Buscando...

Publicidade

Diferença Entre Salário Bruto e Líquido: Saiba o Que Significam!

Anúncios

Conhecer a diferença entre salário bruto e líquido e vantagens que possui cada um deles é interessante para pessoas que começarão sua vida no mercado financeiro.

Isso porque a diferença entre salário bruto e líquido estará presente nos holerites caso você seja empregado e receba salario mensal.

Publicidade

Portanto, ainda nesse artigo veja diferença entre salário bruto e líquido e todas as vantagens que ele possui para o cidadão. Confira!

Anúncios

Diferença entre valor líquido e valor bruto

Afinal, qual a diferença entre salário bruto e líquido e quais as vantagens de cada um deles? Antes de mais nada, como dissemos, no valor líquido existem descontos feitos diretamente no contracheque, essa é a diferença entre valor líquido e valor bruto, quando falamos de remuneração.

Assim, o valor bruto é aquele que está na sua carteira de trabalho. É o valor que você usa como referência quando te perguntam quanto você ganha. Porém, essa diferença não existe somente quando falamos de salário.

Outras operações, como investimentos e pagamento de pensão alimentícia, possuem também essa diferença entre salário bruto e líquido, mas com vantagens. Então, de forma geral, os termos são os seguintes:

  • Valor bruto: valor total e sem descontos;
  • Valor líquido: valor final, após receber descontos.

Conhecendo o valor líquido e bruto na prática

Por outro lado, agora que sabemos a diferença entre salário bruto e líquido e vantagens, é importante entender como você é afetado, na prática, por esses termos. Pois para te ajudar a compreender melhor o assunto, separamos a aplicação prática nas modalidades, como por exemplo:

No salário

Antes de qualquer coisa, se você é trabalhador assalariado, então sabe que o valor que recebe todos os meses é diferente do que foi acordado com a empresa na hora da contratação e por isso vale a pena conhecer a diferença entre salário bruto e líquido e suas vantagens.

Anúncios

Mas não se preocupe, esses descontos são legais e você até concordou com eles em algum momento, mesmo que de forma indireta. Isso porque, o artigo 462 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) diz que é proibido qualquer desconto que não seja adiantamento, de dispositivos de lei ou contrato coletivo.

Holerite 
Holerite (Foto: Reprodução)

Entretanto, não dá para escapar dos descontos e por isso que existe essa diferença entre salário bruto e líquido que é necessário conhecer nos detalhes para não se atrapalhar no futuro e também quanto receber o FGTS, por exemplo. Então, veja alguns dos valores que são descontos no seu holerite e causa a diferença entre salário bruto e líquido, como por exemplo:

  • IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • INSS: Instituto Nacional do Seguro Social;
  • FGTS: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Vale transporte;
  • Adiantamento salarial;
  • Empréstimo consignado;
  • Pensão alimentícia;
  • Faltas e atrasos; etc.

Nos investimentos – diferença entre salário bruto e líquido

No entanto, se você está pensando em investir, saiba que esse tipo de transação financeira também possui alguns descontos. E isso não quer dizer sobre lucro ou perda, mas sim de taxas e impostos.

Independente do tipo de investimento que você faça, existem algumas taxas e impostos que serão descontados do retorno bruto. Pois o valor final obtido por meio de investimento é chamado rendimento líquido.

Anúncios

Aliás, sobre esse valor ainda vai incidir os impostos devidos, como Imposto de Renda e IOF. Todavia, antes de receber esse valor, o retorno bruto pode ter os seguintes descontos, como por exemplo:

  • Taxa administrativa;
  • Taxa de corretagem;
  • Tarifa de custódia;
  • Taxa de performance;
  • Emolumentos;
  • Taxa de carregamento; etc.

Pensão Alimentícia

Entretanto, um erro muito comum na hora de calcular o valor da pensão alimentícia, é esquecer da diferença entre salário bruto e líquido e usar a versão bruta para estipular o valor.

Mas, não existe uma regra ou lei que determine como será esse cálculo. Tudo depende da sentença do juiz, caso a caso. Por exemplo, se for determinado que a pensão será 15% do salário mínimo vigente, ela, obviamente, terá como referência o valor total do salário mínimo.

Contudo, existem casos em que o juiz determina que a pensão será sobre o valor líquido da remuneração e por isso vale a pena saber qual a diferença entre salário bruto e líquido e suas vantagens para calcular corretamente.

Anúncios

Assim, não existe regra nessa situação. Em resumo, esse cálculo deve ser feito com base na decisão judicial ou no acordo feito entre as partes.

Importância de conhecer o valor líquido

Isso porque conhecer a diferença entre salário bruto e líquido é importante para organizar as finanças e fazer o planejamento financeiro corretamente aproveitando todas as vantagens que possui.

Acima de tudo, para manter o orçamento em dia. Apesar de não parecer, você precisará conhecer essa diferença em alguns momentos da sua vida. Como por exemplo, em um financiamento.

Pois nesse caso, o valor das prestações não podem passar de 30% do seu salário. Mas essa conta é feita sobre o valor bruto da sua remuneração. Então, na hora de pagar, se tiver outros descontos em seu salário, sua situação financeira fica bem ruim.

Anúncios

Conclusão – diferença entre salário bruto e líquido

Por fim, após saber melhor sobre a diferença entre salário bruto e líquido e suas vantagens, o entendimento sobre o que a versão bruta, é de suma importância para que a empresa consiga fechar a folha de pagamento da forma correta.

Uma vez que, qualquer erro de cálculo neste sentido pode acarretar em processos trabalhistas e prejudicar a empresa. Por isso, todos os detalhes do salário bruto e os descontos feitos mensalmente precisam estar devidamente detalhados no holerite do empregado, para que tenha transparência na relação trabalhista. 

Mas se por um lado saber exatamente o significado e a função do salário bruto é primordial para a rotina das empresas, por outro ele tem um papel de controle de finanças na vida dos empregados. 

Isso porque, o profissional que sabe a diferença entre salário bruto e líquido, consegue planejar seus gastos de maneira simples e fácil. Afinal, o controle do que ele pode gastar deve ser em cima do valor líquido e não do bruto. 

Então, analise seu holerite e faça suas contas conforme o salário que recebe, para não sofrer problemas no futuro caso faça contas maiores do que ganhe.

Confira:

// Dicas Financeiras

Lista Completa dos Serviços do Banco24Horas. Confira!

Veja a lista completa dos serviços do Banco24Horas. Confira como funciona a rede Banco24Horas e veja os serviços que esta rede bancária tem a oferecer para você.  Às vezes a gente tá naquela correria do dia a dia e precisa fazer um saque. Todavia, não acha uma agência bancária próxima. Ou ainda acontece de a gente estar em algum …

Diferença Entre Salário Bruto e Líquido: Saiba o Que Significam! Leia mais »

CONTINUAR LENDO