As características que todo bom meio de troca deve ter é, assim como qual foi o primeiro Banco do Mundo, por exemplo:

  • Facilidade de trocar;
  • Fácil de transportar;
  • Difícil de falsificar diferentemente de como surgiu o dinheiro;
  • Ter uma boa durabilidade e ser homogêneo.

Como surgiu o dinheiro no Brasil?

Primeiramente eram usados o ouro e a prata na fabricação das moedas e posteriormente usou-se o cobre para valores menores no Brasil.

Após algum tempo o cuproníquel substituiu esses metais e passou a ser usado nas moedas. Assim, na idade média os ourives guardavam os valores de ouro e prata.

Aliás, como surgiu o dinheiro, onde e quando aqui no Brasil com as primeiras cédulas de papel foi em 1810 e foram fabricadas pelo Banco do Brasil.

E atualmente o dinheiro é fabricado em diversos países e com vantagens de um bom sistema bancário com transferências pelo app do seu banco, de maneira rápida e bem simples.

Como surgiu o Salário?

Juntamente com a história de como surgiu o dinheiro de papel, onde, quando e como esse desenvolvimento e crescimento econômico ajudou a surgir o salário.

Assim, a história da civilização nos conta que o homem primitivo procurava defender-se do frio e da fome, abrigando-se em cavernas e alimentando-se de frutas ou de pesca.

Entretanto, com o desenvolvimento e crescimento econômico, passou a espécie humana a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante. Assim, surgiram as trocas.

Como surgiu o Salário?
Como surgiu o Salário? (Foto: Reprodução)

Ou seja, quando entendemos como e onde surgiu o dinheiro de papel no Brasil e no mundo, esse sistema de troca direta, da origem do dinheiro ao surgimento ao salário (pagamento feito através de certa quantidade de sal).

Ou  “pecúnia”, do latim “pecus”, que significa rebanho (gado) ou “peculium”, parecido ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).

A evolução do dinheiro

Por outro lado, desde quando, onde e como surgiu o dinheiro de papel ou moeda a evolução e o desenvolvimento e crescimento econômico do mundo melhorou muito.

Conforme o surgimento das moedas metálicas, as trocas indiretas ficam mais fáceis de ocorrer, permitindo que a economia se desenvolva também com transferências nacionais e internacionais, por exemplo.

Com uma moeda boa, a divisão de trabalho se torna mais evidente. Portanto, as pessoas se especializam cada vez mais nas tarefas e a produtividade do trabalho aumenta.

Por isso, quando o dinheiro em papel surgiu, portanto, foi um verdadeiro milagre, porque possibilitou uma maior prosperidade econômica com maior facilidade.

Em contrapartida, as pessoas já podem se especializar em uma profissão, aumentando a produtividade de seu trabalho assim como a inovação de pagamento digital dos bancos online.

As moedas metálicas

Acima de tudo, além de onde, quando e como surgiu o dinheiro de papel, a primeiro criada foi as moedas metálicas.

As moedas de metais preciosos são muito valiosas, e por conta disso, surgiu a preocupação com a segurança do cidadão.

Ou seja, negociar grandes quantidades de ouro passava a ser perigoso e cada vez mais impraticável desde como surgiu o dinheiro com o desenvolvimento e crescimento econômico.

As moedas metálicas
As moedas metálicas (Foto: Reprodução)

Um mercador com uma alta quantia de moedas de ouro se tornaria um alvo fácil para ladrões, por exemplo.

Por outro lado, outro problema apresentado depois de como surgiu o dinheiro é que, carregar grandes quantias de ouro se tornava um fardo pesado o que prejudicava a mobilidade.

Portanto, isso impossibilitava o envio de uma grande quantia de ouro para qualquer lugar do mundo, dificultando o fluxo de dinheiro internacional.

Surgimento das cédulas

Afinal, como, onde e quando surgiu o dinheiro de papel? Em resumo, o Instituído em 1964, com o objetivo de melhorar a estabilidade da moeda e a solidez do SFN (Sistema Financeiro Nacional), o Banco Central passou a ter a responsabilidade pela emissão do papel-moeda, emitindo cédulas ainda na época do Cruzeiro no Brasil.

Surgimento das cédulas Desenvolvimento e crescimento econômico
Surgimento das cédulas (Foto: Reprodução)

Aliás, assim quando e como surgiu o dinheiro em papel, em meio à inflação, o país teve várias mudanças de moeda.

Assim teve o Cruzeiro Novo, Cruzeiro novamente, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro Real e, finalmente, e por fim o Real, em 1994.

Como surgiram as reservas fracionárias?

Você sabe como que surgiu as reservas fracionárias com o dinheiro de papel? A princípio as casas de custódia perceberam que nem todas as pessoas sacavam todo o seu ouro ao mesmo tempo.

Conforme isso, as instituições começaram a emitir quantias de certificados além do que tinham em estocado em ouro.

Os novos certificados eram emprestados para outras pessoas. Assim, pagariam juros às casas de custódia.

Entretanto, na reserva fracionária de hoje, os bancos emprestam ou aplicam no mercado financeiro uma quantia de dinheiro maior do que está depositada neles como uma das vantagens e benefícios da conta digital PJ Conta, por exemplo.

Portanto, se todas as pessoas corressem para sacar o seu dinheiro ao mesmo tempo, a maioria dos bancos iria declarar falência no mesmo dia, porque nem todas as pessoas conseguiriam resgatar seu dinheiro.

A partir deste ponto, começam a surgir os primeiros bancos centrais, sendo o Banco da Inglaterra o primeiro deles.

Já em 1919, surge o FED (Federal Reserve), nos Estados Unidos, por meio de uma sociedade anônima.

Toda e qualquer emissão de moeda privada passa a se tornar ilegal e impraticável depois do desenvolvimento e crescimento econômico depois de quando surgiu o dinheiro.

O que é moeda fiduciária e quando ela surgiu?

Aliás, você sabe o que é, onde e quando o dinheiro em moeda fiduciária surgiu? Primeiramente, a ligação com o Ouro se perde, surgindo assim as “moedas fiduciárias”.

Logo depois, as moedas fiduciárias não possuem nenhum tipo de lastro, ou seja, seu valor está baseado na confiança da população e investidores em relação ao governo emissor.

Quando as pessoas perdem a confiança no governo, a moeda do país perde grande parte do seu valor, não tendo mais importância onde, quando e como surgiu o dinheiro de papel ou moeda.

Contudo, a retirada do lastro serviu como incentivo para os bancos centrais e privados criarem dinheiro indefinidamente.

Ou seja, o lastro em ouro e prata serviam como disciplinadores e limitadores para o aumento da oferta monetária na época. Diante disso, os governos passaram a imprimir mais dinheiro do que nunca.

Os governos definem, através da lei, o que se usa como meio de troca dentro da do desenvolvimento e crescimento econômico.

Por lei as pessoas são obrigadas a expressarem seus contratos e contabilidades em termos da moeda corrente, definida anteriormente pelo governo de cada país.

Por esse e outros motivos que entender, afinal, como funcionam os cartões que aprovam negativados é algo natural e simples nos dias de hoje e sem muitas burocracias.

Desenvolvimento financeiro e o crescimento econômico

Ao contrário do que se imagina, você sabe realmente, além de como surgiu o dinheiro, a importância do desenvolvimento e crescimento econômico?

Primeiramente, o sistema financeiro se modernizou, de vez, com o surgimento da internet. Então, o dinheiro representado também por dígitos na tela de um computador.

Os bancos dispõem de sistemas de internet banking, mas o que é Open Banking? qual seu significado? Em resumo, é o que permitem as pessoas realizar pagamentos e transações sem precisarem sair de casa.

Desenvolvimento financeiro e o crescimento econômico
Desenvolvimento financeiro e o crescimento econômico (Foto: Reprodução)

Aliás, o mercado de crédito se torna extremamente mais acessível com o surgimento dos cartões de crédito, por exemplo, parecido com todas as vantagens e benefícios do BS2.

Ou seja, as pessoas solicitam empréstimos e recebem o dinheiro ainda no mesmo dia. Com os cartões, as pessoas compram sem possuir dinheiro naquele momento.

Entretanto, mantenha sempre o controle dos gastos, pois mesmo com o desenvolvimento e crescimento econômico depois de quando surgiu o dinheiro também endividou muitas pessoas.

No mundo

Assim como e quando surgiu o dinheiro de papel, muitas mudanças no mundo aconteceram. A existência de uma relação entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico sempre foi muito controversa.

Recentemente, se sugere que o desenvolvimento financeiro tem um impacto positivo sobre o crescimento econômico.

Assim, em uma economia de mercado, existe um abandono natural entre geração de poupança e capacidade empresarial.

Por fim, a intermediação entre estas duas pontas é feita pelo sistema financeiro que se incumbe da alocação de investimentos.

A modernização do sistema financeiro no Brasil

A princípio, a modernização do Sistema Financeiro no Brasil, provocada pelas soluções trazidas pelas fintechs.

Movimentou o mercado e a agenda do empreendedores, que vêm trabalhando na regulamentação da utilização de tecnologia de ponta a favor do consumidor final.

A chegada de inovações via open banking, ou qual o significado de Pix (pagamento instantâneo) e sandbox, por exemplo, está fazendo com que o mercado se prepare para atender as novas demandas de empresas.

Como surgiu as moedas virtuais? Como elas funcionam?

Da mesma maneira que é importante saber como surgiu o dinheiro de papel, onde e quando, no caso das moedas virtuais também é.

No auge da crise financeira no ano de 2008, Satoshi Nakamoto, em seu White Paper, propõe um sistema de dinheiro digital, sem a necessidade de confiança em um banco: O Bitcoin.

Afinal, o que é e por qual motivo o Valor do Bitcoin é maior? Em resumo, o Bitcoin é um dinheiro descentralizado, que oferece maior privacidade nas transações.

Contudo, ele é um ativo “inconfiscável”, que o torna completamente descolado do mercado financeiro e de decisões políticas, por exemplo.

Bitcoin Desenvolvimento e crescimento econômico
Bitcoin (Foto: Reprodução)

Aliás, o Bitcoin, assim como ouro, não tem lastro em algum bem físico. Algumas de suas características são: bem descentralizado, fácil de trocar, escasso, “inconfiscável”, seguro e infalsificável, conforme já mencionamos.

Além disso, ele concerta um problema do ouro, que fez com que tenha sido necessária a sua custódia: o famoso problema de mobilidade.

Portanto, o Bitcoin não precisa de uma casa de custódia ou um banco. O dono do Bitcoin pode ser o seu próprio banco. Ou seja, dono da sua própria riqueza.

Entendeu a como surgiu o dinheiro?

Assim, esperamos que tenha gostado desse artigo e que tenha aprendido como, quando e onde surgiu o dinheiro de papel, moeda e muitos outros. Sem contar o quanto ajudou no desenvolvimento e crescimento econômico da humanidade.

Por fim, veja também:

Caso ainda queira saber mais, assista o vídeo a seguir: