Publicidade

in

O que é e como surgiu caderneta de poupança no Brasil?

O que e e como surgiu caderneta de poupanca no Brasil
O que e e como surgiu caderneta de poupanca no Brasil

A famosa caderneta de poupança no Brasil acabou se tornando bem comum entre todos os brasileiros e já existem a muito mais de 150 anos. Todas a sua historia se confunde facilmente com a da Caixa Econômica Federal, como Poupança Social Digital da Caixa, por exemplo, uma vez que acabou sendo criada com o surgimento do banco estatal brasileiro, que havia sido criado ainda na época do imperador D. Pedro II.

Publicidade

No decorrer desse artigo, mostraremos mais detalhes sobre a caderneta de poupança no Brasil, com todas as variações sobre a famosa aplicação financeira mais popular do País.

Publicidade

Publicidade

Como surgiu a caderneta de poupança no Brasil?

A instituição acabou sendo criada no ano de 1861 pelo Imperador D. Pedro II, onde no decreto de criação da Caixa e suas previdências, existia a possibilidade de formação de dois mecanismos, sendo elas a poupança e o penhor.

Publicidade

Pensando nisso, pessoas que possuía um rendimento modesto conseguiram estar poupando com maior segurança e até mesmo a possibilidade de estar conseguindo empréstimos através de uma instituição que esteja ligada à coroa. Todas as anotações que eram feitas sobre o dinheiro poupado e seus jutos eram todos realizados em pequenos cadernos pelos funcionários da Caixa responsável sobre aquele trabalho, dando assim, a origem da caderneta de poupança no Brasil.

Publicidade

O maior objetivo de D. Pedro II naquele momento era que a população conseguisse ter uma reserva de dinheiro para que pudessem estar usando em momentos de crise, entretanto, essa poupança acabou servindo para muitas outras coisas, onde até hoje acabo sendo vista como investimento que deixa ainda mais segura a aposentadoria, principalmente durante a velhice.

Caso seja interessante, você também pode aproveitar o assunto e procurar saber melhor sobre financiamento de imóvel da Caixa, pois sendo isso, mais um dos grandes investimentos do ser humano que pode estar contando com esse banco tão importante para o Brasil.

Publicidade

Publicidade

A famosa poupança dos escravos

No ano de 1871, todas as pessoas que eram escravizadas possuíram o direito legal à poupança, e isso só pode ser efetuado através da lei 2.040, que permitia que todo os escravizados pudessem estar pudessem estar poupando todas as doações que recebiam, heranças e rendas que conquistavam através de seu trabalho para que fosse possível estar comprando sua liberdade. Importante mencionarmos, que essa lei foi diretamente ligada a pressão para que fosse colocado um fim da escravidão no Brasil.

Caderneta de poupança no Brasil e a emancipação feminina

No ano de 1915, a Caixa acabou disponibilizando seus serviços para as mulheres casadas, desde que seus maridos não fossem contra. Já no ano de 1934, as mulheres acabaram conquistando o direito de estar fazendo a caderneta de poupança sem a importância do que os maridos achassem. Isso é tão significativo, que nos dias de hoje, a Caixa reconhece que as mulheres são peças importantes do mundo, e pensando nisso até criou um cartão de crédito Caixa Mulher, exclusivamente para elas.

Publicidade

Quais as mudanças do rendimento da caderneta de poupança no Brasil?

Grandes mudanças aconteceram com a poupança no país desde sua criação, sendo que a grande maioria era voltada para modificação do percentual de remuneração dos depósitos, mas na realidade as mudanças que citaremos a seguir, mostra que não foi só nisso que houve alterações.

Publicidade

Confisco de contas

No ano de 1990, o Brasil era comandado pelo Fernando Collor de Mello, onde um dia depois de sua posse, foi anunciando o tão famoso Plano Collor, que acabou congelando 80% de todos os depósitos de contas correntes e cadernetas que passasse de 50 mil cruzados novos, na época. Todo esse bloqueio teve duração de 18 meses e quando puderam estar sacando, por conta da desvalorização da moeda, já não existia mais.

Publicidade

Maior rentabilidade de caderneta de poupança no Brasil

No caso do Plano Real foi o causador da grande mudança econômica do Brasil não deixando a população de fora. Através da implementação do mesmo, que a rentabilidade do país aumentou e muito.

Caderneta de poupança no Brasil nos dias de hoje

No ano de 2012 acabou acontecendo a divisão de poupança antiga e nova. A qual antes do ano de 2012 era antiga continuando recebendo a remuneração de 0,5% ao mês, e na nova varia de acordo com a meta da taxa SELIC. Sendo que a poupança, tem sido as maiores aplicações que possui muita procura e realmente proporciona resultado.

Publicidade

Publicidade

Esperamos que tenha gostado do artigo, conheça muito mais sobre a caixa a seguir: