Publicidade

Conheça a História do Mc Donald’s: Maior Rede de Lanchonete do Mundo

Publicidade

Sem dúvidas conhecer todos os detalhes de como funciona a história do Mc Donald’s com suas franquias e lanches maravilhosos é muito interessante.

Isso porque muitos procuram conhecer toda a história do Mc Donald’s para entender como funciona tanto sucesso das franquias e lanches que ganhou o coração de seus clientes.

Publicidade

Publicidade

Então, nesse artigo falaremos mais detalhes sobre como funciona o Mc Donald’s e o porque muitos clientes amam os lanches de suas franquias, como histórias e informações exclusivas!

História do McDonalds: Como tudo começou

Afinal, qual a história do Mc Donald’s e como funciona as franquias dos lanches hoje em dia? Em resumo, a maior rede de lanchonetes do mundo nasceu de uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome.

Publicidade

Nesse caso, aberta no ano de 1937, pelos irmãos Dick e Mac Donald na cidade de Arcádia, na Califórnia. Entretanto, no dia 15 de maio de 1940 os irmãos convertem a barraca Airdome num restaurante chamado McDonald´s. Iniciando assim a maior história de franquias e lanches do mundo.

História do McDonalds
História do McDonalds (Foto: Reprodução)

Além disso, o novo negócio fica situado na Rota 66 e tinha em seu cardápio 25 itens sendo a maior parte deles churrasco.

Contudo, uma curiosidade é que o primeiro lanche de hambúrguer do Mc Donald’s custou US$ 0,15. Além disso, o atendimento seguia um padrão da época em que os garçons atendiam os clientes sobre patins.

Assim, analisando as vendas os irmãos perceberam que a principal fonte de lucros era os lanches de hambúrgueres do Mc Donald’s.

Eles decidiram então fechar o empreendimento por um tempo para criar uma linha de montagem dos sanduíches mais em conta.

Como funciona a franquia de lanches do Mc Donald’s

Por outro lado, um ponto importante da história do Mc Donald’s são as franquias que os lanches de alta qualidade conquistaram com o passar dos anos.

Então, a reabertura do Mc Donald’s aconteceu no ano de 1948. Assim, a grande novidade era que seu cardápio oferecia apenas lanches de hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes, como funciona com outras lanchonetes.

Portanto, não demorou para que a lanchonete de serviço rápido se tornasse um grande sucesso com produtos de qualidade.  E a partir do ano de 1953 seus donos, os irmãos McDonald, passaram a trabalhar com franquias.

Em contrapartida, Neil Fox entrou para a história como o dono da primeira franquia do Mc Donald’s. Mas a segunda franquia aberta em Phoenix, Arizona e essa unidade foi a primeira a usar o estilo dos arcos dourados.

Além disso, o restaurante original foi remodelado, ainda em 1953, seguindo o mesmo modelo em busca de uma padronização.

Mas já a quarta loja Mc Donald’s aberta na esquina da Lakewood com Florence Avenue em Downey, Califórnia e como funciona até os dias de hoje é a loja da rede mais antiga atendendo com história de lanches de qualidade.

Quais as principais ideias dos criadores das franquias Mc Donald’s?

Afinal, como funciona e o que fez o Mc Donald’s ganhar tanta fama com sua história através de suas franquias e lanches?

Em primeiro lugar, a redução do cardápio e a criação do processo de produção inovador foram as grandes ideias dos proprietários.

Com os clientes buscando os seus pedidos no balcão, eles reduziram os custos com mão de obra dos garçons, o tempo de atendimento e prováveis erros.

Mas mesmo com as filas, que se formou por conta do imenso sucesso dos lanches das franquias do Mc Donald’s, o atendimento continuou mais rápido do que funciona em outros estabelecimentos.

Além disso, eles perceberam que os pratos e talheres destruídos ou roubados geravam prejuízos e davam trabalho para a higienização.

Então, foi aí que adotaram as embalagens totalmente descartáveis, tornando possível o famoso “levar para viagem”, sendo um marco importante da história do Mc Donald’s e como ele funciona hoje. Além de deixar os clientes felizes com a nova opção, eles reduziram ainda mais os custos e a mão de obra.

Quais são os principais diferenciais?

Em resumo, além do cardápio bem definido, padronizado e atendimento ágil, as franquias Mc Donald’s sempre tiveram uma forte preocupação com a qualidade dos produtos que oferece.

Portanto, quando o empreendedor Ray Kroc se juntou à dupla de criadores, ele acrescentou alguns outros diferenciais à franquia, como por exemplo:

principais diferenciais
Principais diferenciais (Foto: Reprodução)
  • Ser uma marca totalmente voltada às famílias e crianças;
  • Possibilidade de comprar por drive-thru como funciona em outras empresas além do Mc Donald’s, como Burger King;
  • Rapidez na entrega dos lanches do Mc Donalds;
  • Otimizar de processos para redução de custos;
  • Forte identidade visual, com as cores e o conceito dos arcos amarelos.

Aliás, foi Kroc quem criou a mascote da marca, o palhaço Ronald McDonald (primeiramente, interpretado por Willard Scott, criador do palhaço Bozo).

A ideia do empresário era consolidar a marca para o público infantil. Com o tempo, outros personagens que compõem a trupe McDonald ‘s Land foram criados e, até hoje, ilustram as caixinhas e brindes do Mc Lanche Feliz.

Ray Kroc: A chave para o crescimento da história do Mc Donald’s

Em primeiro lugar, o ano de 1954 foi decisivo na história do Mc Donald’s. Isso porque a rede foi descoberta pelo empreendedor de máquinas de milk-shake Ray Kroc que percebeu o grande potencial da marca oferecendo aos seus donos a possibilidade de ampliar o alcance das franquias.

Entretanto, o Kroc ficou com a primeira franquia fora desse eixo e deu início a um intenso trabalho de venda da marca do Mc Donald’s de maneira que funciona com facilidade e qualidade.

Quem é o Ronald McDonald?

A princípio, na década de 1960 Kroc percebeu que para fazer a empresa se consolidar precisava encontrar uma forma de tornar as franquias do Mc Donald’s algo familiar.

Então, quando um show infantil chamado Bozo’s Circus (Circo do Bozo) foi cancelado, seu intérprete Willard Scott foi contratado.

Primeiramente, para interpretar a mascote dos lanches e franquias, o palhaço Ronald McDonald, dando inicio a história de como começou.

Ronald McDonald
Ronald McDonald (Foto: Reprodução)

Assim, os comerciais com o personagem deram certos e logo sua imagem se espalhou por todo o país por meio de campanha de marketing da época.

Então, quando a marca avaliou que a imagem de Scott e seu figurino não eram mais adequados para a rede desenvolveu novos personagens para a chamada McDonaldland.

Contudo, ainda nos anos de 1960, Kroc, mudou o nome da empresa para Corporação McDonald’s e iniciou o projeto de espalhar as franquias pelo mundo.

Vale a pena experimentar os lanches do Mc Donald’s?

A grande evolução da empresa deixando cada dia mais ela famosa, mostra como funciona a qualidade dos lanches de suas franquias conforme sua história.

Portanto, se você ainda não experimentou nenhuma das delicias que a lanchonete oferece, no site oficial possui todas as informações sobre o cardápio e até cupons de descontos. Aliás, com app disponível para Android e iOS.

Por fim, confira: