Se você chegou aqui se perguntando “como gerar um comprovante de residência no meu nome”, então está no lugar certo! Afinal, são tantas dúvidas sobre o comprovante de residência: se é possível fazer online, se tem editável e qual documento vale como um…
Contudo, nós estamos aqui para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas para que você não passe sufoco depois que terminar este artigo! Veja só os detalhes de como gerar um comprovante:
Comprovante de residência: a sua importância
Em primeiro lugar, comprovante de residência nada mais é do que um documento capaz de provar que você possui uma moradia fixa, seja própria ou alugada.
Eles são muito importantes para que você consiga fazer várias coisas hoje em dia. Desde solicitar cartões de crédito até fazer a matrícula em uma escola ou faculdade, os comprovantes de moradia são essenciais.
Assim, é fundamental saber como gerar o seu comprovante e se isso pode ser feito online.
O que vale como comprovante de residência?
Na hora de comprovar a sua moradia, você deve saber quais documentos pode usar. Em geral, contas de casa que possuem o seu endereço valem, como as de luz, gás, telefone, internet e TV.
Mas existem vários outros documentos que você pode utilizar para comprovar a sua moradia, como:
- Declaração do Imposto de Renda;
- Boleto bancário de mensalidade escolar;
- Fatura do cartão de crédito;
- Extrato FGTS ou de contas bancárias;
- Guia do IPTU ou IPVA;
- Escritura de imóvel;
- Contracheque emitido por orgão público;
- Boleto de cobrança de condomínio;
- Demonstrativos do INSS ou SRF;
- Laudo de avaliação de móvel da Caixa Econômica Federal;
- Registro de licenciamento de veículo;
- Boleto de financiamento imobiliário;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho;
- Contrato de aluguel, mas deve ser reconhecido em cartório;
- Auto de infração de trânsito.
Como você viu, existem vários documentos que você pode utilizar como comprovante de residência. Mas será que você pode fazer isso online?
Como fazer um comprovante de residência online
Atualmente, as pessoas buscam saber se é possível fazer um comprovante de residência editável online.
A resposta é que você pode até encontrar esse tipo de método na internet, mas como vimos mais acima, o comprovante é um documento emitido por empresas, órgãos e afins. Nesse sentido, você mesmo fazer um comprovante de residência editável não é aconselhável.
Contudo, é sim bastante possível gerar um comprovante de residência online. Para isso, você só precisa ter acesso a um boleto ou documento oficial que vale como um comprovante e usá-lo na hora de fazer o seu cadastro ou matrícula.
Por exemplo, a maioria dos extratos de cartão de crédito já podem ser consultados online, e você pode salvar o documento para usar como comprovante.
Como gerar um comprovante de residência no meu nome?
Uma dúvida que algumas pessoas têm em relação ao comprovante de residência é o que fazer quando o documento não está com os seus nomes.
Assim, “como gerar um comprovante de residência no meu nome?” é um questionamento que muitos fazem na internet para conseguirem concluir os seus cadastros.
Contudo, você sabia que o comprovante não precisa estar em seu nome? Se você mora na casa dos seus pais ou então mora junto/é casado e o imóvel está no nome dessas pessoas, você ainda assim pode usar o documento para comprovar a residência.
Mas para isso, é preciso provar que você possui relação com essa pessoa. Dessa forma, o nome que está no comprovante deve aparecer no seu RG, certidão de casamento ou declaração de união estável.
Com isso em mãos, você conseguirá comprovar a sua moradia mesmo que o documento não esteja em seu nome. Mas o que acontece se você não tiver nenhum deles?
Não tenho comprovante de residência! O que fazer?
Se você não tem nenhum tipo de documento para comprovar a sua moradia, é possível fazer uma declaração de residência. Essa declaração já deve bastar para que você consiga justificar onde mora.
Declaração de residência: o que é?
A declaração de residência é um documento que você pode gerar caso não tenha uma casa própria ou então um comprovante de residência que confirme a sua moradia.
É uma saída bastante viável para quem está nessa situação, especialmente porque não é um procedimento muito burocrático. Veja só como você pode fazer:
Como fazer a declaração de residência?
Fazer uma declaração de residência é relativamente simples. Para isso, você pode acessar alguns modelos prontos na internet.
As informações que devem conter em uma declaração de residência são: nome, nacionalidade, estado civil, número do RG e CPF do inquilino e proprietário, além do endereço deste último.
Logo após você coletar todas as informações, será necessário oficializar a sua declaração em um cartório de notas.
Comprove a sua residência facilmente!
Enfim, dito tudo isso, você já está pronto para comprovar ou declarar a sua moradia. Seja online ou não, com contas ou outros documentos: você já sabe o que vale como comprovante de residência, e agora é possível concluir os seus projetos com o comprovante/declaração em mãos!
Esperamos ter tirado a sua dúvida sobre “como gerar um comprovante de residência no meu nome” e que você já consiga comprovar o seu! Até a próxima.
Leia mais: