Publicidade

Saiba como surgiu o primeiro banco do Mundo

Primeiro banco do mundo
Primeiro banco do mundo como tudo começou

primeiro banco do mundo surgiu no Renascimento, em Gênova, fundado em 1406 na cidade de San Giorgio. Conheça neste artigo onde surgiu o primeiro banco do mundo, o primeiro banco no brasil, o surgimento do banco digital, banco de criptomoedas e qual a função social do crédito.

Publicidade

Por volta do século XV mais de 80 bancos faziam empréstimos a reis, papas e imperadores na cidade de Florença. Porém, há história de quem tenha descoberto transições bancárias foram os templários.

Publicidade

O que significa a palavra Banco?

Antes de mais nada, é importante dizer que o Banco vem do germânico banki, que é uma instituição financeira. Além de outras funções como captar recursos e emprestar a juros aos deficitários.

Os bancos tem a função de depositar capital em formas de poupança, financiar casas, automóveis e realizar os pagamentos dentre outras coisas.

Contudo, o aparecimento das operações bancárias foi o conjunto da moeda, na medida em que houve o aparecimento criou a necessidade que mantivesse e transmitisse.

O nome ‘’banco’’, foi criado por banqueiros judeus de Florença.

Qual foi o primeiro Banco do Mundo?

Você sabe como surgiu o primeiro banco do mundo? Pois bem, ele surgiu durante Renascimento, em Gênova.

No ano de 1406, na cidade Italiana de Gênova, o primeiro e moderno banco chamado de Banco di San Giorgio. Com decorrer dos anos, muitos e muitos bancos aos poucos tomaram conta do mundo.

Simultaneamente com o aparecimento das moedas, surgiram as primeiras operações bancárias, e consequentemente foram surgindo os primeiros bancos no mundo.

Sendo assim houve a necessidade de locais ou instituições que guardassem e emprestassem dinheiro, assim surgiram os bancos.

Como surgiu o primeiro banco do Mundo?

O nome ”banco” foi criado pelos judeus banqueiros de Florença por conta da mesa onde eram trocadas as moedas.

No ano de 1406, foi empregado na cidade Italiana de Gênova, o primeiro banco do mundo moderno, autodenominado de Banco di San Giorgio.

Com o decorrer dos anos, muitos e muitos brancos aos poucos tomaram conta do mundo.

Qual foi o primeiro banco no Brasil?

O primeiro banco no Brasil surgiu em 12 de outubro de 1808, o Banco do Brasil S.A foi a mais nova instituição bancária a operar no país e em mais de 200 anos de vivência, juntou práticas e colecionou coisas, participando ativamente da história e da cultura nacional.

Agência Banco do Brasil
Agência Banco do Brasil (Foto: Reprodução)

Logo depois em janeiro de 1809, através do apoio de governantes das Capitanias, D. João buscou sócio para o Banco do Brasil, em 11 de dezembro deste mesmo ano, a instituição começou suas atividades, no Rio de Janeiro, assim surgiu o primeiro banco no Brasil.

Por outro lado, independentemente de seu esforço nas buscas por sócios, até o final de 1812, simplesmente 126 ações haviam sido subscritas.

Assim, apenas no ano de 1817 finalizou-se a oferta social de ações do Banco do Brasil, alcançando o capital de 1,2 mil contos de réis.

Por fim, o Banco do Brasil, após a independência do país ocorrida em 7 de setembro de 1822, tornou-se importante para que as autoridades arcassem com os custos nas escolas e hospitais e asseguraram a independência equipando os navios.

Substituição da moeda no Brasil

Primeiramente, associando outras funções históricas, o Banco realizou papel de destaque em 1994, na substituição do Cruzeiro pelo Real.

Em síntese o Banco do Brasil, através de 31 mil agências distribuídas pelo país, ficou responsável pela organização e distribuição do novo Real.

Assim, o Banco do Brasil se tornou o primeiro banco do país a ganhar, sob a análise de crédito, o selo de garantia de qualidade, o ISO 9002, no ano de 1998.

Origem e função dos bancos e créditos
Substituição da moeda no Brasil (Foto: Reprodução)

Primeiro banco digital do mundo

O primeiro banco digital do mundo foram duas instituições, o &F (Banco Original) e o Banco Votorantim (Neon), nesse sentido os pioneiros que pertencem a grandes grupos econômicos.

Todavia, o Banco Inter nasceu no mundo físico. Ele foi uma financeira, um banco de crédito e depois de um tempo um banco de serviços múltiplos, até se tornar 100% digital.

Os bancos digitais vieram para mudar a visão do mundo sobre transações financeiras no mundo. Saiba também sobre o Banco Internacional Citibank, um gigante financeiro presente em qualquer continente do planeta.

Sendo assim, hoje é possível que façamos qualquer atividade bancaria sem sair de casa, utilizando apenas a internet tanto no seu computador ou celular. Veja como é possível utilizar um simples clique para fazer transações , por exemplo através do Pix.

Qual foi o primeiro banco digital do Brasil? Quando ele surgiu?

A utilização da tecnologia através da internet mudou totalmente o cenário do Sistema Financeiro do Brasil, com o surgimento dos bancos digitais.

Nesse sentido, agindo totalmente a favor dos correntistas, os bancos digitais vieram com força no mercado financeiro trazendo segurança, facilidade, agilidade e baixo custo no que diz respeito as transações bancárias.

Assim, uma das maiores vantagens dos bancos digitais é a isenção de muitas tarifas, além de não cobrarem por taxas de manutenção.

Os primeiros bancos digitais do Brasil foram as dos bancos Original, Neon e Inter.

O Banco Inter, antigamente conhecido como Banco Intermedium, foi fundado em 1994 pela construtora MRV (maior construtora de imóveis residenciais da América Latina).

Logo Banco Inter
Banco Inter, primeiro banco digital do Brasil (Foto: Reprodução)

Logo, no ano de 2014, criaram a primeira conta digital no Brasil. Nos dias atuais estima-se que possuem mais de 500 mil correntistas espalhados por todo país.

O que o banco oferece:

  • Cartão de débito e crédito com bandeira MasterCard;
  • Saques na rede de Bancos 24 horas;
  • Compras presenciais e online;
  • Transferências sem pagar tarifas;
  • Pagamento de boletos online;
  • Empréstimos pelo aplicativo;
  • Recarga de celular;
  • Isenção de anuidade.

As duas primeiras instituições digitais do país pertencem a grandes grupos econômicos: J&F (Original) e Banco Votorantim (Neon).

Quer saber mais sobre bancos digitais? Conheça o Nubank, atualmente um dos mais procurados no mundo digital dos bancos

Quando Surgiu o primeiro banco de criptomoedas do mundo?

Antes de mais nada, cabe a nós esclarecer o que é criptomoeda. A criptomoeda junto com o banco de criptomoedas nada mais é do que uma moeda virtual.

As criptomoeda e os bancos de criptomoedas são utilizados para realizar pagamentos em transações comerciais.

Além disso elas tem a mesma utilidade de compra de produtos e/ou serviços que o dinheiro, tal como o Real e o Dólar. Aliás, falando em dólar, veja aqui a alta do Dólar e o porque essa moeda voltou a subir.

O Bitcoin, o primeiro banco de criptomoedas descentralizada do mundo, foi desenvolvida em 2009 por um usuário que usou o criptônimo Satoshi Nakamoto.

Afinal, qual a função social do crédito para as pessoas

Refere-se sobre um importante passo no sentido de estimular o crédito e a função social do crédito aos clientes, pois contribui acionada para uniformizar costumes, estimular concorrência mais justa e leal, melhorar os deveres de fornecimento de informação pré-contratual e contratual e garantir os direitos dos clientes.

Nesse sentido é importante que saiba da proposta do salário mínimo para 2021.

Função Social do Crédito
Função Social do Crédito (Foto: Reprodução)

Em conclusão, o primeiro banco do mundo veio para suprir as necessidades financeiras das pessoas. Ao passo que, utilizando os bancos desde antigamente com a finalidade de gerir as transições financeiras necessárias no Brasil e no mundo, por exemplo.

E ai? Finalmente conseguimos esclarecer suas dúvidas quanto a história do banco no Brasil e no mundo? Conseguiu entender como surgiram os primeiros bancos do mundo? Então, veja o video abaixo e entenda melhor sobre o surgimento do banco!

Veja mais: