Publicidade

Como Comprovar Renda MEI para Financiamento? 4 Dicas Essenciais

Anúncios

A princípio, você sabe a melhor maneira de como comprovar renda MEI para financiamento 2021 sem tantas taxas e juros?

Logo depois de se formalizar como MEI é normal que algumas questões surjam, tais como: pedir um empréstimo, alugar um imóvel ou até mesmo comprovar renda MEI para financiamento.

Publicidade

// NOVIDADE
Empréstimo Agibank
Emprestimo
Empréstimo Agibank
100% DIGITAL APROVAÇÃO ONLINE NEGATIVADO LIBERADO

Empréstimo Digital + Tarifa Reduzida e muito mais!

Você permanecerá em nosso site*
VEJA COMO SOLICITAR

Então, pensando nisso, nesse artigo você conhecerá passos de como comprovar renda MEI para financiamento em 2021 de maneira segura e rápida.

Anúncios

4 passos de como comprovar renda MEI para financiamento?

Primeiramente, além de ter o CNPJ, o MEI também garante outros benefícios quando se comprova sua renda.

Aliás, algumas dessas vantagens são: ampliar as formas de pagamento e recebimento, maior chance de conseguir um empréstimo, emissão de notas fiscais, contribuição para o INSS de forma simples, entre outras vantagens.

Entretanto, para aprender como comprovar renda MEI em 2021 com segurança e agilidade é necessário alguns passos, como por exemplo:

1 – Extrato bancário

Em primeiro lugar, a melhor maneira de comprovar renda MEI é através do extrato bancário que tenha movimentações.

Isso porque em muitos casos, o microempreendedor individual precisa de um extrato completo com a movimentação bancária dos últimos três meses. Eles podem ser de contas corrente, salário e até conta poupança, sem restrições de bancos.

Assim, os extratos de movimentações de investimentos também são anexados para o futuro financiamento. No entanto, a assinatura do seu gerente oferece maior validade que um extrato bancário diretamente de um caixa eletrônico ou da internet.

Anúncios

2 – Decore

Por outro lado, mais um dos passos sobre como comprovar renda MEI 2021 está na sigla Decore, que significa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

Esse documento só elaborado e emitido por contadores. Então, ele sempre se baseia em outros documentos que comprovem oficialmente a renda.

Por exemplo, alguns desses documentos para MEI são os seguintes:

  • Livro-caixa da empresa;
  • Notas fiscais emitidas;
  • Declaração Anual do MEI;
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
  • Guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.

Em contrapartida, o microempreendedor individual comprova sua renda com o documento. No entanto, vale ressaltar que ele deve fazer por um contador devidamente registrado e cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Anúncios

3 – Declaração do Imposto de Renda para comprovar renda MEI

Contudo, outro ponto importante sobre como comprovar renda MEI em 2021 está na Declaração do Imposto de Renda do cliente.

Em resumo, o imposto de renda é um documento oficial para comprovar os rendimentos e todos os outros aspectos da sua vida financeira junto à Receita Federal. Portanto, sempre é aceito para comprovação de renda.

Porém, existe o fato de que a declaração apenas serve para comprovação de dados dos meses do último ano finalizado.

Anúncios

4 passos de como comprovar renda MEI
4 passos de como comprovar renda MEI (Foto: Reprodução)

Por isso, não é raro que empresas peçam documentos adicionais, de períodos mais recentes para a comprovação para manter um controle atualizado.

Por exemplo, se o MEI busca um crédito durante o mês de novembro, o imposto de renda não comprova seus rendimentos dos últimos 10 meses.

Afinal, eles podem ter mudado bastante para mais ou menos. Então é possível que informações dos últimos três meses comprovadas separadamente.

Anúncios

4 – Contratos de prestação de serviços

Além disso, por ser um prestador de serviço, o MEI usa seus contratos na comprovação de rendimentos sem nenhum problema. No entanto, desde que o banco ou financeira aceite-os para a finalidade.

Mas muitas vezes, os contratos são aceitos junto a outros documentos na hora. Assim, servirão na análise para um cruzamento de dados e melhor observação da movimentação demonstrada pelo empreendedor.

Que documentos são necessários para fazer um financiamento imobiliário MEI?

Além dos documentos que mencionamos para comprovar renda MEI para financiamento 2021 existem alguns outros necessários e importantes, como por exemplo:

  • Primeiramente, documentos pessoais originais (RG e CPF);
  • Certidões (de nascimento ou de casamento/união estável ou divórcio);
  • Comprovante de residência de preferência no nome do cidadão;
  • Certidão conjunta negativa de débitos perante à União;
  • Caso use o FGTS leve a cópia de carteira da carteira de trabalho, extrato do FGTS e autorização para movimentá-lo;
  • Enfim, documentos do imóvel financiado (que podem incluir a matrícula e certidão de quitação do IPTU).

O que é comprovação de renda?

Depois de entender como comprovar renda MEI em 2021 vale pena conhecer outros pontos, como: O que é comprovação de renda?

Em resumo, a expressão é bastante clara, pois é de documentação que indique ao credor que você e sua família reúnem renda mensal suficiente para honrar a operação de crédito – nesse caso, um financiamento.

Isso porque comprar um imóvel é um compromisso a longo prazo que o cliente contrai com o banco e em um valor normalmente alto.

Aliás, é até viável ter um carro financiado sem entrada e sem comprovante de renda, por exemplo, mas não uma casa.

Pois no financiamento imobiliário, é exigida em geral uma entrada de 20% do valor total do imóvel que deve ser paga à vista.

Já o restante pago em parcelas que podem comprometer até 30% da renda do tomador. Por isso, mostrar ao credor que seus ganhos mensais comportam essas prestações é tão importante.

Qual a importância do nome limpo para comprovar renda MEI?

Sem dúvidas que o nome limpo é uma das maiores preocupações dos brasileiros até o presente momento.

Mas um fator importante para ajudar em como comprovar renda MEI é não ter o nome constando em cadastros de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa e do SPC.

Afinal de contas, dificilmente alguém concederia um empréstimo em valor alto ou alugaria um imóvel para alguém que esteja com o nome negativado.

Entretanto, esse não é o único benefício. Ter o nome limpo na praça traz também outras vantagens para os clientes, como por exemplo:

  • Regalias na hora de alugar um imóvel;
  • Cadastro positivo em dia;
  • Facilidade para emitir cheques;
  • Fazer financiamentos.

Ou seja, ter o nome limpo é fundamental para quem precisa, além da comprovação de renda, de crédito com facilidade.

Portanto, busque sempre garantir que o seu nome não esteja sujo ajudando também no processo de como comprovar renda MEI em 2021.

Confira:

// Financiamentos

Como funciona o financiamento de carros e quais seus tipos?

Os financiamento de carros novos ou usados são realizados em diferentes bancos privados e públicos, por meio do Crédito Direto ao Consumidor, sendo em muitos casos um dos maiores sonhos da população. Para isso, a pessoa que busca um financiamento de carros usado ou não pode estar entrando em contato diretamente com banco ou financeira, …

Como Comprovar Renda MEI para Financiamento? 4 Dicas Essenciais Leia mais »

CONTINUAR LENDO