Buscando...

Publicidade

Como Funciona Uma Carta De Crédito Imobiliário

Anúncios

Vamos descobrir como fazer uma carta de crédito imobiliário e como funciona esse tipo de financiamento para a compra da casa.

Contratar um produto bancário sempre requer pesquisa. Cada um deles tem detalhes cruciais para que você entenda como será feito fechamento e todo o processo. Principalmente, quando há taxas a pagar. Vamos entender hoje qual a vantagem e como funciona a carta de crédito imobiliário.

Publicidade

Confira sobre todos os detalhes cruciais e tudo que você precisa saber antes de solicitar uma um empréstimo como esse.

Anúncios

O que é uma Carta de Crédito Imobiliário?

A carta de crédito é um documento expedido pelo banco dizendo que aquela pessoa tem crédito para comprar um imóvel, ou seja, é um documento emitido pela instituição. Então, a pessoa que o solicitou a carta de crédito, tem seu nome denominado nela. E também, vem com o valor que está a disposição para aquisição de imóvel novo, usado ou terreno.

Mas, hora da aquisição é da carta de crédito imobiliário há uma diferença entre o empreendedor e quem é CLT. O que é registrado terá uma documentação diferenciada de quem é autônomo. Contudo, o empresário tem diferenças do autônomo e do CLT também, quando esse precisa da carta de crédito deve apresentar o demonstrativo de pagamento.

 Já o autônomo terá que apresentar os 3 últimos extratos da sua conta corrente para comprovar suas condições financeira para aquisição do imóvel. No entanto, a caso tenha outro tipo de renda é necessário comprová-la também.

Sendo assim, o autônomo pode apresentar o imposto de renda, o extrato bancário e aplicações.  Já a pessoa que trabalha registrado tem que comprovar sua renda bruta e assim fazer a análise em cima dessa documentação. Além disso, quando chegar a hora da aprovação é necessário documentos essenciais que  são:

Os documentos pessoais RG, CPF é o comprovante de endereço. Logo em seguida, se preenche um cadastro e vai para a análise e provocação.

Anúncios

Como funciona a analise para uma carta de crédito?

Vamos descobrir como fazer uma carta de crédito imobiliário e como funciona esse tipo de financiamento para a compra da casa.
Saiba mais sobre a carta de crédito imobiliário. (Foto: Reprodução)

Nesse sistema você passará por uma avaliação. Sobretudo, com uma nota métrica geral de como foi e é seu comportamento no mercado e na própria instituição. Ou seja, o valor de crédito que certa pessoa conseguiu, talvez não seja o mesmo que você vai conseguir.

Mas porque isso? O valor da carta de crédito funciona da seguinte maneira, depende muito de como ela quitou e tratou suas dívidas no passado. Então se anteriores você deixou de pagar alguma dívida e deu prejuízo para o banco, pode conseguir valor menor.

Como é feita essa análise?

 Então é uma análise minuciosa, mesmo que seu nome não apareça no SPC Serasa é exigida uma pesquisa mais aprofundada. Sendo assim, se você teve algum comprometimento e dificuldade de pagar ou liquidar uma dívida parcelada, irá encontrar barreiras para a liberação do dinheiro.

Então, se já teve um dívida, certamente, terá um comentário no banco em seu nome. Caso seu nome tenha restrição no banco, ou fez um acordo mas teve dificuldade em pagar, ou deu prejuízo para o banco.  Então tudo isso depende, principalmente como foi sua relação com o banco, e a aceitação e aprovação vai depender disso. Sendo assim,  jamais será o mesmo valor para um e para o outro. E só depois da análise que vai saber.

Anúncios

De acordo com pesquisa, a aquisição no mercado imobiliário avalia que 90%  das pessoas que estão a procura de um, antes mesmo de ter a carta de crédito, saem a procura de um imóvel. Mas o interessante é que você vá à busca da carta de crédito como financiamento imobiliário e depois que souber o valor, aí procura a casa pra comprar.

Isso porque, caso encontre uma casa antes e X valor pode não conseguir uma carta de crédito no mesmo valor. Sendo que você pode conseguir menos ou mais. Geralmente as pessoas fazem isso, mas é interessante começar com a solicitação da carta de crédito para o banco.

Qual a validade de uma Carta de Crédito

Uma carta de crédito para comprar uma casa ela tem a validade de validade de 3 meses e Então, você como foi dito, o interessante é ir ao banco antes de procurar por uma imóvel. Isso porque, depende muito da análise feito no seu comprometimento de renda. Sendo assim, pode ocorrer de você estar com vontade de comprar certo imóvel, mas eu não tenho todo o valor liberado pelo banco.

 Antes de tudo, mesmo a carta de crédito funcionar por apenas 3 meses, o melhor é melhor consegui-la primeiro. E tudo vai depender do comprometimento da renda mensal. Só assim tenho acesso ao financiamento. Além disso, se eu tenho cartão de crédito vou levar mais em consideração todos os gastos que vou ter na compra.

Anúncios

Lembre-se que nem sempre o valor a ser liberado vai ser o mesmo, pode ser menos, bem como mais. Entretanto, o problema é realmente procurar um imóvel antes de conseguir a carta de crédito. Com dinheiro em mãos você vai a procura do bem com mais confiança e o vendedor, na hora da aquisição, ficará mais tranquilo.

Como identificar uma carta de crédito?

A carta de crédito, por sua vez, fica ainda mais interessante na hora de negociar o valor do imóvel comprado. Com ela em mãos, você pode barganhar tranquilamente.  Sobretudo, a instituição vai fazer o pagamento à vista. Então você pode fazer a negociação com muito mais segurança.4

E para identificar uma carta de crédito da simulação é simples. Primeiramente, a carta de crédito não demora em ser emitida e com ela tem uma correspondente do Banco. Então é simples identificar, pois vem com papel do agente financiador com o nome da pessoa, CPF e o valor do imóvel.

 Além disso, com o código do correspondente ou a pessoa responsável, aquela que fez avaliação. Geralmente em um escritório. E quando a carta é para uma pessoa celetista ela fica pronta em algumas horas porque é mais simples a documentação.

Anúncios

Entendeu como funciona e o que é uma carta de crédito Imobiliário? Caso ainda tenha dúvidas, deixe nos comentários!

Leia também:

// Dicas Financeiras

Fim do Auxílio? Conheça alguns Programas Sociais Que Podem Ajudar durante a Pandemia

Você sabe quais os problemas que o fim do auxílio trouxe para os brasileiros? Entender o porque acabou o auxílio emergencial , quando foi a última parcela e o que fazer  com os outros programas sociais disponíveis é o que faremos hoje. Aliás, o governo fez o pagamento da última parcela do auxílio emergencial e …

Como Funciona Uma Carta De Crédito Imobiliário Leia mais »

CONTINUAR LENDO