Buscando...

Publicidade

O que é e como funciona o Open Banking? Conheça esse novo sistema que promete mudar o mercado financeiro!

Anúncios

Você conhece o Open Banking Brasil, sabe o que significa, como funciona e quais os serviços oferecido pelo Pix e por ele?

Pois bem, pensando em mostrar quais são esses serviços oferecidos pelo Open Banking Brasil, o que significa  e como funciona, assim como fizemos com o Pix, esse artigo é para tirar todas suas dúvidas.

Publicidade

O que é Open Banking? Qual seu significado?

Quer saber o que significa Open Banking Brasil, como funciona e quais os serviços oferecidos por ele como pelo Pix?

Anúncios

Em resumo, o Open Banking Brasil é um termo do inglês que descreve um sistema em que tem compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros.

Conforme a definição do Banco Central, o que significa de fato o Open Banking é que esse conceito inclui a abertura e integração de plataformas de bancos e fintechs, assim como o Pix, na área financeira.

O que é Open Banking? Qual seu significado?
O que é Open Banking? Qual seu significado? (Foto: Reprodução)

O Open Banking Brasil, na ótica do Banco Central, é considerado o compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas financeiras, a critério de seus clientes simples de entender como funciona.

Aliás, como o Pix, os serviços oferecidos pelo Open Banking se trata de dados relacionados, por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, de maneira segura e rápida

Open Banking no mundo: qual o seu conceito?

O conceito de Open Banking é recente e está ganhando força em vários países, especialmente na Europa e agora no Brasil com seus serviços oferecidos para a melhora dos clientes.

Anúncios

Em resumo, a ideia principal é permitir que terceiros desenvolvam aplicações em torno das financeiras.

Essas, por sua vez, teriam que abrir suas APIs. Mas o que significa APIs do Open Banking Brasil e como funciona esses serviços oferecidos? Bem simples, pois é um conjunto de padrões de programação que permite a construção de apps.

Isso possibilita, por exemplo, que um app de controle de gastos possa se conectar diretamente aos sistemas do banco.

Assim, ele consegue capturar os gastos do cliente automaticamente, bem como os rendimentos de seus investimentos e outros serviços oferecidos pelo Open Banking Brasil simples de entender como funciona.

Anúncios

Bem parecido com a inovação de pagamento digital dos bancos online, que veio para melhorar ainda mais a vida dos clientes de todos os bancos como o Pix pelo Open Banking, por exemplo.

Open Banking Brasil, como vai funcionar?

Entender o que significa o Open Banking nada mais é que um modelo mais fácil dos processos do mercado financeiro, de forma que o cliente consiga ter mais controle e liberdade sobre suas finanças.

O termo em inglês, Open Banking traduzido para “Banco Aberto”, funciona como uma espécie de rede de dados entre financeiras, que depende do aval do cliente.

Os principais agentes da novidade são bancos digitais, como o Nubank (com inovações, o Nubank tem novo limite de saques para seus clientes) e fintechs.

Anúncios

Open Banking Brasil, como vai funcionar?
como vai funcionar? (Foto: Reprodução)

Assim, o novo modelo permite que os clientes tenham acesso a serviços distintos de empresas ou bancos através do Open Banking Brasil que é bem simples de entender como funciona.

Diferentes taxas e condições de pagamentos eram impeditivos, mas o open banking facilita o processo pelo compartilhamento de dados.

Por exemplo, ainda que um cliente tenha bom histórico em um banco específico, os outros não sabem disso, fazendo com que o cliente não consiga melhores opções de crédito.

Quando começa a funcionar?

Em resumo, ao iniciar às operações do Pix e BC anunciou que a tecnologia de open banking começará a funcionar em 1º de fevereiro de 2021.

Anúncios

Tipos de serviços oferecidos

Chegou o momento de saber quais os serviços oferecidos pelo Open Banking Brasil e como funciona cada um deles, com significado exclusivos.

Para variar, essa tecnologia, conhecida como APIs, também permitiria aumentar os serviços financeiros oferecidos pelo Open Banking Brasil.

Assim, aumentando também a concorrência e competição a um setor conhecido por ser super concentrado.

Aliás, isso acontece porque o objetivo do Open Banking é ter APIs abertas. Ou seja, ter essa base de tecnologia disponível para que produtos e serviços seja criado em outros bancos.

Ou seja, os serviços oferecidos pelo Open Banking são iguais a de um banco comum, desde conta simples até a cartões de crédito.

O que irá mudar com o Open Banking?

Saber como o Open Banking Brasil vai funcionar e o que muda é importante, pois será uma plataforma digital que o cliente tem direito total sobre seus dados bancários e fintechs que vale a pena saber qual o objetivo da integração de fintechs no final das contas.

Sem contar que compartilha essas informações com qualquer outro banco, na busca da melhor taxa e serviço do mercado.

Hoje, essas informações são de posse do banco. O cliente apenas contrata o crédito, por exemplo, nas instituições onde tem conta aberta.

Contudo, com a mudança, será possível contratar diferentes serviços bancários de diferentes empresas.

Isso trás benefícios para os clientes, afinal, ele escolhe as menores taxas de juros para empréstimos ou o maior retorno para aplicações financeiras, negociando como no caso da Fintech Firgun, por exemplo.

Assim, acessando ao histórico do cliente para fazer ofertas de serviços. Tudo isso de maneira digital e prática por meio da plataforma.

Benefícios e Vantagens

Sem dúvidas que o maior foco é o cliente, e por isso que as vantagens do Open Banking, semelhante com o Pix, vale a pena conhecer, como por exemplo:

  • Liberdade;
  • Menos burocracias;
  • Novidades em serviços;
  • Relacionamento mais fácil com os bancos;
  • Uso de uma única plataforma para acessar vários serviços;
  • Facilidade no gerenciamento das finanças pessoais;
  • Reduzir a superconcentração dos grandes bancos;
  • Estimular a concorrência.

O que são as APIs e qual a correlação com o Open Banking?

A API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) é o recurso que permitirá às instituições compartilhar as informações no ecossistema do Open Banking de forma padrão.

Contudo, vale dizer que a API não foi criada para o open banking. É um elemento universal de tecnologia usado hoje na integração de sistemas de várias maneiras. Ou seja, é a forma como todos os softwares conversam dentro da internet.

O que são as APIs
O que são as APIs (Foto: Reprodução)

Em resumo, a API é uma espécie de ponte que conecta aplicações diferentes por meio de uma mesma linguagem.

Por exemplo, a Uber usa uma API do Google Maps para que tenha os mapas no seu app, e assim calcular o valor cobrado pelo cartão de crédito pré-pago da Uber.

Dessa maneira, as APIs permitem o fluxo de troca de dados de clientes entre as instituições de maneira segura.

Padronização da API, é importante?

Quando se trata de serviços online de microsserviço, a API é grande e permite que cada app de TI publique serviços que serão consumidos por outros apps.

Assim, é bem importante sim que padronização seja feita, por exemplo, como saber qual cartão é fácil de aprovar se apps não conversarem entre si e oferecer opções de qualidade, não é mesmo?

Quais os custos desse sistema?

No momento que conhecer o verdadeiro significado do Open Banking Brasil, como funciona e quais os serviços oferecidos, assim como no Pix, a dúvida é se tem custos.

Contudo, como ainda não foi lançado no Brasil, os custos é em comparação com outros países.

Na verdade, mais de 1 bilhão e menos de 2 bilhões de libras esterlinas (valor de 4,8 e 9,8 bilhões de reais) foi gasto no Reino Unido, conforme informações.

Os custos se referem principalmente à necessidade de adaptar os bancos para que consigam comportar o crescimento exponencial nos volumes de acessos e requisições aos sistemas e aos dados.

Como o Banco Central age no Open Banking?

Participam do Open Banking somente as instituições financeiras e outras instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Isso significa que age bem o Open Banking, pois trás benefícios aos clientes assim como os motivos pelo Banco Central solicitar nova nota, por exemplo.

Entre esse universo de instituições, entretanto, a regulamentação terá participantes obrigatórios e voluntários, dependendo dos serviços oferecidos pelo Open Banking que está sendo compartilhado.

Como saber quais pessoas tem acesso aos meus dados bancários?

Como funciona o Open Banking Brasil? É igual ao Pix com a proteção dos dados dos clientes? Até melhor, pois como o cliente decide se quer compartilhar os dados e com quem, ele saberá quais instituições têm acesso às suas informações.

Isso além do fato de as empresas terem acesso às informações por tempo limitado. Mas, no longo prazo, pode ficar inválidos a gestão desses dados pessoais.

Por exemplo, poucas pessoas acessam a página do Twitter que mostra quais empresas têm acesso aos seus dados a partir do momento em que o usuário faz o login.

É a mesma lógica. Passados alguns anos, nem todo mundo deve fazer uma gestão dos bancos que terão seus dados.

Esse será um dos grandes desafios do open banking: como o cliente vai administrar seus dados e organizar o seu consentimento para diferentes instituições. Ou seja, não tem uma solução para isso.

Por fim, só terá acesso aos seus dados quem você autorizar!

Pix e Open Banking

Afinal, o que é e como funciona o Pix? O Open Bankinge o Pix são diferentes, mas com pontos parecidos.

Enquanto o Pix é um meio de pagamento instantâneo, o Open Bankingé um conjunto de regras o qual o sistema financeiro nacional vai atuar.

São recursos independentes, mas que podem atuar em conjunto. Os dois fazem parte da agenda de inovação do BC.

Pix e Open Banking
Pix e Open Banking (Foto: Reprodução)

O Pix é uma ferramenta que ajuda o Open Banking a evoluir do compartilhamento de informações para a movimentação do dinheiro na hora.

Também existe a figura de pagamento (Pisp), aprovada pelo BC como entidade regulada, vai possibilitar que essa relação entre Pix e open banking se consolide.

Assim, iniciará as transferências por canais como WhatsApp, Mercado Pago, iFood, entre outros, e efetuá-las com Pix.

Quem são os responsáveis por implementar o open banking no Brasil?

O BC criou um grupo de trabalho com os principais representantes de bancos e de pagamentos do Brasil com o objetivo de definir as regras de funcionamento do Open Banking.

Entretanto, nesse grupo de trabalho estão: a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), ABFintechs a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), a Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Quais instituições bancárias irão participar? Veja algumas:

A seguir, separamos algumas instituições com os serviços oferecidos pelo Open Banking, como por exemplo:

  1. Banco Central

Novidades pelo BC é sempre bem recebido, como quando Banco Central liberou o uso do WhatsApp Pay no Brasil, ou quando liberou o Pix.

Banco Central
Banco Central (Foto: Reprodução)

Com o Open Banking não seria diferente. Todos os projetos financeiros pensado no Brasil passam por ele e apenas depois da confirmação que é liberado.

Como o significado do Open Banking é que o cliente tenha controle de seus dados financeiros, o Banco Central trabalhou  em parceria para o lançamento ainda nesse ano.

  1. Itaú

Quem é que nunca ouviu sobre os cartões de crédito Itaú não sabe o que está perdendo!

No Itaú construíram experiências fáceis, simples e transparentes para que você tenha total segurança para compartilhar seus dados com o Open Banking Itaú.

Itaú
Itaú (Foto: Reprodução)

Fazendo também toda a gestão e alterações deles à qualquer momento através dos canais digitais de atendimento.

  1. Stone

O Open Banking Stone com lançamentos de soluções financeiras, que já havia lançado uma plataforma ABC (Adquirência, Banking e Crédito).

Stone
Stone (Foto: Reprodução)

Assim, a solução já disponibiliza aos clientes serviços financeiros com distribuição através da internet ou por meio de escritórios em todo o País.

  1. Santander

Assim como o banco disponibiliza cartão de crédito para negativado Santander Free, com o Open Banking também tem benefícios, como por exemplo:

Santander
Santander (Foto: Reprodução)
  • Disponibiliza informações sobre as contas, saldos e histórico de transações;
  • Autoriza aos clientes um pagamento fora do NetBanco, o nosso homebanking, com a mesma segurança;
  • Verifica, em tempo real, se uma conta tem um determinado montante disponível para efetuar um pagamento.
  1. Sicoob

O Open Banking e o Sicoob com a abertura das APIs de integração de seus produtos aumentam as parcerias e novos negócios e melhorar a experiência de seus cooperados.

Sicoob
Sicoob (Foto: Reprodução)

Entender como funciona uma cooperativa de crédito é importante, já que o Sicoob, acaba de estruturar sua operação de Open Banking e se tornar a primeira financeira cooperativa no país a oferecer aos seus cooperados com essa segurança.

  1. Nubank

Esse banco tem que estar em todas as novidades pelo fato de ser um dos maiores bancos digitais do país.

o que significa Open Banking Nubank
Nubank (Foto: Reprodução)

Da mesma maneira que é importante conhecer o que é cartão Nubank, todos os serviços oferecidos pelo Open Banking na plataforma também é.

E por isso que a Nubank sempre está presente em todos os lançamentos do mercado financeiro, trazendo maior conforto e segurança para seus clientes.

Qual o impacto do Open Banking no cenário financeiro?

Com o Open Banking Brasil, o Banco Central quer melhorar a eficiência, a competitividade e a transparência no sistema financeiro do país.

Sendo esse um dos motivos que fez com que muitos procurem o que significa o Open Banking Brasil, como funciona, quais os serviços oferecidos e se o Pix fazia parte.

Por fim, veja o vídeo a seguir sobre o Open Banking na prática:

Saiba mais:

  • Quer aprender como abrir conta no Agibank de maneira segura e simples? Clique aqui e veja como fazer!
  • Você conhece o Banco Banrisul? Sabe como abrir uma conta nesse banco? Nesse artigo explicamos tudo para você!
// Dicas Financeiras

Maquininha Stone com taxas ajustadas na adesão

A maquininha de cartão Stone é considerada uma das melhores para seu negócio, com grandes benefício, taxa reduzida e pré-ajustada na adesão. Um mercado com preço acessível para o microempreendedor. Veja como funciona. A maquininha Stone teve uma pontuação positiva no meio financeiro. Isso porque, tem uma taxa de juro abaixo dos produtos no mercado. …

O que é e como funciona o Open Banking? Conheça esse novo sistema que promete mudar o mercado financeiro! Leia mais »

CONTINUAR LENDO

Deixe um comentário